Acerca de mim

A minha foto
Avanca, Aveiro, Portugal

sábado, 7 de janeiro de 2012

Arroz de Bacalhau "A descoberta do século"




Olé, a saga continua, desta feita, trago-vos o ingrediente mais utilizado em Portugal, sem ter origem em Portugal, o belo do Bacalhau! Lembro-me aqui à uns anos me terem oferecido um livro com 100 receitas de bacalhau, onde este era confeccionado de várias maneiras!!! Assado, grelhado, cru, ao vapor...eu sei lá... não cheguei a ler metade, em resumo, de facto podemos trabalhar o bacalhau de muitas formas. Escolhi recriar esta receita, pois lembro-me muito do meu falecido Pai, e guardo com muito carinho o gosto que ele tinha pelo arroz de Bacalhau da minha mãe!!! Pois bem, aproveitei a base da receita e tornei-a, mais actual e mediterrânea. Vejamos para 4 adultos. Em primeiro lugar cozam 4 postas de bacalhau, depois reservem a água e lasquem o bacalhau .
Descasquem 2 cebolas e cortem em meias luas, piquem também meio pimento vermelho e meio pimento verde, 3 dentes de alho laminados. Coloquem uma frigideira grande ao lume, ou então uma panela, depois adicionem 4 colheres de sopa de azeite, em seguida juntem a cebola, o alho, e os pimentos, deixem cozer por 5 minutos, depois adicionem um cálice de vinho branco e 2 anchovas, depois destas se dissolverem, adicionem as lascas do bacalhau, e uma mão cheia de ervilhas. Envolvam tudo muito bem, juntem agora duas taças de arroz e 5 taças de caldo da água de cozer o bacalhau. Finalmente juntem um ramo se salsa fresca picada e 2 colheres de cebolo picado. Vale a pena! Fica muito cremoso e saboroso a não perder!

Um Xi

João silva

3 comentários:

  1. João e eu que cá vinha procurar "as panquecas do João" para o pq e tu já tens o almoço pronto... PRONTO ÀS 10:40!? hÁ GENTE COM SORTE!!!!

    ResponderEliminar
  2. Adoro arroz de bacalhau,...este ficou excelente!
    Feliz Ano Novo 2012.
    Beijinhos,
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Adoro arroz de bacalhau e gostei desta tua versão, muito colorida. A experimentar :)

    ResponderEliminar