Acerca de mim

A minha foto
Avanca, Aveiro, Portugal

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Enguias em escabeche

Foi tempo que comer enguias era a mesma coisa que comer carapaus, eram abundantes e de fácil captura. Nos tempos que correm , são uma miragem e de preço irreal nos dias que correm! Consegui arranjar 1.5kg através de um amigo que as comercializa, «fez-me um precinho mais apelativo». Resolvi fazer de escabeche e de caldeirada. Hoje posto de escabeche e em outra ocasião partilho convosco a receita da minha caldeirada.

Ingredientes:
0.5kg de enguias finas
farinha de trigo qb
flor de sal
2 folhas de louro sem o fio do meio, picadas
2 cebolas amarelas em rodelas finas
3 dentes de alho laminados
1 colher de café de colorau
picante qb
10 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinho branco
3 colheres de sopa de vinagre de vinho


Em primeiro lugar coloquem uma frigideira com o azeite ao lume. Em seguida salguem as enguias, passem por farinha de trigo e fritem-nas até ficar   douradas. Retirem do azeite , e no mesmo azeite adicionem a cebola, os alhos e o louro, deixem fritar em lume forte até a cebola começar a ficar transparente. Finalmente adicionem o colorau o vinho e o vinagre..rectifiquem com sal se necessário.

bom apetite

xi

js

1 comentário:

  1. Bem! nem sei se tenho medo, se muito respeito por esses bichinhos!:)mas assim no prato, so digo nao depois de provar! venha daí um prato aqui para a porta do lado sim?:) beijinhos para os anjinhos que andam aí em casa agora:)deve ser uma alegria constante!

    ResponderEliminar