Acerca de mim

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Hamburguer MacJoão



Ora viva...conceito Hambúrguer = Calorias, Gorduras, açucares e muiiiiiiiiiiiiiiiiiitos molhos artificiais! Pois bem, digo-vos que os Hambúrgueres bem confeccionados, podem e devem fazer parte da nossa dieta, as crianças adoram! ensinarei a fazer hambúrgueres Hiper-saudáveis e muito saborosos.
Bem porções, 250 gr de carne de vaca tenra, e 250 gr de pernas de frango do campo, peçam para triturar no talho. Coloquem a carne numa tigela e adicionem sal ao vosso gosto, reservem.
Numa trituradora coloquem 2 dentes de alho, 1 cebola pequena, 3 amêndoas peladas, 1 ovo, 1 ramo de salsa, triturem tudo. Coloquem juntamente com este preparado uma mão cheia de uvas passas, na trituradiera coloquem 1 pão do dia anterior e truiturem, juntem à carne, finalmente amassem tudo com as mão. Sobre a mesa coloquem pelicula aderente, entretanco com a carne façam bolas como de ténis, disponham sobre o plastico, depois cubram as bolas com mais uma camada de pelicula aderente. Finalmente com a base de um prato de sobremesa amassem suavemente as bolas de carne até as espalmarem, pronto estão prontas. Atenção, não coloquem os hambúrgueres muito finos, se não desidratam facilmente. Depois façam da forma que quiserem, fritos grelhados ou no forno. Confesso que cá em casa fazemos sempre na chapa... muito Bom, a Rosita adora.
Prático, divertido, económico e saudável, 1/2 kg de carne dá para fazer 5 hambúrgueres.

Podem congelar e ficam com ementa preparada para uma próxima, espero que tenha sido útil esta receita.

Bom Apetite

João Silva

domingo, 30 de outubro de 2011

Primeiro teste " Bife à chefe Silva"



Para os mais curiosos...sucesso... qualquer coisa de excepcional! Parabéns a este Guru da o Gastronomia Portuguesa. Segui todos os passos desta receita e o resultado só podia ser este, sucesso a todos os níveis, fiz 18 bifes para a familgada, fiz de acompanhamento um arrozinho de salsa, e batatas doces no forno, muito simples, lavem as batatas, abram-nas a meio, reguem com azeite e salpiquem com flor de sal, forno a ventilar ou normal durante 20 minutos, testem com a ponta de uma faca a ver se estão tenras.
Para os bifes é o seguinte. Primeiro lavem os bifes e sequem-nos muito bem, é muito importante. Depois coloquem uma frigideira ao lume com uma colher de manteiga, depois da manteiga derreter e deixar de ter espuma coloquem o bife de vitela, passados dois minutos acrescentem um punhado de camarões crus descascados, reguem com um cálice de vinho do Porto e com natas qb, antes de terminar adicionem uma colher de sopa de presunto picado.
Maravilhoso, o molho fica formidável.

Bom Apetite e Viva o chefe Silva.

João Silva

sábado, 29 de outubro de 2011

Um dia Em cheio SHANKA PRAKSHALANA: Limpeza do Corpo



Ora bem! Nem sei por onde começar, ah, sim... 3 dias a pãozinho de sementes, manteiga "pouca", água, arroz com cenoura e alho francês e como alternativa cenoura com alho francês e arroz...eheh! Café = 0, um copito nem cheirar e o restante nem vos conto! valeu a pena? Sem dúvida, mais leve, saudável e alegre!
Após estes 3 dias de abstinência, partimos então para a acção, esta manha foi uma experiência fantástica, a qual guardo para sempre dentro de mim, principalmente a partilha, ajuda, e a alegria que foi partilhar com o meu grupo de yoga, todas as emoções e frustrações desta manhã... fundamentalmente este processo de SHANKA PRAKSHALANA, consiste em beber uma solução de água fervida com uma quantidade de sal, e juntamente com 4 movimentos coordenados, obrigam o aparelho digestivo a expulsar toda as impurezas e placas antigas que existem nos nossos intestinos!
Bem...eu...até me portei bem, mas infelizmente não consegui, chegar até ao fim! mas em Abril voltarei a tentar e estou certo que conseguirei completar o processo!
Mas enganem-se todos aqueles que estão a pensar? olha ...olha... que bando de andorinhas...nada disso, 3 heroínas se destacaram claramente do Grupo, Gorete, Lucinha e Lurdes... e mais nada!
O processo ficou terminado com um almoço, servido pela nossa Mestra de Yoga, Goretti Capela, uma palavra de apreço à nossa maravilhosa professora que nos ensina com todo o carinho do mundo a viver o nosso mundo de uma forma mais saudável e relaxante...para ti...um grande xi! e palmas pois para aquela que passou com distinção o processo de limpeza sem "sem espinhas", Menina Gorete.... palmas se faz favor! Continuando... o arrozinho é feito numa por-poção de 1 chávena de arroz para 5 chávenas de água, os grãos de arroz têm de ficar desfeitos (tipo papas), ao arroz devemos juntar ghee (manteiga indiana, encontram no jumbo ou nas lojas indianas)... e mais não conto porque não sei! de salientar o ingrediente mais forte! a fome, com fominha marcha tudo! e assim foi!
Este texto é dedicado ao meu grupo e à nossa Mestra Capela, que tanto tem feito por nós! Obrigado por nos tornar tão especiais!

João Silva
29.10.2011

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pataniscas pobrezanas


Ora ai está uma receita apropriada aos tempos que vivemos! Pataniscas anti-crise... Ou seja, rapem tudo o que houver no frigorífico!
Ora bem a base é simples...
Numa picadora coloquem, um troço de alho francês, 1 dente de alho, cenoura, milho doce, uma tira de pimento vermelho de preferência, 2 colheres de farinha, 1 ovo, 1 chávena de café de leite, e uma lata de atum, (podem usar restos de frango, bacalhau, ou peixe, deixo ao vosso critério!
Mexer bem e grelhem na chapa! Simplesmente de chorar por mais, saudável e apropriada para crianças!
Espero que gostem e elaborem esta simples receita!

terceiro dia a pão e água! que chegue amanhã de manhã rápido! Para a limpeza do Yoga!

Xi para todos.

João Silva 28.10.2011

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Minha Receita de QUINOA REAL


Boas Amigos.
O jantar de hoje foi muito saudável e pouco calórico, estou a preparar o meu organismo para a limpeza de Outono, ou seja, através de uma técnica Yoga, limpar os meus intestinos, para isso nada de carne, peixe, batatas, frutos acidos estimulantes "café, álcool" etc...etc... etc. Custa um bocado, sobretudo não poder beber o meu café matinal!!!! Hoje andei todo o dia com enxaqueca, tenho a certeza que foi a mudança de alimentação.
Pois, com este cenário preparei um belo jantar vegetariano , Quinoa real com alho francês e cenoura e rodelas de salsicha de Soja (atenção que com a quinoa podem preparar o que quiserem)..
Numa panela, reguem o fundo com 2 colheres de azeite, depois descasquem uma cenora e ralem, adicionem ao azeite,. Seguidamente cortem o alho françês em rodelas e adicionem à cenoura, liguem o lume e reguem com 2 chávenas de água e sal a gosto, adicionem um ramo de salsa, depois de ferver adicionem 1 chávena de Quinoa lavada, depois é seguir os passos igual ao arroz.
Para os mais interessados passo a informar o que é e quais as propriedades da Quinoa...ah...podem encontrar facilmente em qualquer ervanário.

A Quinua Real é qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, foi selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração, por seu extraordinário valor nutritivo, comparável apenas ao leite materno.


Até amanha...


João Silva 27.10.2011

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mais um teste À minha resistência


Caríssimos...eis a minha proposta ambiciosa e arriscada! Sim, arriscada, pois não vá o diabo tece-las e eu não conseguir nem chegar ás barbas da proposta.
5 Fins de Semana, 5 Chefes/Mestres da nossa cozinha, farei uma receita de cada chefe.
Estarei eu delirar ao comprometer-me com este desafio... não sei , só sei que Domingo vestirei a Pele do Grande Chefe SILVA, farei "Bife à chefe Silva", hum já estou a imaginar aquele bife de vitela em manteiga e.... nã........... esperem até domingo!
Depois do Chefe Silva, seguirá Mestre Lindolfo Ribeiro, Chefe Hernâni Ermida, Chefe Cordeiro e bem mais jovem, Chefe Henrique Sá pessoa.
Pois Bem, espero que acompanhem e se deliciem com as iguarias que farei!

Durmam bem e entretanto fiquem com a foto do bife à Chefe Silva...

João Silva 26.10.2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A minha nova aquisição (goji tree)


olé...com saudades das minhas maluquices não?
Pois bem hoje não ouve cozinhados para ningúem, esteve por cá um cliente Alemão da Empresa e fui jantar com ele, bacalhau à Caravela.... até rebentar!
Pois bem, gostaria de partilhar convosco a boa nova! deram-me um arbusto, chama-se árvore goji e como o nome propõe, dá umas pequenas bagas chamadas goji.
  • Contém 19 aminoácidos, incluindo 8 aminoácidos essenciais.
  • Contém 21 minerais vestigiais, incluindo Germânio , com actividade anti-cancerígena, que é raro como fito-nutriente.
  • Contém grande teor de proteínas.
  • Contém o espectro completo de carotenóides antioxidantes, incluindo Beta-caroteno (em maior concentração que a cenoura) e zeaxantina (protector dos olhos). O Goji é a maior fonte de carotenóides conhecida.
  • Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta.
  • Contém Beta-Sisterol, fito-nutriente com função anti-inflamatória, que ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.
  • Contém ácidos gordos (ómega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonas e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.
  • Contém Cyperone, um fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.
  • Contém Physalin, fito-nutriente usado nos transtornos da hepatite B.
  • Contém Betaína, fito-nutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína doa grupos metil, promovendo reacções energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, um factor de risco em problemas cardíacos, protege a célula ao nível de DNA.

Benefícios das Bagas Goji

  • Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade
  • Promove a energia e bem-estar em geral
  • Protege contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias
  • Fortifica e mantém um sistema imunitário saudável
  • Alguns estudos apontam como tendo propriedades anti-cancerígenas
  • Combate a artrite
  • Baixa o colesterol
  • Equilibra os níveis de pressão do sangue
  • Ajuda no processo digestivo e na perda de peso
  • Melhora os níveis de insulina nos diabéticos
  • Melhora as cataratas, a visão turva e a audição
  • Fortalece e suporta a função saudável do fígado e dos rins
  • Fortalece os ossos e os tendões
  • Mantém um sistema nervoso saudável
  • Protege a pele dos danos causados pelo sol
  • Aumenta a líbido e o desempenho sexual
  • Promove a fertilidade

As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry.

Nós comemos as bagas ao pequeno almoço com cereais, mais ao menos umas 15. Podem comer simples ou com iogurtes, há quem faça doce de goji...


Malta amanhã vou confidenciar-vos a minha nova proposta! a não perder!


Durmam bem! e façam favor de cozinhar...


João Silva------ 25.10.2011

sábado, 22 de outubro de 2011

Parabéns a Voçês, chegamos ás 700 Visualizações

Malta, nem acredito que em pouco menos de um mês, este humilde blog diário, foi visto 700 vezes...muito obrigado pela força...

Já agora em termo de pergunta, gostaria que comentassem o que de melhor tem o blog e o que achavam que poderia ser melhorado?

Xi para todos

João Silva

Batatas Fritas crocantes e Lights... Uma delicia...


Cá está um tema de debate aberto a todos os idealistas de dietas ... a batata frita engorda!!! hum... eu acho que sim, especialmente as "Fastfoods" e companhia lda ! Mas e se de um dia para o outro deixassem de pensar nas batatas fritas como atentados à dieta e vissem como uma abebia não rotineira de puro relax e anti-stress.
Cá está a formula para fazer batatas fritas, saudáveis, crocantes e com menos gordura possíveis.
para 3 pessoas:
3 batatas médias cortadas em palitos, com ou sem pele, deixo ao vosso critério. Até este ponto todo o mundo sabe, cá vai o truque. Primeiro lugar usem azeite em vez de óleo. Segundo truque deixem aquecer o azeite muito bem. Terceiro truque depois de fritas, deixem secar sobre uma rede. Depois de enxutas, adicionamos sal refinado qb, neste caso eu salpiquei-as com oregãos, ficam di-vi-nais, experimentem... ah ... e se quiserem, façam uns pimentos de padrão, (vejam a receita no blog) e comam como complemento ...vá lá, experimentem!

Bom apetite...

João Silva

22.10.2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A chegada a Lisboa


Pronto, já cheguei! Finalmente cheguei a casa! Tinha saudades da minha Rosa e da minha Mónica.
A viajem correu bem, embora muito cansativa! Durante a viajem de retorto, vim sentado à beira de um Libanês, Chamado Rami, arrisco dizer que acabei de fazer amizade com um génio, um rapaz cheio de vida e com um sentido virado para o negócio, fora do normal, contou-me a sua admirável história RAMI (Grande abraço).
Cheguei com uma vontade de cozinhar , nem vos conto! Pus-me logo a cozinhar, preparei então um frango com legumes e arroz branco excepcional!!! Como tinha saudades das minhas panelas...
Então o primeiro passo é colocar uma panela com 2 colheres de azeite, uma cebola picada, 2 dentes de alho, 3 colheres de sopa de massa de tomate, uma mão cheia de ervilhas, meia beringela cortada em cubos, brócolos a vosso gosto e 2 pernas de galinha, também acrescentei 1 salsicha de soja cortada em rodelas 2 cm, porque a minha filha pediu , salsa, sal qb, e regar com água até o frango ficar submerso, 1/2 copo de vinho branco. Após 30 min pronto. Se quiserem podem servir com arroz branco ou esparguete.... Acompanhem com um bom vinho tinto! Bom Apetite

Alguém leu isto?

Não interessa.

Xi

João Silva

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Istanbul paixão à primeira vista

Falar de Istanbul é falar de uma cidade ímpar a nível mundial, cidade luz, simpatia e organização! Problemas: Tráfico..... nem comento, caótico em nível vermelho a fugir para o infinito....
Gastronomia simplesmente único e variado. Hoje acordei ás 4h da manhã, tive várias reuniões agendadas para Bursa, cidade que fica a cerca de 280 de Istanbul, normalmente diríamos 2,5h...pois é 5 horas... temos de atravessar Istanbul de Ferryboat.
Sem comer até ás 17h, as bolachinhas trazidas de casa iam tapando os buracos, ah tive de as partilhar com o meu guia Faruk çiçiagly, Turco fantástico com sentido de humor único, e extremamente prestável e simpático.
Bem como disse cá fomos comer comida típica, passo a descrever!
Grelhados vários de carne, cabrito, frango e anho, o porco não entra na ementa Muçulmana; acompanhado por iogurte de ovelha tipo queijo fresco (delicioso), arroz branco com pinhões,pasta chili embebido em azeite com cebola esmagada, nem toquei... muito lindo de ver, mas de levantar mortos... acreditem que o que mais gostei foi o iogurte, muito bom mesmo.
De estrada testei a sopa de lentilhas, muito bem conseguida com leve trago a cominhos e cravinho, muito bom mesmo.
Tenho mais fotos da aventura que passarei em outra mensagem, estou estourado e preciso arrumar a mala para descansar, amanhã voo para Lisboa. Até já amigos...
João Silva 20.10.2011

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Chegada a Istanbul..." Hotel La Mason"

Cheguei.... finalmente... Bem, quem chega à meia noite não pode opinar muito sobre a cidade, mas enganem-se todos aqueles que pensam que esta história da Turquia é turbantes e coisas parecidas!
Durante a viajem do Aeroporto até ao Hotel vi dezenas de centros comerciais cheios de luz e marcas que bem conhecemos!
A nível de paparoca até agora apenas tenho conhecimento de causa um frango mal amanhado que comi no avião e uma salada de beringela que não estava mal! Valeu a companhia de um casal Espanhol de Navarra que tornaram a viajem bastante alegre e interessante, KiKo, Lucy " Un Saludo Fuerte"...
Amanhã começo cedo as reuniões, recordo que aqui a diferença horária é de 2 horas, portanto hora local... 1h.00...horinha de dormir..
.Um Abraço...
João Silva

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Viajem à Turquia


Boas Amigos, parto amanhã de viajem à Turquia, será a minha primeira vez, volto sexta - feira! O trabalho a isto obriga. Lado positivo, conhecer novos hábitos alimentares e sabores, Tentarei reportar no blog cada passo que der...com Saudades João Silva.... 17.10.2011

sábado, 15 de outubro de 2011

Lasanha Hiper Super Saborosa


Olá a todos:

Cá está um prato que vos desafio a elaborar! Fácil, prático e para quem quiser muito saudável.
Eu a Mónica e a Rosita gostamos de a fazer de Legumes e frango, fica sempre bem um pouco de carne, mas claro podemos eliminar a carne e substituir por Cogumelos.
Bem, em primeiro lugar cortem os legumes em cubos pequenos assim como 2 peitos de frango, 1 cenoura, 1 corgete, ervilhas,1 cebola, 1 dente de alho, alho francês qb, 1/ 2beringela, espinafres, tomate qb; enfim o que tiverem no frigorífico. Depois de tudo cortado, coloquem uma panela ao lume com 2 colheres de sopa de azeite, atirem os legumes, depois adicionem 2 colheres de sopa de polpa de tomate e 1 colher de chá de oregãos, quem tiver tomilho adicionem também 1 colher. Depois envolvam tudo, rectifiquem com sal e pimenta, e deixem cozer os legumes. Depois de cozidos adicionem um pacote de natas ligeiras, (compram em qualquer lado) , dois minutos e temos a nossa base de lasanha pronta. Segundo passo, arranjem uma travessa para ir ao forno. Disponham uma camada de massa de lasanha e em cima coloquem os legumes , depois uma mão cheia de queijo, deixo ao vosso gosto .... outra camada de massa e outra de legumes e assim sucessivamente. Atenção, a experiência diz-me que não devam colocar mais de 3 camadas. Depois da casa construída polvilhem com queijo e coloquem no forno a 200º até o queijo ficar dourado, retirem e aguardem 10 minutos, servir com salada de rúcula ou tomate....simplesmente Genial.. esta lasanha dá para seis pessoas. Bom apetite... João Silva ...15.10.2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Base de legumes para comer com qualquer coisa


Olé...desta vez, falemos de legumes e da sua forma tão simples de preparar.
Amanhã vamos ver o espectáculo do Ruca, temos pouco tempo para cozinhar, por isso preparei uma base de legumes que poderemos acompanhar com qualquer coisa, pasta, arroz, batatas, com pão, hoje acompanhei com arroz, uma delicia, e para amanhã farei uma lasanha.... então é o seguinte... tudo depende dos legumes que tenham no frigorífico, ah pois e 1 peito de frango, é sem dúvida outra cantiga. Primeiro cortem todos os legume em cubos, assim como o frango. Estando tudo cortadinho, no meu caso usei, uma cebola, 1 dente de alho 1 cebola, 1 tomate madurinho, 1 alho francês, 1 corgete pequena, uma cabeça de broculos, uma mão cheia de ervilhas.
A primeira coisa a fazer é dourar os cubos de carne no azeite (não se esqueçam de secar a carne com papel de cozinha) estando dourados começamos por adicionar todos os legumes e mexemos bem, adicionamos uma colher de oregão, uma colher se sopa de manjericão, uma colher de sopa de tomate, é tempo de deixar tudo cozer. Depois de mais ou menos dez minutos de fogo, adicionem1 pacote de natas para culinária. Mexam tudo muito bem, e o resultado é o da foto.
Sinceramente, muito fácil, prático e polivalente. Tentem fazer em casa e depois partilhem com todos, Bon Appetit 15.10.211

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cogumelos, rápidos, Práticos e Económicos


Olá Amigos:
Pois hoje, foi um jantar vegetariano! Uma verdadeira delicia! Nem sentimos falta da carne nem de peixe! Os cogumelos, são verdadeiras esponjas que absorvem o sabor de qualquer condimento o! Existem várias formas de os preparar, já publiquei uma receita de cogumelos no Forno, pois esta receita é muito económica e simples.... até o mais tosco consegue concretiza-la.
Ora mãos à obra. Em primeiro lugar vamos ao que interessa, ingredientes:
250 gr de cogumelos brancos frescos
1 saquinho de mozarela (existe à venda em qualquer lugar)
1 colher de manteiga ( a que tiverem no frigorífico)
Salsa
sal
tomate cherry

Bem em primeiro lugar lavem muito bem os cogumelos, atenção que por vezes trazem resíduos de terra ou areia, portanto lavar bem. Depois cortem-nos em fatias de 1 cm, atenção aos dedos. Coloquem uma frigideira ao lume com a manteiga, quando a manteiga estiver toda derretida, pimba.. cogumelos lá para dentro, deixem-nos namorar com a manteiga até ficarem dourados... "nota os cogumelos para tostarem não podem estar sobrepostos" . depois de dourados coloquem umas pedras de flôr de sal, disponham o mozarela cortado grosseiramente sobre os cogumelos e atirem a salsa picada, tapem 2 minutos, enfeitem com os tomates Cherry.
Nós acompanhamos com Quinoa de Legumes... lá chegaremos...
Bom apetite e quero saber quem a vai fazer!

João Silva 11.10.2011

sábado, 8 de outubro de 2011

A Cozinha do Restaurante Lindolfo


Bom dia.

O conceito da cozinha Portuguesa, consegue ser retratado ao Pormenor, neste restaurante tão simpático e acolhedor.
A variedade de entradas é muita e super bem confeccionadas, desde o famoso bolinho de bacalhau á orelha de porco. A ementa principal é rica e bastante variada. Nós escolhemos o Polvo Grelhado, qualquer coisa de divinal, tenro e saboroso. Acreditem que não é qualquer um que consegue aquela textura ( Em breve vamos fazer polvo à João)... Já la vamos... de 0 a 5, sem dúvida 5, o erro que cometemos foi abusar nas entradas e depois não tínhamos estômago para aguentar a comidinha principal..ehhehe. Não Percam a oportunidade de passar uma Noite gastronómica à maneira.... João Silva 08.10.2011

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Anos de Casado

Boas Malta, hoje é um dia muito especial, eu e a Mónica fazemos 5 anos de casados! Parece que foi ontem. O tempo tem passado a correr, fruto de 5 ANOS, de alegria, cumplicidade, muito companheirismo, Amor e uma Rosinha Maravilhosa. Hoje, não há cozinhados para ninguém...Irei ao Restaurante "Lindolfo" em Cesar, Oliveira de Azeméis, é muito afamado devido à excelente cozinha Portuguesa que apresenta.
Amanhã conto-vos como foi.

Um Xi para todos

João Silva 07.10.2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Arroz de Peixe "Divinal"


Acreditem esta receita é uma delicia! ...sim estou a falar convosco... Tantos de nós evitamos o peixe. Garanto-vos que faz parte do nosso dia a dia e bem confeccionado pode levantar "mortos".
Ora esta receita é super fácil e pode fazê-la, mesmo aquele que nunca partiu um ovo.
É ideal para aqueles que têm dificuldade em fazer os filhos comerem peixe.
Experimentem... Hello... alguém me ouve? Por vezes tenho a sensação de ninguém estar a prestar atenção aquilo que escrevo, mas... enganem-se os mais cépticos, seguirei recto e hirto até atingir os meus objectivos. Pronto já chega, vamos ao que interessa..."Arroz de peixe".

Em primeiro, coloquem uma panela ao lume com 4 chávenas de chá de água, descasquem uma cebola (cortem em rodelas) e adicionem à água, mais um alho um raminho de salsa, 2 tomates maduros pelados, uma rodela de pimento vermelho, uma colher de sopa de polpa de tomate e meia cenoura picada pequena. Deixem ferver por 10 min. Apaguem o lume, é tempo de pegar na varinha mágica e ralar tudo, depois de bem triturado coloquem de novo a panela ao lume e adicionem os peixes que mais gostarem ou mesmo marisco... no meu caso usei 3 medalhões de pescada e mexilhões que tinha no congelador. Depois de ferver adicionem o arroz, o segredo é para cada chávena de arroz , 2 de água e assim sucessivamente. como usamos 4 chávenas de agua, adicionem 2 chávenas de água, claro que é tempo de usar sal (qb) ou picante para quem quiser. Vale a pena! chegarão lá! Tentem.... Bom Apetite João Silva 06.10.2011

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Boeuf Bourguignon a Receita Original

Pesquisei, pesquisei...dias a pesquisar na net e não consegui encontrar a receita traduzida em Português, ou melhor encontrei mas tinham sempre algo de pessoal de quem a escrevia. Não estou a criticar, longe disso, eu sou apologista da improvisação e conjugação de paladares e criação de receitas novas, mas tinha a "obsessão", não... apenas curiosidade de provar o prato original que consagrou a Famosa "Julia Child". Não tive alternativa a não ser, seguir o vídeo da própria Julia em 195…, passo a passo tentando igualar todas as etapas... e digo-vos com toda a minha sinceridade, valeu a pena! É indiscriminável o paladar a textura da carne! Experimentem... mas aviso já que é preciso ser persistente e ter muita força para alcançar o prato na plenitude.

Ingredientes:

1kg de carne de vitela (especial para assar) peçam no talho

10 cebolas pequenas

2 a 3 xícaras (chá) de vinho tinto, de preferência frutado (quanto melhor o vinho, melhor o molho)

10 cogumelos brancos

1 dente de alho

1 ramo de tomilho

1 folha de louro

1 colher e 1/2 de massa de tomate

1 xicara de carne de carne

azeite qb

3 colheres de farinha

Sal

A primeira etapa é cortar a carne em cubos de 10 cm. Depois de a cortar é necessário seca-la em papel de cozinha (se a secarmos ela ficará mais douradinha quando a fritarmos ). Depois de seca, colocamos uma frigideira ao lume com uma colher de sopa de azeite, é tempo de dourar a carne por todos os lados, 4, 5 minutos (é só ganhar cor), depois de fria colocar numa panela que possa ir ao forno, reserve. Na frigideira que fritamos a carne juntamos o vinho e com uma espátula envolvemos os bocadinhos de carne que sobraram com o vinho, adicionamos o vinho à carne. Adicionamos o caldo de carne, alho, louro, a massa de tomate e o tomilho! Tapamos e deixamos ferver, depois de ferver colocamos a panela fechada no forno, 3 horas…sim 3horas a 160º, usem um cronómetro se necessário.

Esqueçamos a carne e vamos agora preparar as cebolas. Pelamos as cebolas e colocamo-las dentro de uma panela, regamos com água até ficarem meias submersas, adicionamos uma colher de sopa de manteiga e levamos a lume branco durante 25 minutos (reservamos).

Carne no forno, cebolas feitas…hum, pois os cogumelos!

Depois de lavar os cogumelos cortamos em 4, ou seja não é para laminar, mas sim esquadrejar! Colocamos uma frigideira ao lume e adicionamos uma colher de sopa de manteiga e salteamos os cogumelos nessa manteiga até ficarem dourados, 5, 6 minutos.

Três horas volvidas, finalmente retiramos o estufado do forno! Retiramos a tampa da panela e somos “bombardeados” com um aroma apaixonante. Tempo agora de separar a carne do molho, passando 0 milho pelo coador chinês.

Reservamos a carne de novo na panela. Entretanto levamos o molho coado a lume brando, enquanto que ferva, colocamos 3 colheres de farinha com 1 colher de manteiga e mexemos tudo até ficar uma pasta, adicionamos ao molho e dissolvemos a farinha no molho. Depois do molho engrossar, adicionar de novo À carne, junte as cebolas e os cogumelos, mexa bem e sirva com batatas ou arroz branco! Eu fiz batatas assadas no forno com Alecrim e Salva… 5 estrelas, o João e a Cláudia que o digam.

Bom Apetite João silva 05.10.2011

Boeuf Bourguignon "The End"


Tcham...tcham...tam... Fan....tás....tico.... uma textura incrível, o aroma do vinho aveludado pela carne tenra e apaladada... de chorar!! Cláudia, João ...amanhã preparem-se para o almoço da vossa vida! entradinha de salmão fumado com Romã (depois explico) e queijinho curado em azeite....
Vou dormir com a certeza que valeu a pena esta Maratona...Afinal de contas , este humilde e aprendiz de cozinha entrou para o Guiness, com o louvor do Primeiro Português a Cozinhar o Boeuf Bourguignon... de Miss Júlia Child!!!

Amanhã, anexo a Receita!!! Já agora estão interessados????

Alguém???hello????

João Silva 05.10.2011 1h50min... Valeu a pena...eh eh

Boeuf Bourguignon episódio 3 a odisseia continua

Ainda acordados? uai...que sono! Finalmente passaram as 3 benditas horas ao forno! Hora da prova! tudo o que realizei só terá sentido com este excelente estufado... estou super nervoso!!! alguém me ajude desse lado! Vamos lá ...força!

João Silva 1h.19min 05.10.2011

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Boeuf Bourguignon episódio 2

Boa Noite....já está no forno a carninha...3 horas de espera a 160º. O cogumelos já estão feitos e as cebolas com manteiga também.... realmente cheira maravilhosamente bem...a ver vamos! darei noticias em breve!

João Silva 23h10min 04.10.2011

sábado, 1 de outubro de 2011


Boas Malta, ontem , abri o frigorífico e vi que tinha uma beringela que estava a começar de não gostar de estar no frigorifico!
Então elaborei uma receita económica e muito saborosa!
Em primeiro lugar , abrimos a beringela no sentido longitudinal, retiramos o interior “com uma colher”, e reservamos ! Entretanto preparamos uma travessa para ir ao forno , colocamos as metades de beringela sobre a travessa , salpicamos com azeite, sal e orégãos! Está Pronto para ir ao forno 10min a 200º.
Entretanto picamos em cubos pequenos um peito de frango, o qual salteamos em azeite até ficar dourado, reserve!
É tempo agora de preparar os legumes, picamos o interior da beringela em cubos pequenos, assim como uma cenoura, uma cebola e um alho! E Zás …tudo para dentro da frigideira, adicionamos um pouco de água,2 colheres de polpa de tomate e um ramo de salsa picada e uma pitada de sal.
Quando estiver quase pronto adicionem as folhas de espinafre!
Estão todos a seguir? Óptimo.
Retirem as metades das beringelas e recheamos os seu interior com o preparado que fizemos, por cima adicionamos Queijo… o que existir no frigorífico ou de preferência Mozarela, se preferirem , substituam por bechamel .
10 min a gratinar 190º e está pronto! No meu caso aproveitei um peito de frango que sobrou, coloquei-o a marinar em molho de soja, 10 min, salpiquei com sementes de sésamo e levei ao forno, juntamente com a beringela, delicioso e crocante! Para acompanhar fica ao vosso critério… Bom apéttit…João Silva …. 30.09.2011