Acerca de mim

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Arroz da Terra com Coelho, Hortelã e tomilho


Boa noite amigos, hoje, coelho ao jantar. Como sabem, é uma carne muito apreciada por nós, juntamente com o frango. Resolvi experimentar o arroz de coelho, partindo da base do cozimento a frio e não com o clássico estrugido... e não é que ficou muito saboroso!!! Vejamos como preparei para nós 3.

Ingredientes:
150 gr de coelho cortado em cubos pequenos.
1 cebola cortada em rodelas
3 dentes de alho laminados
1 tomate picado maduro
1 ramo de tomilho
1 ramo de salsa
1 ramo de hortelã
5 colheres de azeite virgem extra
3 colheres e sopa de ervilhas
1 cenoura cortada em rodelas.
Sal
piri-piri
5 chávenas de água
2 chávenas de arroz
2 colheres de sopa de polpa de tomate

Coloquem numa panela, o azeite, a cebola os alhos, cenoura o tomate, o coelho, a massa de tomate, as ervilhas o tomilho a salsa, a hortelã, sal e picante e a água e deixem cozinhar por 30 min. Depois adicionem o arroz e rectifiquem temperos. Sirvam com tostas e um bom vinho tinto... Saudável e muito saboroso.

Um Xi

João Silva

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sardinhas com Gomásio em cama de Funcho



Ora cá está mais uma daquelas que nos faz dizer! E esta hem!!! Pessoal têm de experimentar esta verdadeira delicia! hoje convidei a minha mana e a minha mãe para jantar, jantamos os 5 este verdadeiro manjar. Fiquei um pouco apreensivo em relação ao resultado final, mas logo reparei que vale a pena. Tomem nota.
Ingredientes:

1 kg de Sardinhas, amanhadas e sem escama
1 bolbo de Funcho cordado em rodelas finas
um ramo de funcho
um ramo de salsa
5 destes de alho esmagados com casca
farinha
Gomásio
Azeite
Pimenta (opção)

Em primeiro lugar, forrem o fundo de uma travessa de ir ao forno com a rama de funcho e a salsa. Salguem as sardinhas e depois passem-nas sobre um preparado de farinha e gomasio, disponham-nas sobre a rama de funcho, disponham o s alhos em cima e as rodelas de funcho, reguem com azeite e levem ao forno a 200º até as sardinhas ficarem douradas...acreditem que o funcho dá um paladar ímpar ao peixe. Acompanhem com arroz de tomate e pimento...

Um xi

João Silva

domingo, 29 de janeiro de 2012

O dia Do Ti Angêlo "O almoço Perfeito" em Soalhães




Pois hoje, arregacemos as mangas, saltemos bem alto, abrimos champanhe e vivemos intensamente o aniversário do Ti Angêlo.
Hoje não à receita para ninguém! Ou seja, a receita de hoje é a partilha deste dia tão bem passado em Marco de Canaveses, mais propriamente em SOALHÃES.
Estivemos envolvidos num ambiente perfeito, uma paisagem fantástica, pessoas puras e felizes...e um cozido à Portuguesa... de chorar por mais... a carninha é toda made em casa do Tio Angêlo e da dona Irene, trocando em miúdos! Os enchidos, o porco, a vitela a galinha...as batatas, as couves!!! Uma autentica quinta, digna de aplausos, por tão organizada que está. Claro está que escusado é dizer que regamos toda esta fartura, com um rosé verdinho, que à primeira vista parece "sumol", mas quando nos levantamos, tem um efeito contraditório, ou seja, dá ouras !!!ehehehe...
Viemos para casa satisfeitos, felizes mas já cheios de saudades, de gente que queremos tanto!
A todos vós, o nosso muito obrigado, e que de hoje a um Ano, possamos reviver este dia...PARABÉNS TI ÂNGELO...

João Silva

sábado, 28 de janeiro de 2012

Maça Reineta ao Vapor com Baunilha e Hortelã Pimenta


Sábado, um dia de excessos, almoço fora, lanche fora e jantar fora! Ufa... tempo de chá e maça cozida... Já algum tempo que fazemos esta receita, além de simples é saudável e a Rosinha adora! Se sobrar podemos sempre misturar com os cereais da manhã!
Ingredientes:

2 maças reineta
1 colher de açúcar por maça
1 pau de canela
1/2 vajem de baunilha
um ramo de Hortelã
1 cubo de chocolate com caramelo por maça
água

Descasquem as maças e coloquem-nas numa panela ao lume com água, água por o meio das maças, adicionem o açucar a baunilha, o pau de canela, e a hortelã.
Deixem cozer por 5 minutos em lume brando.
Quando estiver cozida, retirem da água e polvilhem com o chocolate!! Delicioso, simples e saudável.

Um xi

João Silva

O Improviso! Churrasco de Cuscus Com Romã


Olá pessoal, a noite já vai longa e só agora tive tempo de me sentar um pouco e partilhar convosco, mais uma maravilha que realizei esta noite. Acabei de vir treinar a minha equipa de veteranos! Estou cansado mas realizado. Hoje estiveram cá os meus sogros a jantar, não estava à espera por isso tive de improvisar! Como tinha comprado um frango de churrasco, para mim para a Mónica e para a Rosinha, tive de juntar algo para dar para mais 3, a minha sogra, o meu sogro e para a Tia Noémia... e então veio-me à cabeça o seguinte!
Ingredientes:

1 frango de churrasco em lascas (podem ser sobras)
2 colheres de sopa de uvas passas
1 alho francês cortado em rodelas
1/2 cebola picada
1/4 de pimento vermelho picado
1 colher de sopa de 5 especiarias
1 colher de sopa de mel
250gr de cuscus
1/4 de litro de água com sal a ferver
azeite qb
gomos de uma romã
Manjericão fresco


Em primeiro lugar coloquem uma frigideira ao lume com 2 colheres de azeite, adicionem o frango e deixem ficar até começar a ficar tostado, depois adicionem o alho francês, a cebola o pimento e as uvas passas. Depois do alho francês a cebola e o pimento estarem "alinhados" com o frango adicionem as 5 especiarias e a colher de mel, mexam a até o mel se dissolver com todos os ingredientes.
Juntem a água a ferver ao cuscus e deixem repousar por 5 minutos, depois juntem o frango ao cuscus, adicionem a romã e o manjericão... Amigos, delicioso... façam para a vossa família, amigos ou filhos... Muito saboroso!

Um Xi

João Silva

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pescada Banhada em Baunilha com Gomasio


Acabei de chegar a casa! Jantar com clientes, um Basco e 2 Alemães... Pessoas fantásticas com um enorme percurso de vida, cheios de histórias para contar dos diversos países que passaram...África do Sul, Tailândia, China, EUA, México...e blá...blá...blá... antes de ir jantar com os clientes, preparei o jantar para as minhas princesas! e desta feita fiz uma pescada de chorar por mais! Tomem Nota. Para 3 pessoas.
Ingredientes:
2 postas de pescadas
1/2 vajem de baunilha (ou uma colher de café de aroma)
1 folha de louro
Azeite
3 batatas cortadas em rodelas 2 cm
1 alho francês pequenos cortado em rodelas
uma cenoura cortada em cubos pequenos
azeite
sementes de sesamo
sal
Gomásio :O gomásio é uma importante alternativa ao sal, porque não produz os efeitos nocivos deste. Tem como vantagens o de neutralizar a acidez do sangue, favoreca e secreção de sucos digestivos, estimula o metabolismo e é muito rico em cálcio. É composto por sésamo torrado e sal marinho, também ligeiramente torrado, misturados na proporção de uma parte de sal por 12-14 partes de sésamo.

Em primeiro lugar cozam a pescada em sal, o louro e a vajem de baunilha. Separem as espinhas, reguem a pescada com azeite e passem por sementes de sesamo. Entretanto numa travessa de ir ao forno disponham as batatas, o alho, cenoura, e o peixe, levem ao forno por 20 minutos a 190º. Retirem e disponham o Gomasio em cima do peixe e batatas... uma delicia!!!

Xi

João Silva

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Um dia Especial "A reciclagem do ratatui de coelho "


Boa noite malta, é com imenso prazer que estou aqui a escrever mais uma vez para todos vocês. Hoje foi um dia duro a nível profissional, muitos telefonemas, muita pressão acumulada...mas tudo passa, temos de ser positivos, e optimistas! não imaginam o quanto é gratificante aceder ao meu blog e saber que foi visto hoje 160 vezes, que tenho mais seguidores e vários comentários de Energia positiva! Tudo isto faz sentido, e com vocês a meu lado mais fácil claro...A todos o meu muito obrigado! Bom, hoje, reciclagem das sobres da receita de coelho e massa filo! com certeza se lembram do recheio das trouxas? sim, ! ok, pois sobrou imenso recheio e tive de congelar, hoje como tive de trabalhar até mais tarde tive de improvisar. Primeiro Descongelei o Ratatui de coelho no microondas, entretanto coloquei uma panela ao lume com água, sal e um fio de azeite, deixei cozer por 10 min. Depois da massa cozida, juntem o coelho à massa e misturem bem, adicionem milho doce, uma mão cheia de manjericão fresco ou seco e por cima de tudo isto parmesão raspado na hora, por fim um fio de azeite a abrillhantar!!! já tenho água na Boca!!!
Bom apetite...

João Silva

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Bolo de especiarias com Bagas de goji


Ora viva companheiros, seguidores e Amigos... a novela continua, e hoje trago-vos uma sobremesa de Domingo à tarde! digo isto porque cá em casa normalmente fazemos ao Domingo para acompanhar o chá verde da Tarde, uma tentação!!! eu nem sou muito amante de doces, mas digo-vos que este gosto....ora cá vai!!!


Ingredientes:

1 lata de leite condensado light
125g de manteiga
225g de farinha
1 pitada de sal
1 colher de sopa de especiarias (canela, cravinho, erva doce), um
pouco de tudo igual proporção.
1 colher de chá de fermento
2 ovos
2 colheres de sopa de bagas de goji
sementes de sésamo
papel vegetal para forrar.

Em primeiro lugar deitar o leite condensado em um tacho, juntem-lhe a
manteiga e leve ao lume, mexendo sempre, até a manteiga derreter.
Retirar do lume.

Deitem numa tigela a farinha o sal, as especiarias e o fermento.
Adicionem os ovos previamente batidos e o leite condensado com a
manteiga e mexa até obete uma massa ligada, por fim juntem as bagas de
goji e envolvam com a massa. Deitem a massa numa forma forrada, em
cima coloquem sementes de sesamo e sementes de erva doce com papel
vegetal e levem ao forno a 220gr durante uma 1h30m. Verifique a
cozedura com um palito, desenformem...e voilá... bom apetite.

Um bom dia de Amanhã
Xi

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tortilha de Cogumelos uma Delicia


Boas malta, começo de mais uma semana... e diga-se, já estou farto de frio, estou mortinho que chegue a minha estação preferida! Pois, precisamente a primavera, não existe melhor, tudo volta a viver, os dias são maiores e com isso mais alegria e vontade se sair à rua... saio de manhã e é noite, chego a casa já é noite!!! enfim, vamos vivendo um dia de cada vez!!! Hoje trago-vos a minha receita de tortilha de cogumelos, é super simples, e é mais uma receita a ter em conta nos dias que correm, porque é bastante económico.
Ingredientes para nós 3:

4 ovos
3 batatas médias cortadas em cubos pequenos
1 cebola grande cortada em meias luas
100 grs de cogumelos frescos
1 ramos de salsa
pedaços de queijo forte
uma malagueta seca
sal qb
opção Rosa Lia (2 salsichas em rodelas)
4 colheres de azeite
óleo para fritar as batatas

Em primeiro lugar fritem as batatas, e sequem-nas, depois reservem. Numa frigideira coloquem o azeite e adicionem as cebolas, deixem refogar por 5 minutos, depois adicionem os cogumelos e deixem namorar por 5 minutos em lume brando. Entretanto numa tigela, batam os ovos, adicionem o queijo, uma malagueta seca, o ramo de salsa picado, as salsichas, e sal qb, juntem os ovos ás batatas e cogumelos. Lume brando. Vão precisar um prato para virar a tortilha.
Delicioso

VIVA LA ESPAÑA

Xi

João Silva

domingo, 22 de janeiro de 2012

Ratatui de Legumes com Coelho em massa Filo...


Hum...cada vez que me lembro do sabor de cada trouxinha... até me arrepio, acreditem que esta receita saiu muito bem conseguida. A aplicar em dias de festa, se quiserem impressionar as vossas visitas ou amigos!
Vejamos para nós 3.
Ingrediente.
120 gr de massa filo, comprem já feita
2 coxas de coelho
1/2 cebola picada
1/2 pimento vermelho picado
1 tomate picado
1/2 corgete picada
1 alho porro (pequeno) picado
1 cenoura pequena picada
1 mão cheia de cogumelos brancos frescos, laminados
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de alecrim
1 colher de sopa de anoto ( ou pimentão doce)
2 colheres de sopa de massa de tomate
1 pacote de natas light
1 copo de vinho branco
azeite
flor de sal

Bom, em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume com 3 colheres de azeite e juntem o coelho, os dentes de alho, a folha de louro, o ramo de alecrim, e flor de sal, deixem cozer em lume brando. O coelho irá desidratar e assimilar todos os aromas envolventes. Depois de 30 minutos de cozedura, retirem a folha de louro e o ramo de alecrim. Retirem o coelho e separem a carne dos ossos, cortando em pedaços pequenos, depois adicionem novamente à panela, e juntem todos os legumes, começando pela cebola, alho francês, tomate, pimento e por ai fora, tempo de juntar o vinho, a massa de tomate e as natas, deixem cozer por 10 minutos, depois reservem e deixem repousar 10 min.
Preparem a massa filo, o melhor é usar 3 folhas sobrepostas para fazer as trouxas, entre elas barrem manteiga derretida... coloquem no meio de cada camada de massa uma colher de sopa do ratatui de legumes e coelho, envolvam levemente e levem ao forno a 220, cerca de 10 min, quando estiverem douradinho, desliguem o forno!!! sirva acompanhados de frutas ou arroz branco.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Arroz de Grelos com Queijo de Palhais


Olá Amigos! Hoje trago-vos uma receita, simples e muito saborosa. Mais uma dedicada à comunidade vegetariana.Cá em casa são muitas as vezes que preterimos a carne e o peixe, damos preferência a legumes e lacticínios. Ora vejamos para nós 3.
Coloquem uma panela ao lume com 3 colheres de azeite, depois 2 dentes de alho, depois de aromatizar o azeite, juntem 1 chávena de arroz e 2 de água. finalmente juntem os grelos. Deixem cozer por 10 minutos, apaguem o lume e deixem repousar 5 minutos. juntem pedaços de queijo de palhais... acompanhem com um bom vinho tinto!!! Delicioso e económico.
Xi para todos...

João Silva

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

As Saudades de cozinhar "Arroz de Salsichas de Soja" Exigência Rosa Lia"


Olá Amigos... Que saudades! Mil desculpas por não ter escrito ontem, mas surgiu um imprevisto e "Tungas", não pude escrever! Amanhã prometo que colocarei no blog, diversas fotos referentes aos vários locais que fui percorrendo, devo dizer-vos, que foram do melhor!
Acreditem que estava saudoso de ver a Mónica e a Rosita, afinal de contas 3 dias são sempre 3 dias, não é ? Bom...com estas saudades todas, tive de prepara salsichas de soja...exigência da Rosinha... Ora toma!...Pois então tive de improvisar! E meus amigos, saiu uma delicia. Para nós 3.
Coloquem uma panela ao lume com 2 colheres de sopa de azeite, deixem aquecer, depois piquem uma cebola, bem picadinha e deixem aromatizar com o azeite, depois laminem 3 dentes de alho e juntem à cebola, não deixem tostar! depois de mais ou menos 3 minutos, adicionem um tomate pelado picado, mexam e deixem dissolver, adicionem uma anchova, raspa de uma cenoura, uma mão cheia de ervilhas, um pedaço de gengibre ralado, uma malagueta, 3 salsichas de soja cortadas em rodelas, mexam tudo muito bem. Reguem com um cálice de vinho branco, deixem cozer tudo em lume brando, finalmente, juntem o arroz e dupliquem sempre a quantidade de água, salpiquem com flor de sal!!! Genial e simples.

XI

João Silva

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A chegada a Valencia

Boas Malta:
Cheguei... Finalmente!

Estou de rastos!
Porto-Madrid-Madrid- Valencia.

Estou a necessitar de um banho e cair em Vale de lençois!
O jantar foi "pescado", ou seja, cataplana de peixe! De morrer, amanhã coloco as fotos...
Um xi e Até amanhã

João Silva

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Fanecas fritas em Manjericão e Salsa..Hum!!!


Boas malta! Temos de falar a sério! Amanhã parto para Madrid, e sigo para Valencia! Ou seja! 2 dias sem cozinhar, fico triste por não cozinhar por 2 dias, mas não interessa, escreverei directamente de Valencia, descreverei como está a correr a viajem e sobre a gastronomia que vou provando!
Pois hoje, trago-vos umas fanecas fritas!!! dias não são dias, pois então decidimos cometer um pecado... Fritos! isto de peixe frito mexe muito comigo...lembro-me a minha mãe nos sentar a mim e à minha mana na sua frente e a encher-nos de Peixe frito, pão e café com leite!!! que combinação. Estas coisinhas têm consequências, uns anos mais tarde, eu e a minha mana ...parecíamos 2 "Lontras"...ehehe.
Bem para nós 3 comprei 5 fanecas lavadas e amanhadas.
Coloquem farinha numa travessa, depois piquem um ramo de salsa, um ramo de manjericão e adicionem à farinha uma colher de chá de açafrão, mexam bem. Entretanto salguem as fanecas com flor de sal e passem pela farinha aromatizada! Fritem em óleo forte!!! Uma delicia, ficam crocantes e estaladiços... não se esqueçam de espremer limão em cima das fanecas antes de as comer!!! acompanhem com arroz de brócolos ou feijão...só não fiz arroz de feijão...porque tenho uma relação muito especial com os feijões!

Um xi e durmam bem!!
João Silva

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Crepes de frango com bechamel de Limão


Boa noite amigos! dia frio este! Típico dia de Inverno!Entre as oscilações do dia, lá fui pensando em mais uma receita a levar até vocês. Lembrei-me então de um frango que nós adoramos "tipo Marroquino", que adoramos cá em casa... o crepes vieram à baila, porque a Rosita queria crepes para o lanche... e como estava perto do jantar ...improvisei...e... meus amigos saiu uma rica receita a ter em conta. Para nós os 3.
Em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume com água, juntem uma folha de louro e flor de sal qb Finalmente adicionem um peito de frango, deixem cozer por 8 minutos aproximadamente. Depois retiramos o peito de frango e cortamos em cubos pequenos. Entretanto coloquem um Wok ou uma frigideira com 2 colheres de sopa de azeite e deixem dourar o frango, quando estiver ok, adicionem uma colher de chá de 5 especiarias, entretanto mexam e adicionem o seguinte. Uma cebola grande picada, uma cenoura grande raspada, brócolos pequenos qb, 1 colher de sopa de uvas passas e uma colher de sopa de azeitonas, depois mexam tudo muito bem, adicionem 1 cálice de vinho branco e deixem suar os legumes por 5 minutos será suficiente.
Entretanto para a massa de crepes façam o seguinte: numa travessa coloquem 2 ovos, 1 chávena de leite, uma chávena de farinha e sal, mexam bem e façam os crepes numa frigideira, coloquem um pouco de recheio do frango e envolvam no crepe. Finalmente para o bechamel, coloquem um copo de leite ao lume, adicionem 1 colher de chá de manteiga e duas de maizena, mexam bem, quando estiver a ficar pastoso, adicionem uma colher de chá de açafrão e raspa de limão!!! Já estão a sentir o aroma!!! Ui... que delicia

Um xi

de

domingo, 15 de janeiro de 2012

Carapaus ao Funcho sobre arroz de Forno

Boa tarde amigos, cá estou para mais uma receita, com sucesso provado! Carapaus com funcho e arroz de forno. Depois da ressaca de ontem, nada melhor rectificar os disparates de ontem com uma receita muito saudável! Então para nós 3 façamos o seguinte.
Em uma panela adicionem 4 colheres de sopa de azeite, depois cortem em rodelas uma cebola grande, e adicionem à panela, depois juntem um tomate picado, 3 dentes de alho laminados, 2 colheres de sopa de tomate, finalmente adicionem 3 copos de água e uma pitada de sal. Liguem agora o lume e deixem cozer por 5 minutos, depois de ferver. Depois dos 5 minutos adicionem 1 copo de arroz carolino, mexam bem. Desliguem o lume e coloquem o arroz numa sertã preparada para ir ao lume. Preparem os carapaus da seguinte maneira, piquem um ramo de salsa e um ramo de funcho, salguem os carapaus e adicionem-lhes as ervas aromáticas, no bucho e no lombo, reguem com um pouco de azeite e limão e coloquem oas carapaus sobre o arroz; levem ao forno a 180º durante 30 minutos.

Uma delicia

João Silva

Cozinha para os Meus Amigos







Boas malta, finalmente coloquei-me à prova, jantar para 20 pessoas, do mais exigente possível! E não é que passei!!! estou feliz, primeiro porque tive o privilégio de cozinhar para a minha equipa de Andebol, e em segundo lugar, senti o ar de satisfação em cada um deles! A ementa teve inspiração na gastronomia Espanhola. Viajei por Bilbau e San Sebastian, com os famosos Pintxos, tortilhas e acabei com a Famosa paelha, desta feita com a minha Paelheira gigante, correu tudo muito bem e fundamentalmente a união e partilha foi imensa, guardo este momento no meu coração. Mas nem tudo é belo, estou completamente de rastos... 6 horas a cozinhar. Não teria conseguido sem ajuda das minhas Princesas, Mónica e Rosinha, obrigado pela paciência, e muito obrigado à malta do Bar da Artística!! edito algumas das fotos... Obrigado a todos!

Xi

João Silva

sábado, 14 de janeiro de 2012

Cogumelos empastados em queijo de cabra e anchovas


Que maravilha... Finalmente fim de semana... olé! Estava mesmo a precisar!!! ando um pouco cansado, são muitas actividades ao mesmo tempo, exige muito de mim...mas siga!! a verdade é que não gosto de estar parado. Amanhã é um grande dia... porquê? Vou realizar o primeiro jantar ao domicilio...cozinharei para 26 pessoas!!! estou em pulgas!!! A ementa é composta por vários pratos... mas o tema do jantar é Espanha!!! Encanta-me toda a sua gastronomia, os pintxos, as tortilhas, a paelha!!! Ui que categoria!Amanhã, retrato-vos o que cozinharei!
Para hoje trago-vos os cogumelos com queijo de cabra e anchovas! simples de fazer e Hiper-Saboroso.
5 cogumelos castanhos para assar.
em primeiro lugar coloquem 2 colheres de sopa de manteiga, num almofariz, depois adicionem um dente de alho, 4 anchovas, um ramo de salsa picado, uma tira de pimento vermelho raspada e 1 colher de sopa de queijo de cabra. esmaguem tudo no almofariz e coloquem o preparado sobre os cogumelos. Levem ao lume a 185º, 15 min. Muito saboroso, façam como entrada ou prato principal, acompanhado de batata doce assada, ou castanhas... uma delicia.

Xi

Durmam bem.

João Silva

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Massa de Frango da Minha sogra...Versão século XXI


Que saudades tinha eu de cozinhar...e fundamentalmente, teclar para todos vocês!!! A minha caminhada ainda nem a meio vai, mas com tantos amigos, torna-se mais simples! Hoje trago-vos um prato que me diz muito, pois a minha sogra faz como ninguém... vejo-me acabar sempre com uns "bigodes imensos" de tomate...ehehehe. Alterei umas coisas e criei este prato com inspiração na minha sogra Marina. Como sempre ingredientes para nós 3.

2 coxas de frango do campo
Massa Miada qb
1 cebola em meias luas
2 dentes de alho laminados
uma cenoura cortada em rodelas
um molho de brócolos"dos pequenos"
1 tomate picado sem pele
um pedaço de gengibre raspado
1 folha de louro
salsa picada
1 malagueta
1 copo de vinho
sal

Bom, em primeiro lugar separem a carne dos osso, e cortem em pedaços pequenos. Coloquem uma panela ao lume com 3 colheres de azeite, depois adicionem o frango e vão mexendo até ficar levemente tostado... tempo agora de atirarem para dentro da panela a cebola, e 3 minutos depois o alho, mexam sempre em lume bem forte. juntem o tomate picado e a cenoura, chegou a vez da polpa de tomate, a folha de louro a salsa e o gengribre, mexam bem e refresquem com o vinho branco... Quando o álcool evaporar, juntem um pouco de água e deixem cozinhar por 10 min. Depois deste tempo de cozedura juntem os brócolos e a massa. Deixem cozer por 8 a 10 minutos e sirvam com umas lascas de parmesão...Amigos!!! Do melhor....

Bom Apetite

Xi para todos

A chegada de Barcelona!!! Tortilha uma delicia!

Boas malta!! Estou que nem posso! Afinal de contas fui e vim no mesmo dia!!! acordei ás 4h... mal, consigo teclar!!! Almocei com um cliente, num tasco fabuloso...tipo tasca Astúriana!!! Comi Tortilha e Lulas com cogumelos salteados...de "chorar".

Então para a tortilha tem de fazer o seguinte.

3 colheres de azeite numa frigideira, coloquem ao lume a aquecer, depois de quente coloquem uma cebola cortada em rodelas e 2 batatas cortadas em rodelas de 2 cm, deixem cozer, quando a cebola estiver a ficar translucida e a batata também adicionem 4 ovos batido, sal e pimenta e já está! O resultado é brilhante!!! Bom apetite

Até amanhã

João Silva

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Frango cocorócoco com maça Golden



Mañana, Barcelona, pois é viajo amanhã para Barcelona em compromissos profissionais ligados à minha área. Amanha, não terei hipótese de cozinhar, mas fica a promessa de tentar descrever o meu dia de amanha.
Pois hoje estive inspirado e voltei-me para o frango do campo... é carne que apreciamos muito em detrimento à carne vermelha. Para nós 3 como de costume (em breve seremos 4)...eheh.
Comprei uma perna de frango do campo, depois dei-lhe uns golpes para fazer respirar a carne durante a cozedura. Reguem o frango com um fio de azeite, depois adicionem sal, pimenta e 5 especiarias... levem ao forno durante 35 minutos a 190º , quando estiver a ficar dourado , juntem as maças que quiserem..., retirem o interior e enchem-no com paus de canela, para os mais gulosos, reguem com vinho do porto...hum...tão a seguir?
Depois das maças cozidas, desliguem o lume e acompanhem com uma salada de rucula, e arroz branco...uma delicia...

Xi

João Silva

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Bolonhesa de Atúm "Especial 2012"


Amigos, Hoje trago-vos a minha Bolonhesa de Atum , 2012 promete ser duro, é tempo de poupança por isso mesmo podemos usar alguns ingredientes baratos, e transforma-los em verdadeiros manjares!!!
Vejamos, para 4 pessoas.
Piquem uma cebola grande e deixem "estalar", em 3 colheres de azeite, depois adicionem 2 dentes de alho picado e um alho francês cortado em rodelas, quando estiverem translúcido adicionem 2 tomates picado e um cálice de vinho branco. Depois de evaporar o álcool adicionem uma lata de atum, 2 colheres de sopa de milho doce, 2 colheres de sopa de ervilhas , 5 folhas de manjericão fresco ou seco, rectifiquem sal e pimenta se quiserem. Entretanto cozinhem a massa que quiserem e que gostarem... Depois de empratar coloquem queijo em cima da massa.
GENIAL.
Xi
7João Silva

domingo, 8 de janeiro de 2012

Bife de Vaca com tomates Brasileiro


Boas... cá está uma ideia brilhante para comer os tomates brasileiros! é um fruto fantástico, prima pelo trago ácido e doce, combina muito bem com carne. O meu Amigo Paulo Brilhante esteve em minha casa e deu-me uma saca destes frutos, combinei com bife de vaca, ficou fabuloso, vejamos.
Grelhem os bifes na chapa, com um pouco de sal e azeite, nada mais. Entretanto retirem a polpa dos tomates e juntem um fio de azeite, sal e umas gotas de limão, contrariamente o limão ajuda a cortar a acides deste fruto, misturem bem e comam com a carne, vão ver que é super saboroso.

Xi

João Silva

O meu Jardim de Ervas Aromáticas


Boas Malta! Tantas vezes utilizamos as ervas aromáticas e nunca falamos destas! Eu pessoalmente adoro trabalhar com as ervas aromáticas, o sabor próprio e único ajuda a criar verdadeiros manjares inesquecíveis! Pois tenho um "canteiro" onde tenho um pouco de tudo, como podem ver na imagem.

Menta: utilizo em saladas, molhos, canja e borrego, excelente digestivo.

Neveda: Marcam a identidade de uma caldeirada de peixe ou enguias.

Poejo:molho para peixe grelhado,cogumelos, coelho...etc, fantástico.

Oregão: uma das minhas preferidas, pizzas, massas, peixe.

Planta caril: juntar a maionese, molhos ou assados de carne.

Planta pimenta: Um trago picante, pode usar-se em molhos, guisados ou saladas, substituto da pimenta.

Segurelha: Patés, Coelho, Frango, mas cuidado, é uma erva poderosa, marca muito a sua posição.

Tomilho: Frango, carnes em geral, cogumelos... é uma erva multifuncional.

Salvia: Combina bem com Aves em geral, aroma inesquecível.


Espero que tenha sido útil!

Um Xi

João Silva

Frago com azeitonas, passas e pimentos "O Início"


Boa Noite a todos! Hoje resolvi, voltar ao início, início porque foi esta a minha primeira receita!!! Tudo começou com esta receita, em 2000, por isso vou, descrever como construi-la, tendo consciência que é uma receita fantástica e super saborosa. Receita para 4 adultos.
Piquem em quadrados pequenos, 1 cebola, 5 dentes de alho, 2 tomates. Leve ao uma panela com 4 colheres de azeite, depois adicionem a cebola, alho, tomate, 2 anchovas em azeite, coloquem 1 copo de vinho Branco, depois adicionem o frango, 1 colher de sopa de polpa de tomate e uma folha de louro. Tempo de deixar cozinhar por 10 min em lume brando. O cheirinho já esta no Ar...Hum. Agora é temp de adicionar 2 colheres de sopa de azeitonas, sem caroço, 2 colheres de uvas passas, 2 de pimentos vermelhos e 2 de azeitonas sem caroço. Depois de mais 10 min de cozedura adicionem 1 cálice de vinho do porto, adicionem ao molho 1 colher de sopa de farinha. Mexam bem e deixem cozinhar mínimo mais 10 min.
Acompanhem com arroz branco. Genial.

Xi e até amanhã
Joãp silva

sábado, 7 de janeiro de 2012

Arroz de Bacalhau "A descoberta do século"




Olé, a saga continua, desta feita, trago-vos o ingrediente mais utilizado em Portugal, sem ter origem em Portugal, o belo do Bacalhau! Lembro-me aqui à uns anos me terem oferecido um livro com 100 receitas de bacalhau, onde este era confeccionado de várias maneiras!!! Assado, grelhado, cru, ao vapor...eu sei lá... não cheguei a ler metade, em resumo, de facto podemos trabalhar o bacalhau de muitas formas. Escolhi recriar esta receita, pois lembro-me muito do meu falecido Pai, e guardo com muito carinho o gosto que ele tinha pelo arroz de Bacalhau da minha mãe!!! Pois bem, aproveitei a base da receita e tornei-a, mais actual e mediterrânea. Vejamos para 4 adultos. Em primeiro lugar cozam 4 postas de bacalhau, depois reservem a água e lasquem o bacalhau .
Descasquem 2 cebolas e cortem em meias luas, piquem também meio pimento vermelho e meio pimento verde, 3 dentes de alho laminados. Coloquem uma frigideira grande ao lume, ou então uma panela, depois adicionem 4 colheres de sopa de azeite, em seguida juntem a cebola, o alho, e os pimentos, deixem cozer por 5 minutos, depois adicionem um cálice de vinho branco e 2 anchovas, depois destas se dissolverem, adicionem as lascas do bacalhau, e uma mão cheia de ervilhas. Envolvam tudo muito bem, juntem agora duas taças de arroz e 5 taças de caldo da água de cozer o bacalhau. Finalmente juntem um ramo se salsa fresca picada e 2 colheres de cebolo picado. Vale a pena! Fica muito cremoso e saboroso a não perder!

Um Xi

João silva

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Quinoa de frango com Ovo Escalfado


Boa Noite a todos! cá está uma receita super saudável e deliciosa!Adoramos esta forma de cozinhar a Quinoa! Se nunca experimentaram, julgo que o deveriam fazer, pois não sabem o que perdem, fantástico! Podem comprar em qualquer loja de produtos naturais.
Pois hoje preparei a quinoa com tiras de peitos de frango! Um delicia.Receita para nós 3.
Em primeiro lugar, coloquem uma panela ao lume com 2 copos de água, depois adicionem 1 cebola roxa cortada em meias luas, 4 dentes de alho esmagados, uma folha de louro, 3 colheres de sopa de azeite e uma de polpa de tomate. Deixem ferver por 5 min, e adicionem 2 peitos de frango cortados em tiras pequenas. Depois de 8 minutos de cozedura adicionem uma mão cheia de ervilhas e a um copo de quinoa previamente lavada, adicionem mais um copo de água e rectifiquem de sal, finalmente quando estiver quase cozida a quinoa, coloquem sobre o cozinhado um ovo, deixem cozer por 2 minutos com a panela tapada!!! Genial...
Pesquisei na Net a melhor explicação de quinoa...
Xi para todos!!!
QUINOA :

História

Consumida há mais de 500 anos pelo povo inca, ela ainda é pouco conhecida no Brasil. O grão integral, não processado e com uma grande quantidade de fibras, aterrissou por aqui cerca de três anos atrás, importado da Bolívia. Porém, as sementes começaram a ser pesquisadas no nosso país na década de 80, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do governo federal, que estuda sua adaptação nos solos frios e altos da Região Sul.

Grão rico em fibras, segundo a empresa Quinua Real Brasil (que importa o produto), o alimento é considerado o melhor de origem vegetal para consumo humano e foi selecionado pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração. “Embora a versão boliviana apresente maiores propriedades nutricionais, até por ser cultivada há muitos anos naquele solo, a diferença entre elas é pequena. A boa notícia é que, segundo pesquisas da Embrapa, os grãos cultivados em solo brasileiro já contêm de 1% a 3% mais fibras”, afirma Gabriella Guerreiro Pereira, da Nutrienssencial Consultoria Nutricional, de São Paulo.

São muitos os benefícios nutritivos da quinoa. Ela é considerada uma ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitamina e minerais. Para começar, cada grão tem 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa e que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal, como carne e ovos. “Ela atua para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, auxiliando na recuperação de tecidos e células, sendo com isso muito importante para o ganho de massa muscular”, explica o nutrólogo Edson Credidio, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). “Além disso, esses dois aminoácidos (a lisina e a metionina) estão relacionados ao desenvolvimento de inteligência, rapidez de reflexos e outras funções, como memória e aprendizagem”, diz o especialista.

Saciedade
Mas além do fato de ser rica em proteínas e uma excelente fonte de carboidratos complexos, o grão tem outro ponto de destaque. “Ele esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de outras, maléficas, nas artérias. Esse trio de nutrientes controla a liberação de glicose, tendo papel sacietógeno, porque possui boas doses de triptofano, um outro aminoácido importante e que está ligado à produção de serotonina (substância que ao ser liberada garante a sensação de felicidade, bom humor e saciedade)”, afirma Credidio.

“Esse novo herói do prato saudável controla a liberação de glicose, impedindo aquele sobe-e-desce do açúcar no sangue, que dá fome rapidinho”, sentencia. Segundo ele, essa mistura de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten (ideal para quem é alérgico) somam mais pontos na ficha nutricional da quinoa.

De que maneira consumir?
A quinoa é comercializada em diferentes formas: grãos, farinha e flocos, além de derivados como macarrão e, agora, barra energética. “Os grãos, por exemplo, podem ser incorporados a saladas, bolinhos, cuscuz, tabule, com legumes ou cozido da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo”, exemplifica Gabriella. “Já os flocos devem ser consumidos, principalmente, no café da manhã (duas colheres de sopa por dia não interferem na dieta), acompanhando frutas, leite e iogurtes e até mesmo nas saladas. A farinha faz parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas. Para preparar o grão, a proporção é a mesma do arroz: duas xícaras de chá de água para cada xícara de chá de quinoa. Quando a água ferver, abaixe a temperatura, acrescente os temperos e os grãos, tampe a panela e deixe cozinhar por 12 a 15 minutos”, ensina.

Informações nutricionais
(por 100 g do grão de quinoa cru)
Calorias: 347
Carboidratos: 60 g
Colesterol: 0 g
Gorduras: 5,7 g
Fibras: 5 g
Proteínas: 15 g
Vitaminas: C e E
Sais minerais: cálcio, ferro e magnésioI

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Polvo à Lagareiro a minha Receita



Ora viva amigos, com saudades não é verdade? Ontem não editei nenhuma receita porque o meu computador "pifou", logo na hora quando ia editar a receita!!! mas cozinhei!!! Que o diga o meu amigo brilhante!!! Fiquei deveras triste por ontem não ter conseguido comunicar com vocês, mas por outro lado, hoje fiquei muito feliz, recebi mensagens e telefonemas de alguns conhecidos, a perguntar se estava tudo bem, pois estavam preocupados, porque faltei a enviara receita diária!!! Bem a saga continua, e sei que ai desse lado existe uma legião de amigos que me continuam a acompanhar nesta caminhada de 1 ano.
Bem para esta receita 4 adultos iremos precisar de 1,5 kg de polvo limpo.
Coloquem uma panela ao lume com 6 colheres de azeite virgem, esmaguem 8 dentes de alho com pele e tudo e coloquem na panela, adicionem raspa de um limão, um ramo de salsa e uma malagueta, rectifiquem com sal qb, depois de estes ingredientes namorarem por 2 minutos adicionem o polvo, deixem cozer em lume brando por 25 min (antes de apanhar o lume, certifiquem-se com um garfo se o polvo está tenro), reservem. Entretanto coloquem uma panela com água a ferver, adicionem um folha de louro, batatas com pele pequenas (quantidade que quiserem), 2 cenouras peladas cortadas em 4. Quando estiverem pré-cozidas desliguem o lume, escorram a água e adicionem 4 colheres de azeite ás batatas, 4 dentes de alho esmagado e um ramo de alegria, coloquem no fogo 2 min, desliguem o lume e disponham as batatas e cenouras num tabuleiro para ir ao forno. Retirem o polvo do molho e disponham-no sobre as batatas, cortados aos bocados. leve ao forno a gratinar mais ou menos 20min a 190º. Entretanto coem o molho do polvo com um coador chinês e coloquem o molho numa panela pequena, adicionem ao molho um copo de vinho tinto, um cálice de vinho do porto e 2 colheres de farinha , misturem bem e deixem o molho engrossar, sirvam-no sobre as batatas e o polvo!!!DI-VI-NAL, a não perder.

Bom Apetite

Um xi

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pescada suada em Limão (Temporada de Dieta)


Pois meus amigos... vamos a dieta, como já tínhamos falado algum tempo atrás, é tempo de sossegarmos a vesícula e começarmos a realizar receitas mais ricas em Saúde e carteira...eheheh...2012 será um ano de contenção e de muito sacrificio, mas não podemos baixar os braços e fundamentalmente deixar de sorrir... hoje recebi um email da grande Senhora Ângela Escada, onde envia uma mensagem de alento e força para 2012, onde o ingrediente principal é o sorriso...Por isso, toca a cozinhar com um grande sorriso nos lábios.
Bem, vamos lá à bendita pescada! Como sempre para nós 3.
Coloquem num prato 3 postas de pescada, sobre as postas espremam sumo de meio limão, adicionem sal e pimenta a vosso gosto. Entretanto descasquem 3 batatas e uma cenoura grande, cortem em rodelas finas, depois disponham as batatas e a cenoura no fundo do tabuleiro, adicionem sal e 8 dentes de alho esmagados, reguem com azeite virgem extra. Finalmente coloquem as postas sobre as batatas e coloquem em cima destas rodelas de limão. Levem ao forno 20 min, 190º.Acompanhem com brócolos. Muito Bom...a Rosinha adorou... Experimentem.

Xi
João Silva

domingo, 1 de janeiro de 2012

Salada de Peru (Crocante e saboroso)


Boas Malta...sim eu sei, estamos todos fartinhos de comer mas como poderia eu deixar estragar um peru tão geitosinho, como foi a obra prima de ontem? Bem nada melhor que uma saladinha verde e refrescante com a carne vermelha do peru.
Dependendo do número de pessoas, retirem a carne das pernas e assas e desfiem em pequenos pedaços, depois coloquem uma frigideira ao lume e coloquem a carne dentro, depois juntem uma mão cheia de castanhas de amêndoas torradas ou caju e uma mão cheia de uvas passas, deixem namorar os sabores, quando a carne estiver a ficar levemente tostada adicionem uma colher de sopa de mel, e misturem bem , desliguem o lume e reservem. Tempo agora de preparar o molho, espremam para uma caneca o sumo de uma tangerina, sumo de meia romã meio limão, depois adicionem 1 cebola roxa raspada e sumo fresco de gengibre, finalmente adicionem vinagre balsâmico azeite e rectifiquem com sal. Finalmente misturem o peru com a salada e umas colheres do molho refrescante. Simplesmente genial e refrescante!!

João Silva

Os Restos do Peru o que fazer?

Amigos, faremos juntos 2 receitas de aproveitar os restos do peru de ontem!!! A não perder.

XI

João silva

Peru Recheado o fim de 2011 & Início de 2012



FELIZ ANO NOVO MALTA... Espero que 2012 VOS TRAGA TUDO O QUE DESEJAM...
Bem, mais um ano, e mais uma passagem junto de quem amamos, Pais, família!!! manjar fantástico com um único senão!!! Passa tão rápido, tanto tempo a planear zás ...passa num abrir e fechar de olhos! Se Deu quiser para o ano há mais!!! ora bem, Amigos o Peru ficou divinal, o fantasma da carne seca e sem alma, foi alterado no dia de hoje! carne tenra e textura única!! Vamos lá à receita, para um peru de 4 a 5 kg.
Em primeiro lugar façam a "cama" do Peru, descasquem 3 cenouras e cortem-nas em 4, coloquem no tabuleiro, juntem também 15 batatas pequenas, 3 cebolas laminadas , 5 dentes de alho esmagados, entretanto rectifiquem com sal, pimenta e um ramo de salsa. Coloquem o peru em cima desta cama de legumes! Sobre o peru adicionem um fio de azeite e com as mãos espalhem sobre o perú todo, finalmente adicionem sal e com as mãos repitam o procedimento (reservem). Tempo de prepararmos o recheio, coloquem uma frigideira ao lume com 3 colheres de sopa de azeite, depois adicionem 2 cebolas em rodelas, e 2 dentes de alho laminados, deixem cozer até a cebola ficar transparente, depois adicionem 300 gr de carne de porco de boa qualidade picada, 100gr de fígados de galinha, uma 1 colher de sopa de amêndoas torradas, 1 colher de sopa de uvas passas, uma colher de sopa de salvia picada, 1 colher de salsa picada, sal e pimenta. Depois de cozido, coloquem este preparado no papo do peru, é uma ante-câmara que este junto ao pescoço e na barriga, mas atenção não fechem a concavidade toda, senão o ar não circula e estaremos eternamente a cozinhar o peru, finalmente cortem uma tangerina e coloquem no interior do peru, juntamente adicionem um ramo de alecrim fresco.
Finalmente, coloquem fatias de bacon sobre o peru. Pré-aqueçam o forno a 240ª e depois de bem quente, coloquem o peru no forno e baixem para 180º, depois considerem 25min de cozedura por Kg. Quando faltar 25 minutos pincelem o peru com mel, e deixem cozer em lume brando 120gr. Disponham sobre o peru a fruta que quiserem. Para a acabar, coem o molho do peru, coloquem numa frigideira e deixem ferver, depois adicionem um copo de vinho tinto e um cálice de vinho do porto, finalmente 2 colheres de sopa de farinha, deixem engrossar o molho, e coem !!! acompanhem este molho com o peru...simplesmente Genial!!!
Bom Apetite!!!

Xi

João Silva