Acerca de mim

A minha foto
Avanca, Aveiro, Portugal

sexta-feira, 16 de março de 2012

Suflé de Peixe (A minha receita)



De regresso a casa, de regresso aos tachos! Finalmente no meu meu meio!! depois da viajem, volto à carga com mais um prato fantástico, o meu Suflé de peixe:

Ingredientes:

3 postas de pescada
4 delicias do mar
2 anchovas
6 mexilhões
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picado
1 alho francês picado
3 colheres de azeite
1 raminho de coentros frescos
noz moscada
1 calice de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha
1 copo de leite
1/2 colher de chá de coentros em pó
5 ovos
200gr de espinafres

Coloquem uma panela ao lume com o azeite, quando estiver quente adicionem as anchovas , cebola, alhos, alho francês. Depois da cebola translúcida, juntem o peixe, as delicias do mar, os mexilhões e os coentros. Deixem suar durante 5 minutos. Tempo agora de adicionar o vinho branco, mais 5 minutos até evaporar o álcool do vinho. Retirem o peixe, os mexilhões e reservem, separando o peixe das espinhas. Tempo agora de bater as claras em castelo com um pouco de sal. Entretanto juntem à cebolada, que continuam em lume brando, os espinafres, a noz moscada, o leite, os ovos a farinha e os coentros em pó. Adicionem o peixe e mexam até obter uma pasta homogénea. Pois bem, untem uma travessa de ir ao forno com manteiga. Finalmente envolvam com muita delicadeza as claras batidas em castelo com o peixe, levem ao forno a 180º durante 45min. acompanhem com os mexilhões.
Dicas:
  1. envolvam as claras com o peixe sem mexer muito
  2. deixem repousar 20 min
  3. nunca abram o forno, durante o processo de cozedura

Experimentem fica divinal!!!


Um xi


João Silva

4 comentários:

  1. Olá João! voltaste em grande!:) ui deve ficar delicioso! um dia destes hei de experimentar, obrigada e Parabéns!:) bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Ficou com muito bom aspecto, devia estar delicioso!

    http://ladyaofogao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Esta vai mesmo ficar na minha lista de "a fazer brevemente", pois com as dicas e os ingredientes sugeridos, não vai correr mal de certeza...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Esse suflê ficou lindo, e a julgar pelos itens deve ter ficado realmente muito bom.

    ResponderEliminar