Acerca de mim

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Salsichas de Tofu com Cogumelos gratinados em tomilho


Hoje estiveram cá uns amigos especiais, almoço categoria! Fiz vários pratos que já estão descritos no blog, mas também improvisei com uns cogumelos gratinados com salsichas de tofu para as crianças, muito bom mesmo, simples mas 5 estrelas de paladar a não perder.
Laminem 250 gr de cogumelos brancos, disponham-nos estendidos num tabuleiro de ir ao forno salpiquem com sal e adicionem em cima dos cogumelos, queijo ralado, e por fim adicionem folhas de tomilho fresco, adicionem azeite e forno 10min 180º. Entretanto coloquem as salsichas no forno e deixem-nas dourar. Sirvam acompanhadas de um belo arroz de ervilhas o brócolos ou mesmo com risoto , como foi o caso!!! Martin, Catherine e pequena charlote!!! um xi do tamanho do mundo!!!

João Silva

MALTA AMANHÃ ESPECIAL FIM DE ANO...TEREMOS PERÚ NO FORNO!!! CATEGORIA...
XI

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cachapas Venezuelanas (dedicado à comunidade Venezuelana)


Boas, estou de férias de Natal, e a imaginação não pára nestes dias, tenho mais tempo para divagar por entre os meus tachos. A minha Mónica esteve com os seus Pais na Venezuela, quando era mais jovem, por isso este tipo de comida, Arepas, cachapas e Alhacas, "carne mechada" fazem da nossa ementa de tempos em tempos. Pois a verdade a minha preferida são as cachapas, que sabor divinal, de uma textura única, onde impera o sabor do milho doce com o sal do queijo...só de me lembrar apetece fazer! Vejamos como fazer as minhas cachapas.
Para 3 pessoas, duas chávenas de farinha de milho especifica, que se encontram em superficies com produtos estrangeiros, o que usamos é da "PAN" ou "TI JUANA" , depois adicionar 2 taças de água e uma de leite, 2 colheres de azeite ou manteiga e 2 ovos inteiros, misturar bem e deixar repousar mínimo 20 minutos, embeber uma folha de papel de cozinha e passar na frigideira, verter uma concha se sopa do preparado e alisem com uma espátula, "tipo panqueca", depois de virar recheiem com queijo e fiambre ao vosso gosto...meus senhores é genial.

Não percam !!!

Um xi e comuniquem comigo vá lá!!!

João Silva

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Caneloni de espinafres e Cogumelos... Especial Vegetarianos


Estamos quase a fechar mais um ano! um ano de sacrifício de muita contenção, mas também de muitas alegrias, temos saúde, estamos à espera de mais um filho e tenho este cantinho de receitas que será um livro de cozinha para a minha filha!!!Que mais quero ter? quero que 2012, traga fundamentalmente, paz, mais compreensão e um sorriso para quem precisa!Vamos à receita.
Bem os meus canelonis... Estes são vegetarianos, depois de os comer prometo que estarão saciados, vejamos para nós 3.
Coloquem uma frigideira ao lume com uma colher de azeite, depois laminem uma cebola grande em meias luas, piquem 3 dentes de alho, coloquem a fritar no azeite em lume brando. (reservem), entretanto laminem 1o cogumelos à vossa escolha de preferência para saltearem, eu uso os brancos.
Depois da cebola levemente translucida, juntem a esta 150 gr, de espinafres, deixem cozinhar por 5 min, entretranto reguem levemente com vinho branco e uma colher de sopa de polpa de tomate, adicionem sal e pimenta, 3 folhas de manjericão fresco ou seco; finalmente adicionem uma mão cheia de queijo da vossa preferência, o melhor será o ricota. Reservem. Tempo agora de saltear 150 gr de cogumelos em azeite e sal (reservem). Peguem nos canelonis e comecem a rechear com os espinafres envolvidos no queijo...Genial, depois disponham os canelonis numa travessa de ir ao forno, coloquem os cogumelos sobre os canelonis e finalmente reguem com molho bechamel, qb. salteam raspa de clementina, limão, sementes de linhaça e amendoas. 180º 30 minutos... DELICIOSO!!! acompanhem com um bom vinho da vossa preferência!!! Que acham?? Fabuloso...



João Silva

Sopa "Surpresa de Legumes"


Boas malta!! Hoje apresento-vos um desafio! Uma sopa extraordinária, muito saborosa e simples de fazer, cá em casa é habito! A nossa Rosita não pode passar sem ela, está sempre a dizer"hum...está muito gostosa". Basicamente a base é sempre a mesma depois criem vocês mesmos, dependendo do que têm em casa ou os legumes que mais gostam!
Coloquem uma panela de água ao lume, depois adicionem 3 batatas grandes, cortadas em quatro, 1 cenoura grande, 1 cebola grande, 2 dentes de alho, 1 nabo e uma corgete, sal, e deixem cozer tudo, depois de cozida, adicionem duas colheres de azeite e triturem tudo, reservem.Em seguida adicionem os legumes que quiser, eu usei brócolos, folhas de espinafre e uma couve galega picada, juntem ao creme de legumes e deixem cozer por 8, minutos...5 estrelas!!! Bom apetite.

João Silva

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Alheira Assada com sumo de tangerina e Aceto Balsâmico


Malta, mais uma descoberta do outro mundo, hoje fez-se luz!!! hoje para o almoço fiz uma sopinha de legumes (amanhã, passo a receita), mas achamos que não era suficiente, então como tínhamos alheiras da minha avó Candinha, resolvemos colocar uma assar!!! forno 200º um segredo, passem por água antes de a colocar no forno, à medida que vai assando, furem-na com um palito ou uma agulha ! Depois de assada cortem em pedaços, espremam o sumo de uma tangerina sobre a alheira e disponham aceto balsâmico, ou seja vinagre balsâmico caramelizado, em volta da alheira, comam a alheira com este molho!!! divinal e super fácil!
Bom apetite.
João Silva

domingo, 25 de dezembro de 2011

Os Biscoitos de Natal


Ufa... A rosinha meteu na cabeça que queria fazer biscoitos para oferecer ao Pai Natal, pois então a miúda não se calou toda a noite! ontem até sonhou com com isto!!!é incrível, mas é verdade!!!
Então hoje de manhã estivemos a cozinhar os dois!! Biscoitos de manteiga!!! Vejamos a receita, básica mas muito divertida para fazer com os mais pequenos.
500 gr de farinha
200gr de manteiga
200 gr de açucar
2 ovos
raspa de limão
Em primeiro lugar, derretam a manteiga e misturem com o açucar, depois adicionem um ovo de cada vez, até obter um creme pastoso, depois adicionem a farinha toda de uma vez e coloquem raspa de um limão, misturem tudo e disponham numa mesa para poder dar forma aos biscoitos! Forno a 190º , atenção que cozem rápido...A não perder...!!
Um xi

João Silva

Sapateira Natalicia Um Milagre dos Reis Magos


Hum... Que delicia de Noite! um ambiente super acolhedor, verdadeiro e Amoroso, foi desta forma que vivemos intensamente esta noite. A mesa estava linda, decoração que esteve ao encargo da minha Mãe, a mesa de doces, como sempre a minha irmão!!! Houve de tudo, Tarte de coco, de amêndoa, bolo de maça, bolo de nozes, sonhos, bolo de rei...e muito mas muito exagero!!! Amanhã, continuamos a taina!!! Para inicio da janta, fiz uma sapateira, que modéstia a parte, se encaixou perfeitamente neste ambiente feliz! (Esta receita é original de um amigo muito especial). Ingredientes para uma sapateira. Cozam a sapateira em água com sal e uma malagueta 10 minutos a ferver, é o suficiente, reservem até ficar fria. Entretanto paralelamente cozam 3 ovos.
Retirem toda a carne da sapateira e coloquem-na numa tigela, depois descasquem os ovos e passem por um ralador e juntem ao recheio da sapateira, depois adicionem, 3 colheres de sopa de miolo de broa, meio cálice de whisky, picante qb, 2 colheres de maionese e misturem tudo muito bem! se estiver muito liquida adicionem mais um pouco de broa, se estiver muito pastosa adicionem mais maionese. Coloquem no frigorífico. Bom apetite.

Um Xi e até amanhã.

João Silva

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Almôndegas de Salmão "Uma prenda de Natal"


Um dia nos separa da Noite mais bonita do ano, é pena que esta noite passe tão rápido!!! é pena mesmo!!! Por isso, amanhã deixemos de lado, feitios, mágoas e tristezas, vamos fazer com que a consoada de 2011, seja algo único e marcante!!! Amanhã será a minha mãe a fazer a ceia da consoada!!! juntos criaremos um manjar inesquecível!!!
Bem, vamos ás almôndegas de salmão!!! um espectáculo, confesso que a parte triste da história é sem dúvida o custo do prato!!! mas dias não são dias!!!
para 4 adultos e 2 crianças.
Vamos necessitar de 3 lombos de salmão, lavados, depois coloquem na picadora, adicionem 3 colheres de pão ralado e 2 ovos, sal e salsa qb, quem gostar pode adicionar pimenta.Triturem tudo e reservem. coloquem uma frigideira de ir ao forno ao lume, adicionem 2 colheres de sopa de azeite, uma cebola picada, 3 dentes de alho picados, e um tomate triturado, depois de desidratar o tomate, adicionem 3 colheres de sopa de vinho branco e um pouco de sal, deixem cozinhar por 3 minutos, depois, em cima da cebolada disponham rodelas de uma cenoura descancada. finalmente façam bolas com o preparado do salmão e disponham em cima da cama de cenoura, depois adicionem folhas de manjericão e finalmente reguem com molho bechamel, forno durante 30 min , 180º, uma delicia...acompanhem com massa ou arroz!!!

Almôndegas de Salmão para o Jantar!!!

Boas Malta, estou de férias!!! Fixe!!! estou com a pica toda, família em meu redor!!! que posso pedir mais!!! Logo vamos cozinhar almôndegas de Salmão...a não perder!!!! Até já!!

XI

JS

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Reciclagem de Pão Duro (Azeite e Oregãos)


Boas malta, hoje jantar de Natal da Empresa onde trabalho, este é o dia de levarmos a nossa família a onde trabalhamos, convivermos todos, sem a pressão do dia a dia.
Sem tempo de poder cozinhar, deixo-vos uma ideia excelente de reutilizar pão do dia anterior.
Cortem o pão em metades e esfreguem na parte de dentro alho, depois reguem com azeite virgem extra à vossa maneira, adicionem oregãos secos e levem ao forno 190º durante 10 min, se quiserem podem adicionar queijo ralado, pode servir de entrada ou acompanhamento.

Um XI e bom apetite,

João Silva

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pasta Fresca com cogumelos e frutos secos


Cá está um tema que temos de nos debater mais! Ai à tempos uma colega da minha terra pediu-me para escrever um capitulo de massas, ora, não me esqueci, apenas tento escrever um pouco sobre tudo!!! Estamos a 4 dias do Natal!!! dia 24, teremos menu Surpresa! Informo em primeira mão que a partir do dia 01.01.2012, partiremos para um capitulo de um mês de comida light, pois precisaremos depois dos exageros do Natal!!!Vamos lá à receita da pasta!!!
250 gr de pasta fresca, encontram em qualquer lado, Continente ex. Coloquem uma panela ao lume com água, sal e um fio de azeite, quando ferver a água adicionem a massa. Deixem cozinhar.
Laminem 250gr de cogumelos brancos, depois coloquem uma frigideira ao lume com 2 colheres de azeite, adicionem os cogumelos e rectifiquem com sal, deixem estufar por 5min em lume forte. Entretanto piquem uma cebola "vermelha de preferência" e 3 dentes de alho, adicionem agora aos cogumelos, tempo agora de atirar lá para dentro duas colheres de sopa de amêndoas, uma colher de sopa de uvas passas. Juntem a massa na frigideira, não coem a massa, adicionem a massa com um pouco de água, misturem e desliguem o lume, polvilhem com queijo ralado e folhas de manjericão fresco...Genial, económico e MUITO BOM.... Bom apetite..

Xi

João Silva

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Camarões com Alecrim e Mozarela embebidos em Jerupiga


Hum, que delicia...Obrigado Edinho, Miriam, um beijinho grande! Obrigado pelo Jantar e fundamentalmente pelo ambiente familiar e acolhedor, adoramos, sobretudo a bela da Beringela recheada com atum.
Para entradas levei uma receita que tinha na cabeça já algum tempo, algo que é de um paladar 5 estrelas!!! experimentem e depois digam.
Em primeiro lugar vamos precisar de 1/2 kg de camarão cru descascado, deixem apenas o rabo, as cabeças coloquem numa panela pequena com 2 colheres de sopa de manteiga, 1/2 vajem de baunilha, sal deixem ferver, entretanto esmaguem as cabeças no molho, reguem com um cálice pequeno de jeropiga, deixem evaporar o álcool deixem cozinhar por mais 2 minutos e reservem. Entretanto coloquem os camarões descascados num wok, com um fio de azeite, adicionem 3 dentes de alho e folhas de alecrim, quem gostar adicione picante.... disponham os camarões numa travessa e reguem com o molho das cabeças, finalmente coloquem no wok de fritar os camarões, fatias de mozarela, adicionem uma colher de chá de alecrim picado e deixem o mozarela tostar, adicionem aos camarões... Que rica entrada de NATAL... 5 estrelas... topem a pinta...

Xi para todos vocês...

João Silva

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Depois da Tempestade, vem a "Canja de Galinha com Hortelã"


Ora, meu amigos!!! Depois de tainada atrás de tainada, e ainda nem vai a meio...é tempo de repousinho!!! por isso resolvi fazer uma canjinha de frango do campo!! Caiu que nem ginjas, muito bom!amanhã jantar em casa do Edinho e depois jantar da Empresa, e depois Consoada e depois Natal. e depois...e depois... ai meu Deus, tanto exagero!!! Por isso fica o conselho!!! moderem a alimentação nestes dias, deixem os exageros para os dias que ai vêm de festa!!!
Panela ao lume com água, adicionem uma cebola e uma cenoura, depois coloquem a galinha e os "miúdos", rectifiquem com sal e deixem cozinhar até a galinha estiver cozida, depois adicionem massa ou arroz, fica ao vosso critério, cortem a cenoura em rodelas, finalmente adicionem folhas de Hortelã, se gostarem claro...Hum, adoramos!!
Bom apetite.

Xi

João Silva

domingo, 18 de dezembro de 2011

Mexilhões ao Vapor com Muito Amor


Boas Malta!!! Cá está um dos temas que estava mortinho por vos apresentar!
Os meus Mexilhões ao vapor com Louro, mais simples não existe e o resultado final é surpreendente! Hoje tive cá Amigos a almoçar, foi muito especial porque se tivemos todos em ambiente familiar!!! Já soube mesmo a consoada!! Temos de preparar a noite de consoada, temos de ver isso!!
Comprem um saco ou os que quiserem de mexilhões frescos, lavem-nos muito bem e depois coloquem-nos numa panela com louro e deixem-os desidratar, por 5 minutos!!! Importante mexer !!! juntem limão quanto os comerem!!! Genial
Xi

João Silva

sábado, 17 de dezembro de 2011

Filetes de Carapau embebidos em Balsâmico com Pasta de Cogumelos


Amanhã, será o primeiro grande teste!!! Vou inaugurar a minha paelha nova (finalmente)! Farei Paelha para 16 pessoas, estou confiante e optimista!!! Afinal de conta considero-me um cozinheiro!!!
Para hoje, trago-vos algo simples mas de excelente sabor e uma textura fantástica. Os ingredientes que apresento são para nós 3, Eu, Mónica e a Rosita.
Em primeiro lugar retirem os lombos dos carapaus, depois temperem com sal, 2 dentes de alho e meio limão, deixem marinar, 1 hora. Depois coloquem numa frigideira um fio de azeite e coloquem os lombos de carapau, entretanto disponham sobre cada lombo uma colher de vinagre balsâmico levem ao forno 20 minutos a 190º a ventilar.
Entretanto coloquem numa picadora, 8 cogumelos brancos (frescos), uma cebola, 1 alho, uma cenoura, piquem tudo grosseiramente. Coloquem uma frigideira ao lume com uma colher de sopa de manteiga, depois de derreter coloquem os legumes juntamente rectifiquem com sal e deixem cozinhar em lume brando até os legumes ficarem tenros. Genial. Serviam com batatas cozidas . Genial e económico. Experimentem.
Xi

João Silva

Frango com molho de tangerina


A minha Mónica teve jantar de agrupamento na Escola, fiquei em casa com a Rosita, mais uma vez pediu-me para cozinhar comigo! Concedi-lhe o desejo, que queres comer ? Franguinho, disse ela, ok!!! Vamos lá
Bem tinha 2 coxas de frango do campo.
Em primeiro lugar coloquem uma frigideira ao lume bem quente, depois disponham o frango com a pele virada para baixo e deixem "fritar" por alguns minutos, não acrescentem gordura, porque o próprio frango vai largar muita gordura. Depois adicionem 3 dentes de alho esmagados,"não necessitam tirar a pele". Após as coxas estarem douradas é tempo de adicionar uma chávena de chá de vinho branco, depois do álcool evaporar espremam uma tangerina sobre as coxas e deixem metade da tangerina no meio da frigideira, tempo agora para rectificar de sal e adicionar uma colher de chá de folhas de alecrim fresco. Finalmente misturem uma colher de sopa de massa de tomate e 4 ameixas secas, se necessário adicionam um pouco de caldo de verduras.
Entretanto numa panela, cozam batatas novas pequenas com a pele, adicionam à água uma folha de louro e uma cenoura cortada grosseiramente. Quando as batatas estiverem cozidas escorram a água e adicionem ao frango, se quiserem adicionem verduras, eu utilizei brócolos. levem ao forno por 20 minutos!!! Genial, a Rosita só dizia...hum...está bom!!!

Malta bom apetite e até amanhã...

Xi

João

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cogumelos Gratinados com queijo e Tomilho


10 dias para o Natal, contagem decrescente para o melhor dia do Mundo... adoro, adoro, adoro, é época de paz, harmonia e muita convivência. Mas também de muitos atentados à saúdes, jantar de amigos, jantar para aqui, para ali...copo puxa copo , desgraceira total.... hoje trago-vos uma receita muito simples, pode servir de entrada ou de acompanhamento, nós cá em casa adoramos comer de acompanhamento. Vejamos.
Laminem a quantidade de cogumelos que quiserem, disponham num tabuleiro de ir ao forno, reguem com um fio de azeite, adicionem sal (pouco), uma colher se sopa de tomilho, e a quantidade de queijo que quiserem, eu gosto de usar 3 queijos... forno a 200º por 10 minutos... fica muito saboroso e crocante devido ao queijo gratinado... hum, só de pensar!!!
Xi durmam bem
João Silva

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

As minhas almondegas deliciosas e baratinhas


Antes de escrever a minha receita diária, gostaria de agradecer a todos aqueles, que visitam o meu cantinho... e sobretudo aqueles que enviam todas as mensagens de apoio! Acreditem que esta minha promessa é muito mais simples junto a todos vocês, a cada dia que passa tenho mais visualizações e mais Paises a visitar o blog...incrível, Brasil, Uruguai, Angola, Alemanha, Rússia.... França, Inglaterra, terra do meu amigo Jamie Oliver!!! enfim uma onda que a cada dia que passa se vai transformando num Tsunami!!!! A todos o meu obrigado!!! Onde é que estávamos??? pois, almôndegas.
Não comprem, façam-nas em casa!!! sigam lá a receita.
Normalmente gosto de misturar carnes, vejamos 1/2 kg de carne de vaca e 1/2 kg de carne de frango, coxas ou ante-coxa, não são tão secas.
Ok, coloquem numa tigela a carne, depois adicionem, 1 cebola picada, 2 dentes picados, uma colher de chá de colorau, 1 colher de chá de 5 especiarias, 1 ovo batido e sal qb, quem gostar pode aplicar pimenta. Misturem tudo e façam bolas do tamanho de bolas de golf, se quiserem façam um buraco na bola de carne, coloquem queijo ralado e fechem novamente a bola, acreditem que ficam boas. Depois da carne feita, vamos agora a uma base de almôndegas fácil e saudável. Coloquem uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Entretanto triturem 2 tomates maduros, oregãos, 1 dente de alho, sal e uma achova, coloquem na frigideira e juntem as almôndegas, entretanto ralem 1 cenoura e adicionam na frigideira, tapem e deixem suar por 10 minutos, polvilhem com queijo e BOM APETITE....

Xi

Tem propostas para receitas? aceito sugestões!!!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A pizza dos vizinhos "Sebastião e Afonso"



Ei malta, com saudades,não? De certo já estavam a duvidar da minha resistência e da minha promessa de 365 dias = 365 receitas... não nada disso, apenas ontem tive um contratempo, p fiquei sem Internet e como entendem, foi-me impossível escrever!!! mas cozinhei!!! Almôndegas!!! uma delicia.
Para hoje trago-vos pizza, no passado sábado passei uma tarde com os meus vizinhos e no final da tarde fizemos pizzas, aliás cozinhei com os miúdos e saíram umas pizzas maravilhosas. Sigam-me.
Para não se chatearem comprem massa de pizza fresca num hipermercado, podem fazer em casa, mas o problema é que sujamos montões de louça. Fiz duas pizzas, eis os ingredientes. Em primeiro lugar,triturem 2 tomates maduros, 3 folhas de manjericão, 2 dentes de alho, adicionem uma pitada de sal e uma anchova. Depois coloquem uma frigideira ao lume com azeite e deixem desidratar o tomate, ou seja quando começar a mudar de cor, param (está no ponto). depois disponham o tomate nas bases da pizza, depois coloquem sobre as bases o que vos vier à cabeça, numa das pizzas, coloquei fiambre picado, queijo ralado 3 queijos, mozarela de bufala e folhas de manjericão. Na outra coloquei, sobras de carne, ananás e cubos pequenos, 3 queijos e mozarela de bufala. Uma delicia, vejam as fotos... Genial e super divertido...
Um xi e durmam bem...

João

domingo, 11 de dezembro de 2011

Espetadas de Tamboril, Gambas e Pão /// bónus = Risoto de Cogumelos


Tamboril, peixe complicado, com aroma bastante forte, normalmente é conhecido pelo famoso "Arroz de Tamboril", tipo arroz de marisco...mas claro, é necessário improvisar e porque não em espetadas? Alecrim foi a erva escolhida para inibir o sabor forte do tamboril. Já algum tempo li uma receita parecida, mas dei-lhe umas voltas e transformei estas espetadas em algo divinal. Acompanhei com Risoto de cogumelos, todos adoramos a mistura, acompanhem-me nesta viajem fantástica. Para as espetadas, 4 adultos duas crianças.
1 kg de cubos de tamboril congelados.
11 ramos de alecrim limpos ficam só com folhas em umas das pontas, no outro lado façam um bico.
12 gambas 20/30, descascadas, cortem em 3 cada gamba
cubos de miolo pão fresco, do tamanho dos cubos de tamboril.
11 fatias de bacon finas
4 dentes de alho
folhas de alecrim
raspa de um limão
raspa de uma laranja
sal
azeite
1 malagueta

Em primeiro lugar , preparem as espetadas, primeiro 1 cubo de tamboril, depois 1 pedaço de camarão, 1 pedaço de pão...e assim sucessivamente, depois coloquem o bacon em espiral a envolver toda a espetada. Reservem. Entretanto num almofariz esmaguem os alhos o alecrim, sal, raspa de laranja e limão, malagueta sal e azeite, depois de tudo misturado reservem. Coloquem agora as espetadas em um tabuleiro para ir ao forno, entretanto disponham o preparado do almofariz sobre as espetadas e forno a 190º, mais ao menos por 25 min.

Risoto:
1/2 kg de arroz
1,5 lt de caldo de marisco ( façam com as cabeças das gambas)
1 copo de vinho branco
2 colheres de manteiga
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pacote de queijo, usei 3 queijos
1 pacote de cogumelos frescos.
azeite qb
sal

Bem, em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume, 2 colheres de azeite e 1 noz de manteiga, adicionem a cebola e os alhos e deixem cozer até a cebola ficar translucida. Enquanto esperam, laminem os cogumelos, e fritem-nos numa frigideira com um fio de azeite e sal.
Quando a cebola estiver translucida adicionem o arroz, misturem e deixem cozer 2 minutos, sempre a mexer, adicionem o vinho e deixem evaporar, depois comecem a adicionar o caldo, colher a colher e sempre a mexer, quando o arroz estiver a ficar mole, adicionem o resto da manteiga, o queijo e os cogumelos... Divinal...!!!

Mais umas dicas, as côdeas do pão, adicionem azeite oregãos e levem ao forno!!! genial e muito saboroso.

Xi e Bom Apetite

sábado, 10 de dezembro de 2011

codornizes recheadas com alheira




Que rico almoço, do melhor que existe, amigos, convívio e boa comida! Passamos uma tarde fantástica com a família Santos! Amigos de longa data que sentimos como família! Pois para hoje, resolvi cozinhar espetadas de tamboril com camarão entrelaçadas em Bacon, acompanhado por um risoto de cogumelos e uma salada de pão crocante com Bacon tostado. Para hoje ensinarei a fazer umas codornizes com alheiras no forno!
Em primeiro liguem o forno a 200º. peguem numa alheira e retirem todo o recheio e reservem.
em cima de um tabuleiro de ir ao forno coloquem as codornizes, as que quiserem, depois salpiquem com azeite virgem extra, salguem, tempo agora de as envolver com 5 especiarias, podem comprar em lojas de especiarias, finalmente coloquem um pouco de alheira no interior das codornizes, juntem uns dentes de alho e batata doce e coloquem no forno a 200º durante 35 minº, acompanhem a cozedura se necessário deixem cozer mais tempo até ficarem douradas. Amanhã escreverei para vocês a receita das espetadas de tamboril, uma verdadeira delicia.

Xi

João Silva

Alheira com maça caramelizada "Bomba de sabor"


Ufa fim de semana...que maravilha, tenho andado de rastos, sempre sem parar!!! por um lado fico contente por estar envolvido em projectos bastante ambiciosos e de valor social muito gratificante ...mas é uma correria desenfreada! Amanhã almoço para a familia Santos, Mário, Regina, Joana e Sofia, Vou preparar um almoço de Natal gourmet! Espetadas de tamboril com alecrim, coxas de frango e codornizes recheadas e um risoto de cogumelos divinal!!! não percam... Bem para hoje apresento-vos uma receita de fácil execução e de um paladar único como uma bomba de sabores que rebenta na boca!
Em primeiro lugar assem uma alheira, forno. Depois tirem a pele e reservem o conteúdo. Entretanto torrem fatias de pão qb, reservem. coloquem uma frigideira ao lume com 1 colher de açúcar, 1 colher de manteiga, quando estiver em ponto adicionem 1 colher de café de canela e as maças qb, em gomos com a casca. Deixem puxar ponto caramelo e desliguem o lume. entretanto coloquem a alheira em cima dos bocados de pão e sobre a alheira as maças caramelizados...que bomba de sabores... inesquecível!
Bom apetite e até amanhã!
Xi e até amanhã!!!

João Silva

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Trás-os-Montes mágico, Omelete despachada



Cheguei! Como ontem tinha dito, hoje visitei a minha família em Mirandela, cinco estrelas, um dia bem passado, mas extremamente cansativo! Estou que nem posso! cházinho e cama. Paramos no centro de Mirandela e compramos alguns petiscos típicos da região transmontana. As Alheiras são de facto o cartão de visita desta região, comprei 1kg, farei uma receita com este enchido.
Quero agradecer a todos a recepção que fizeram! Beto, Lena, Orlando, Nuno, Querida Arminda e O eterno Moisés!! Muito obrigado pelo vosso carinho e simpatia!!!
Bem, omelete despachada, a razão é porque é um prato de fácil execução e em tempo reduzido. Para nós os três eis as quantidades.
Numa tigela, adicionem 3 ovos inteiros, uma chávena de café de leite, um ramo de salsa picado, cebolinho qd, uma cebola picada, pimentos grelhados de conserva, uma lata de cavala, sal e pimenta. Batam bem e coloquem este preparado numa frigideira, juntamente com uma colher de manteiga, confeccionem suavemente.
Acompanhem com uma salada de alface variada ou de rucula.
Fantástico!!!

Bom apetite

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Yoga, a magia da inspiração "chévre, agraciado com mel, Nozes e avelãs"


Boas malta, cá estou novamente para continuar a minha bonita saga que tem sido estes últimos meses! Confesso que não é fácil quando viajo, mas com carinho, dedicação e muito crer, tudo é possível! O meu grande mentor Dr. Adelino Cunha, sempre disse que temos de ter sonhos e se acreditarmos muito neles, se trabalharmos para um fim, tudo é alcançável!!! Tenho fé que este blog se torne um meio de propagação da arte da cozinha e sobretudo um canal de motivação, crer e bem estar. Tive yoga, as mazelas de ontem desapareceram com o companheirismo e pela energia positiva que os meus colegas irradiam, são fantásticos, pessoas muito boas que vivem partilhando o bem, vivendo em bem estar constante! Experimentem esta forma de estar, é gratificante e . Hoje jantamos na minha mãe o jantar divinal como sempre, e para entrada preparei uma receita bastante comum, mas que tive sempre curiosidade em experimentar, dei-lhes mais umas voltinhas e tornou-se super saborosa. Sigam-me. Em primeiro lugar coloquem uma frigideira ao lume, reguem com uma colher de sopa de azeite, depois adicionem 3 dentes de alho esborrachados com pele e tudo, e deixem aromatizar o azeite durante 2 minutos, adicionem o pão e deixem tostar levemente. Tempo de colocar os bocados de pão numa travessa e sobre os mesmos coloquem uma rodela de queijo chèvre. Forno até o pão tostar e o queijo derreter. Retirem do forno e sobre o queijo deixem escorrer mais ou menos uma colher de cá de mel, sobre este preparado coloquem nozes e avelãs picadas grosseiramente!!! Genial!!!
Amanhã viajem a Mirandela, terra das Alheira, vou trazer umas poucas para fazer um prato super, hiper Fantástico...

Um Xi

João Silva

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Caldeirada "Triste"


Um dia sem alegria!é o que posso dizer! Faleceu no Domingo um miúdo de 21 anos, vitima de acidente de viação!!! só hoje foi para a capela, estive presente para me despedir! foi um momento de angústia e tristeza...existem coisas que não compreendemos, mas temos de aceitar, esta é daquelas coisas que nem se aceita nem se compreende, afinal de contas era apenas um miúdo! Diogo, nunca te esqueceremos! Bem, com esta história toda a alegria e a imaginação ficou-se por uma caldeirada ao vapor.Para nós 3.
Coloquem ao lume uma panela ao lume com o cesto de vapor (comprei no Ikea), depois descasquem batatas qb em rodelas, 1 bróculo grande, 1 cenoura, 1 cebola e 2 postas de bacalhau, finalmente salpiquem com sal. Após 12min de cozedura, apaguem o lume e sirvam regado de um bom azeite virgem, se gostarem piquem um alho e disponham sobre o bacalhau. Bom apetite, e amanha é um novo dia.

Xi...

João Silva

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Costeletinhas de Borrego Tropical (Manjericão, Tangerina e Manga)



O doce e o agre!!! sempre foi o meu Porto de embarque!!! Adoro o sabor da carne com o doce do mel, as uvas passas, as ameixas, os figos, os pêssegos.... bem com certeza estaria para aqui toda a noite a numerar as milhares combinações existente!!! Pois bem hoje usei a carne de borrego, faz tempo, que não comemos, então porque não!!!
Comprei duas costelas de borrego.
Depois coloquei um pouco de sal dos dois lados, reservem. Entretanto coloquem uma frigideira ao lume, com um fio de azeite, apenas uma colher de chá, uma noz de manteiga, casca de tangerina, dois ou três dentes de alho, e duas ou três folhas de manjericão, coloquem agora as costelas. Deixem cozinhar neste preparado maravilho. Quando a carne estiver douradinha, retirem para um prato e adicionem na frigideira de fazer a carne, cubos de manga com a casca, saltem 2 minutos e disponham sobre as costeletas!!!Genial, e super aromatizado, as costeletas ficam com um aroma de tangerina e manjericão impressionante!!! sirvam com arroz de jasmim, ou arroz de passas... vale a pena.
Um Xi...

João Silva

domingo, 4 de dezembro de 2011

Scones Abolachados, primeira tentativa = desastre


Tarde de Domingo, caseira, a minha Mónica a trabalhar no computador e ...João apetece-me scones...o quê??? S-C-O-N-E-S! Ora mulher grávida tem destas coisas! O quê? ainda não sabiam?? eheh, é verdade vou ser Pai novamente, estamos super radiantes, sempre foi um desejo muito querido por nós, e finalmente conseguimos, 15 semanas!!! A Rosita necessitava de parceria, e vai ter, o problema é que quer uma mana...mana ...mana!!! para mim é igual ao litro...afinal de contas eu sou como o jacinto, tanto bebo branco como tinto! ora... Scones, bolinhos de origem Escocesa indispensáveis no acompanhamento do chá, crocantes e macios, uma delicia! bem eu fui à pesquisar pelos excelentes blogs que existem por ai fora e encontrei esta receita:
Ingredientes:

225gr de Farinha com fermento
1 colher de chá de fermento
50gr de manteiga
20gr de açucar
125 ml de leite
5 gotas de sumo de limão

Em primeiro lugar misturem numa terrina a farinha com o fermento e o açucar, em seguida juntar a manteiga em pedacinhos e misturem bem com um garfo até atingir uma textura tipo areia, depois adicionem o leite com as gotas de limão, bater bem até tudo se fundir. Entretanto coloquem farinha numa superfície e trabalhem a massa até ficar uniforme, espalhem com o rolo à espessura de 2 a 3 cm, cortem em forma redonda, usem um copo, como eu... 220º durante 10 a 12 min. sirvam quentes com , manteiga, doce, queijo... 0 que quiser, os meus não cresceram, porquê? não sei!!! mas ficaram deliciosos!!! Julgo que temos de deixar a massa descansar 15 min!!! experimentem
Bom apetite...

Xi

João Silva

O Fogão Chegou... Finalmente estou preparado


Bem, como este é um cantinho de Amigos, nada melhor que partilhar convosco a minha alegria! Já tenho Paelha, já tenho fogão...agora faltam os convites para cozinhar!!!! Estou certo que chegarão!!! Certo????

João Silva

sábado, 3 de dezembro de 2011

Boudin Noir "Merci Romie"





Ora, de certo estão todos a coçar a cabeça! Bou...quê???? Pois é Boudin Noir, prato típico do Luxemburgo. Estou a ter aulas de Francês e a minha professora Romie, é natural do Luxemburgo....e pois então pedi-lhe que trouxesse uma amostra para cozinhar!!!! Este Boudin Noir é uma espécie de morcela Alema, a diferença é que a Morcela é fumada e este Boudin é fresco!!! Os luxemburgueses fritam esta morcela e comem acompanhado de couve salteada em toucinho e alho eu, como troquei as voltas e fiz o seguinte!
Em primeiro lugar coloquei uma panela ao lume com batatas pequenas, com a pele, especiais de corrida para ir ao forno, sal e louro, deixar cozer 5 minutos, não deixem cozer totalmente. Depois escorram a água e adicionem ás batatas 3 dentes de alhos esmagados, azeite, uma colher de chá de pimentão doce e uma colher de chá de oregãos, misturem bem, na panela. Coloquem as batatas numa travessa de ir ao forno juntamente com os Boudin Noir, salpiquem com salsa e forno com eles 200º durante 40 minutos.
Entretanto piquem uma couve lombarda em Juliana "grosseira" e é tempo de a saltear no wok, azeite e molho de soja qb, fica qualquer coisa de divinal. Sirvam acompanhado de ananás bem madurinho.
Bom apetite!!!
João Silva

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Codornizes estufadas "A receita"



Sempre gostei destas aves! Cresci praticamente com elas, pois a Minha eterna Avó Maria, tinha uma quinta, onde galinhas, porcos, coelhos,codornizes e cabras eram presença assídua. Recordando mais atrás, foi tempo que a minha avó Candinha depenava os pardais, que eu e o meu avô Lopes, caçávamos em baixo da figueira da tia Maria, eram ás dezenas, bons tempos que recordo com muito carinho, depois a Candinha depenava os pardais e fazia-os estufados em cebolada, uma delicia, ainda tenho presente em mim, as gargalhadas do Lopes. A pedido do meu Amigo Paulo Correia, imaginei uma receita com codornizes, muita verdura e muito Saudável.
Comprei duas codornizes, como sempre para mim, Mónica e Rosita. Coloquem uma panela ao lume com uma colher de azeite, depois adicionem uma cenoura cortada em 4, adicionem uma cebola picada, as duas codornizes, um ramo de salsa e alecrim e claro sal qb finalmente reguem com um copo de vinho branco. Liguem o fogo e deixem cozer suavemente (aproximadamente 30 min). Enquanto as codornizes estufam, vamos preparar as couves. Panela de água ao lume, sal e adicionem 3 folhas de couve galega, de preferência, quando começar a ferver deixem 5 minutos, retirem as couves e piquem-nas grosseiramente (reservem a água de as cozer) é preciosa. Ok, as codornizes já estão cozidas, retirem-nas e cortem-nas em duas metades , entretanto adicionem as couves o arroz e o caldo das couves, mexam bem e coloquem em cima as metades das codornizes. Cozam por aproximadamente 8min. Genial e muito saudável, e lembrem-se é uma forma simples dos nossos filhos comerem verduras. Paulo, Patrícia, espero que tenha sido útil...Um xi para vocês.

João Silva

Codornizes Estufadas "Uma delicia"

Pois, é para o Almoço, nada melhor que umas codornizes estufadas, tudo a frio!!! Uma delicia.

João Silva

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Carapaus Caramelizados com Cebola Vermelha


Pessoal, mais uma com muita pinta, e além disso, hiper-saborosa. Normalmente é muito complicado encontrar à venda cebola vermelha, não é muito comum, porque não temos muita tradição do seu uso, mas sinceramente para mim é fantástica, pois carameliza facilmente e é muito doce!
Bem, como sempre para nós 3 ! 2 carapaus médios, primeiro salguem-nos, depois na barriga, coloquem 1 rodela de limão e 1 dente laminado. Reguem com azeite e forno a 200º. Entretanto preparemos as cebola. Coloquem ao lume uma frigideira ao lume com 1 colher se sopa de azeite, depois cortem em meias luas 2 cebolas grandes, e coloquem na frigideira, depois adicionem sal, uma colher de sopa de manteiga, um ramo de alecrim picado e deixem caramelizar em lume brando, antes de desligar o lume adicionem 1 colher de vinagre balsâmico e deixem evaporar, está pronto. Retirem os carapaus do forno e coloquem este preparado em cima dos carapaus, coloquem novamente no forno e deixem 5 minutos a cebola a "namorar" com os carapaus. Muito bom, garanto!

Um Xi

João Silva