Acerca de mim

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Queijo de cabra com broa de Avintes em Faca banhada em Mel


Imaginem o cenário... subitamente, alguém vosso amigo vos liga e pergunta se pode passar por vossa casa para vos ver. É óbvio que querem que esse amigo fique um pouco mais e possa "bicar", alguma coisa convosco...ora cá está, algo simples que em 5 minutos podem construir e servir. Lembro-me com muito carinho, o meu Amigalhaço Sr. Rebelo, ao olhar para mim e dizer...Você desculpe João, mas a faca que cortou este queijo, estava doce (adoro estar consigo, adoro as suas história fantásticas)!!! ehehe. grande Rebelo!!! Ora cá vamos!
Ingredientes:

Fatias de Queijo de cabra, de preferência curado
mel
azeite
oregãos
broa de preferência de avintes, (é massuda e húmida)

Disponham as fatias de queijo numa travessa plana, depois reguem com um fio de azeite e mel a vosso gosto, finalmente polvilhem com oregãos secos!!!Sirvam com broa...
Delicioso, simples e genial!!!

Um xi

e Bom apetite.

João Silva

Coelho Vaporizado ao forno em Sementes de Linhaça


Bem... bem... cá está mais uma receita que consegue motivar qualquer um, cá está mais uma alternativa à elaboração do coelho, suculenta e saudável... Vejamos!

Ingredientes:
3 pedaços de coellho
um ramo de salsa
1 folha de salsa
1 ramo de alecrim
2 cm de gengibre fresco
2 cascas de limão
2 cascas de laranja
2 dentes de alho
1 flor de aniz
sal
azeite
sementes de linhaça
Mel

Em primeiro lugar, coloquem uma panela ao lume que dê para trabalhar a vapor. No seu interior coloque o ramo de salsa, o alecrim, gengibre, cascas de limão e laranja, alho, e sobre esta base, coloquem o coelho. Deixem cozinhar por 30 minutos ( o aroma é incrível). Entretanto retirem o coelho, juntem um fio de azeite, flor de sal e sementes de linhaça. ( O azeite, vai ajudar a colar as sementes à carne,) coloquem o coelho ao forno a gratinar a 200 gr, Até tostar, depois coloque nos momentos finais da assadura uma colher de cá de mel, sobre cada pedaço de carne... Divinal...
Um Xi

João Silva

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pastelinhos de Arroz no forno do outro dia


Boa noite, amigos!!! espero que a semana tenha começado da melhor maneira?? bem??? ok, com harmonia e um sorriso nos lábios, isso é que interessa!!! depois do treino, ainda tive tempo de aproveitar um arroz de peixe que tinha sobrado de sábado ao meio dia!!! uma delicia!! acreditem!!! topem lá!
Ingredientes:

Reaproveitamentos de restos de arroz de carne ou peixe
brócolos
cenouras
azeite
redução de vinagre balsâmico
sal

Comecem por fazer com duas colheres um tipo de bolinhos de bacalhau, depois coloquem sobre um tabuleiro para ir ao forno. Liguem o forno a 220º a gratinar. Entretanto cozam os brócolos e as cenouras. Empratem com os Pastelinhos de arroz, os brócolos e a cenoura...reguem com a redução de vinagre...Genial...

Um Xi

Durmam bem!!
João Silva

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mexilões com Cogumelos


Ora, hoje, almoço privilegiado em casa dos meus compadres, João, Cláudia e Miguelito. Paelha 5 estrelas, pimentos de padrão e um bem estar único entre amigos!
Foi um dia bem passado entre pessoas que só nos querem bem!
Para hoje trago-vos os meus mexilhões com Cogumelos!

Ingredientes:

1 kg de mexilhões frescos
150 gr de cogumelos
1 pimento vermelho cortado em fatias
3 cebolas cortadas em meias luas
1 alho francês cortado em rodelas
4 dentes de alho
4 anchovas
1 ramos de salsa
1 malagueta
1 cálice de vinho branco
5 colheres de sopa de azeite
4 rodelas de chouriço

Em primeiro lugar, lavem muito bem os mexilhões. Coloquem uma panela com o azeite em lume brando, depois juntem as anchovas e as rodelas de chouriço. Depois de tostadas as rodelas de chouriço juntamos os legumes e deixamos cozer por 10 minutos em lume brando. Depois de cozidos, juntem a malagueta o vinho e o ramos de salsa, depois de evaporado o álcool, juntem os mexilhões e rectifiquem com sal!!!

Uma delicia! Sigam o meu conselho e acompanhem com paozinho, para molhar no molho!!!

Um xi e durmam bem!!!

João Silva

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A minha Aventura com o Arroz de Lampreia


Hum!!! bem conseguido, sim...sucesso.... estou contente! A fasquia era alta e exigente, mas consegui passar com distinção! Tive a companhia do Sr. Rebelo e Meninha, do Hélder e da Marisa, os primeiros, pessoas já assíduas nestas minhas aventuras gastronómicas, e disseram-me que passei no teste!!!
Sinto que a cada dia que passa, fico mais confiante na minha Maratona e acredito vivamente que um dia, todo este esforço terá significado!!! para todos vocês, eis a receita.

Ingredientes:

1 lampreia amanhada em vinha de alhos, alhos, louro, vinho verde tinto, vinho maduro, noz moscada, cravinho, alho francês.
sangue da lampreia misturado com vinagre
3 cebolas grandes
1 kg de arroz carolino
1 cálice de vinho do porto
1 litro de caldo de carne
sal
Azeite

Comecem por colocar uma panela ao lume com 3 colheres de azeite, depois juntem as cebolas cortadas em meias luas, quando estiverem douradas adicionem os pedaços de lampreia. Deixem refogar por 1o minutos , juntem agora a marinada e deixem cozer por mais 5 min. (verifiquem se a lampreia está cozida com um garfo). Retirem a lampreia da panela e juntem ao refogado um cálice de vinho do Porto. Passem tudo agora pela varinha mágica até estar tudo triturado, e coloquem novamente o refogado ao lume, juntem o caldo de carne. Misturem bem , e juntem o arroz, quando estiver meio cozido, juntem o sangue e os bocados de lampreia!!!
Genial

Bom apetite

João Silva

Queijadas da Madeira "A minha receita"


Boas Malta, para hoje iremos visitar a Ilha da Madeira! Virtualmente, claro! A minha Mónica deu aulas na Madeira e a por isso existe 3 coisas que a marcaram bastante, as anonas, as lapas na chapa e as queijadas da Madeira. Pois hoje, é tempo de recordar.
Ingredientes para nós os 3:
Massa:
125 gr de farinha
125 gr de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
raspa de limão
sementes de papoila

Recheio:
125 gr de Requeijão
125 gr de açucar
4 gemas
canela
2 claras
2 claras

Para a massa, junte a farinha à manteiga derretida a raspa de limão, e amassem até terem uma liga harmoniosa ao agarrarem a massa, deixem repousar 1 hora.
O recheio, é super simples, misturam-se os ingredientes todos, as claras no fim, tendo o cuidado de mexer pouco.
Estendam a massa em bolinhas pequenas e no centro, juntem um pouco de recheio, fechem-nas em forma de trouxas, pincelem com ovo batido e um pouco de água e adicionem as sementes de papoila Por cima. Levem ao Forno a 200º, até tostar.
DE-LI-CI-O-SO...

Um Xi

Até amanhã.

JS

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Omelete a Don Juan


Boas Malta!!! quase fim de semana! estou estafado, mas mesmo assim com vontade de vos apresentar o meu conceito de omelete, nos dias que correm, eis mais uma excelente alternativa para cozinhar, rápida económica e super saborosa!
Este fim de semana vai ser em grande,sábado vou preparar uma Lampreia e Domingo vou cozinhar em casa do João e da Cláudia...ainda não magiquei o que fazer!!!

Ingredientes:
6 ovos
1 cebola em rodelas
1/2 alho francês
5 fatias de presunto
8 fatias de queijo (deixo ao vosso critério)
salsa picada
sal
azeite
4 fiambre

Coloquem uma frigideira ao lume e façam aquecer 3 colheres de azeite, depois adicionem a cebola e o alho francês.Deixem cozer por 10 minutos em lume brando. Entretanto batam os ovos com sal e pimenta e a salsa, reservem. Depois da cebola ficar translucida, coloquem em cima, as fatias de fiambre, queijo e o presunto, depois coloquem os ovos em cima. Depois do fundo dourado, virem a omelete e deixem cozer por mais 5 minutos, coloquem em cima fatias de presunto e queijo. Acompanhem com uma salada de rúcula. Divinal.

Xi

Durmam bem...

João Silva

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Salmão em Massa folhada com doce de Figo e groselhas


Viva, chegamos aos 50 seguidores...Aleluia!!estou super feliz, sem dúvida mais um marco na história deste blog. Afinal de contas este é um blog do povo, é para todos vocês que escrevo e é em vocês onde vou buscar as forças, são vocês a minha fonte de inspiração !!! Para hoje preparei uma receita agre e doce, extremamente simples e de um paladar único.
Ingredientes:
1 posta de salmão
150 gr de massa folhada
sal
pimenta
1 dente de alho
doce de figo com groselha (ou outro da vossa preferência)

Coloquem uma frigideira ao lume e adicionem um fio de azeite, e o dente de alho esmagado, deixem o alho aromatizar o azeite, depois retirem o dente de alho e passem o salmão, levemente neste azeite. 2, 3 minutos o máximo de cada lado. Retirem o salmão e envolvem-no na massa folhada. 220º forno , até a massa ficar dourada, sirvam com doce da vossa preferencia. Servi com puré de batata e cenoura, mas confesso que se aplicaria aqui um puré de maça verde.

Um xi
Durmam bem.

João Silva


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Verduras envolvidas em Delicias do Mar


4 meses e meio, eis o somatório desde o inicio desta aventura gastronómica, ainda tenho tanto caminho a percorrer!!! não é fácil, mas é extremamente gratificante!
Para hoje, temos algo leve e super fácil de fazer!! Qualquer pessoa pode fazer esta receita!

Ingredientes:

1 saco de mistura de verduras, brócolos, ervilhas, espinafres, são sacos congelados (encontram em qualquer superfície comercial).
8 delicias do mar
3 dentes de alho picados
1/2 alho francês
sal
pimenta

Coloquem o wok ao lume com um fio de azeite, quando estiver bem quente, juntem os legumes, depois adicionem o alho, o alho francês e as delicias do mar, juntem sal e pimenta. Sirvam com arroz ou quinoa Real.

Um delicia!!!

Um xi
João Silva

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Salmão em Crosta de Azeitonas e Cogumelos


Olé Amigos Espero que estejam todos, hoje apresento-vos uma receita, deliciosa, saudável e não muito cara, nos dias que correm é importante.

Ingredientes para nós 3:

1 Filete de Salmão
5 azeitonas
4 cogumelos brancos
3 dentes de alho
1/2 alho francês
1 anchova
1 cebola
1 chávena de vinho do porto
sal

Coloquem uma frigideira ao lume com um fio de azeite, depois deixem tostar levemente o salmão previamente salpicado com sal e pimenta. Retirem da frigideira e reservem o salmão. Entretanto juntem ao azeite aromatizado a cebola, os cogumelos, as azeitonas, alho francês a anchova e os alhos. Deixem cozer por 5 min, depois juntem o vinho do porto e uma colher de farinha, quando evaporar o álcool, apaguem o lume e coloquem os legumes numa picadora e triturem tudo. Coloquem a posta de salmão numa travessa de ir ao forno e em cima do salmão coloquem os legumes triturados. 220º a gratinar, durante 10 min.
Genial.

Um xi

João Silva

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Massa Folhada em Requeijão, mel e canela


Boas Malta!!! hoje inspirei-me na beira interior, ou seja como estive na Guarda, lembrei-me de elaborar uma receita com base na sobremesa mais típica de Portugal, requeijão e doce de Abóbora. Hora, peguei no requeijão e aprisionei-o em massa folhada!!! uma delicia.

Ingredientes:
1 pacote de massa folhada (comprei no hipermercado)
1 requeijão
miolo de noz
mel
canela qb

Em primeiro lugar cortem a massa folhada em quadrados, reservem. Para o recheio, misturem o requeijão com noz (a quantidade que quiserem), depois coloquem no meio de cada quadrado uma colher de sopa de recheio, juntem mel por cime«a e canela. fechem bem a massa e levem ao forno pré aquecido a 220º. Fantástica sobremesa!!!! a não perder.

Xi

João Silva

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Arroz de nabiças


Boas amigos!
Cá estamos em Guarda City!!! Frio mas nada de neve! Este ano a neve está em greve, não chove??? que vamos fazer? não sei, mas que precisamos de chuva urgentemente é um facto!
O António, a Carlinha e a Maria Rita, agora estão bem, graças a Deus!!!
Bem para hoje!
Arroz de Nabiças, ADORAMOS!!! tomem nota!

Ingredientes, para nós 3!


2 chávenas de chá de arroz
5 chávenas de chá água
1 cebola picada
2 dentes de alho laminado
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 rodelas de chouriço
1 fatia de pimento
um molho de nabiças
azeite qb


Em primeiro coloquem a água a ferver com a cebola, o alho, o pimento, o chouriço, a massa de tomate o sal, depois de 5 minutos de cozedura adicionamos o arroz de as nabiças, mexemos e deixamos por cozer por 6 minutos!

Servir com peixe frito, ou carnes grelhadas!

Um xi e até amanhã!!!
João Silva

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Carapaus Assados em "Toque" de Citrinos


Boa noite malta...é fim de semana! Aleluia, é o que posso dizer! depois de uma semana desgastante como esta! Amanha vamos passar o fim de semana à Guarda! Certamente trarei informações preciosas sobre a gastronomia de degustarei! Para hoje trago-vos os meus carapaus recheados com raspa de limão e laranja! Ficam uma delicia, aromatizados e suculentos, têm de experimentar... ora cá vamos:

Ingredientes:
3 carapaus
2 anchovas
3 dentes de alho
picante
raspa de um limão
raspa de 1 laranja
azeite
sal

Em primeiro lugar, criem no lombo do peixe uma bolsa "abertura" entre a espinha e as faces. (vejam foto em anexo). Depois num pilão, façam uma papa juntando anchovas, alhos, raspa de laranja e limão, sal azeite. Preencham as bolsas com este preparado. Levem a 200 º assar no forno.
Delicioso
Bom Apetite

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sopa de XUXU com Broculos


Olá a todos..."VIVA EL ESPAÑA", amanha de manha parto de viajem para a minha adorada Espanha, Pais que adoro, gente que adoro e gastronomia que tanto aprecio, desde Galicia até ao Pais Basco... os pintxos, Tapas, jamones, chuletones e queijo de Cabrales... bem poderia estar aqui toda a noite que nunca mais terminava. Atenção nao confundam as coisas, adoro imenso a nossa gastronomia tão variada!!!! já agora ficam a saber, que aprecio também o Brasil, Terra onde tenho a minha titia Conceição e o titio Manuel, e os Meus priminho Barbara e Rafaeu !!! Em breve farei uma receita Brasileira que tanto adoro!!! Moqueca!!! Aceito sugestões da comunidade Brasileira que todos os dias visita este meu blog...
Bem para hoje, sopa de xuxu!!!
Ingrediente:
4 batatas medias
2 cenouras
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
3 xuxus
4 colheres de azeite
2 cabeças de brócolos
sal
coentros

Em primeiro lugar, coloquem todos os legumes a cozer com água e sal, excepção dos brócolos, depois de estar tudo cozido, passem a varinha magica, rectifiquem sal se necessário. Depois adicionem os brócolos e o azeite, deixem cozer por 5 minutos, para terminar. como opção podem adicionar umas folhas de coentros!
Fica um creme delicioso!!!
Comam com umas torradinhas!!! Genial!

Um xi e até amanhã

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Batatas com Alho e Parmesão


Olé malta!!!Finalmente sinto-me melhor!!!mas não me livrei de antibiótico!!! que dias estes!!! Frio e nada de chuva!!! Acreditem que tenho saudades de uma chuvada, além disso faz falta!!! venha ela e bem depressa.
Hoje apresento-vos mais uma opção de acompanhamento, com carne estufada, assados ou mesmo grelhados.
Ingredientes 6 pessoas:

10 batatas médias com pele
2 cenouras
1 cabeça de alho
1 folha de louro
1 ramo de salsa
azeite
sal
Queijo Parmesão

Em primeiro lugar cozam as batatas e as cenouras, com o ramo de salsa e o louro. Depois escorram a água, golpeiem as batatas a meio, juntem sal e azeite e salpiquem com queijo parmesão a vosso gosto.
Levem ao forno a 180º, apenas para até ao queijo ficar dourado.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Receita do Amor (Biscoitos)


Boa Noite...meus" namoradeiros"... De certo estão todos agarradinhos a viver este dia! Muito bem, a Receita do Amor, bem a receita passa por usar bons ingredientes como, carinho, companheirismo, união, verdade , frontalidade e muito Amor........ e fundamentalmente respeito!!!
Juntamente com os meus Amores, fizemos estes fantásticos Biscoitos.


Ingredientes:
150 gr de farinha
100 gr de avelãs moídas
100 gr de açúcar amarelo
100 gr de manteiga
1 ovo
1 toque de Canela
E muitooooooooooooooo Amor


Primeiro passem pelo peneira, a farinha, as avelãs e o açúcar. Depois batam o ovo com a manteiga e juntem tudo, claro com muito carinho........ Quando a massa estiver bem ligada, embrulhem-na em película aderente e levem ao frigorífico, 20 minutos, retirem estiquem e façam as formas que quiserem... Delicioso ...Agora vou namorar!!!

Um Xi de Nós 4

João Silva

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Abacate com Mel, Romã e manga Desidratada


Boa Noite, amigos, continuo de molho!!! sinusite, olhos vermelhos e doridos, corrimento nasal, mau estar!!!Ufa...que "tosga"!!! Amanhã vou ao Otorrino!!!
Bem malta, para hoje trago-vos uma proposta de sobremesa, bem saudável e saborosa.
Ingredientes:
1 Abacate maduro
Gomos de 1/2 romã (descubram no blogue, como descascar uma romã em 30 seg)
1 colher de sopa de mel
folhas de menta
3 palitos de manga desidratada

Em primeiro lugar, abram a o abacate, retirem o recheio e triturem, reservem as cascas. Depois juntem ao abacate a romã, as folhas de menta e o mel, misturem bem e encham novamente as concavidades dos abacates!!!
enfeitem com a Manga...

Um Xi

João Silva

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Frango "Amansado" em gengibre em Massa ao Alho



Olé!!! hoje é um dia especial!Porquê? Porque a minha irmã, faz 35 Primaveras... hoje esta receita é dedicada a ela!!! Muitos parabéns minha querida...
Fomos ver o Carnaval Infantil a Estarreja, foi "delicioso" ver todos aqueles miúdos, com um sorriso de orelha a orelha, a saltar e a viver intensamente o dia, pena é o frio que se fez sentir a partir das 17h... era tosse por todos os lados, e eu , olha agasalhei-me o melhor que pude...mas ainda me sinto combalido, a Rosita, vinha roxa de frio.... Enfim, faz parte do Inverno.

Ingredientes para nós 3:

1 perna de frango do campo
2 cm de gengibre ralado
1 folha de louro picada
1 cenoura grande
1 cebola
5 folhas de manjericão
6 cogumelos brancos
3 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho picado
1 pacote de mozzarela fresco cortado grosseiramente

Em primeiro lugar, "amansemos" o frango (ehehehe), coloquem uma panela com água e se possível um recipiente de cozer ao vapor, coloquem a perna do frango e sobre ela, juntem o gengibre, a folha de louro e sal... ao lado na mesma panela cozam os cogumelos, a cebola e a cenoura. Em outra panela aqueçam água, com sal e um fio de azeite, quando levantar fervura juntem a massa. Quando o frango e os legumes estiverem cozidos (+- 20 min) separem o frango dos ossos e reservem, a cenoura cortem em rodelas, os cogumelos laminados e a cebola picada. Entretanto, coloquem o wok ao lume com o azeite, quando estiver bem quente, juntem o frango e os legumes, passados 2 minutos juntem o alho. Finalmente juntem a massa e um pouco da água de cozedura, para terminar juntem o Mozzarela e as folhas de manjericão. Estou feliz!!!!Sem palavras.

Um Xi

João Silva

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Pescada Suada em Aroma de Mar




Melhor...mas ainda choco!!! doí-me o corpo e os olhos!!! detesto estar assim!!! para me alegrar, fui para o meio dos tachos! Convidei a minha mãe a minha irmã e os meus sogros!!! Tinha umas postas de pescada e resolvi, "construir", algo de suculento e com aroma fantástico.

Ingredientes para 6 pessoas:

10 postas de pescada
15 camarões "calibre 20/30
250 gr de Ameijoas
3 fatias de presunto Ibérico
1 pimento fatiado
12 tomates cherry, ou 2 tomates grandes em rodelas
3 cebolas cortadas em rodelas
3 dentes de alho
1 ramo de salsa
1 ramo de coentros
1 pacote de natas ligeiras
sal
1 pacote pequeno de polpa de tomate
1 cálice de vinho Branco

Em primeiro lugar numa cataplana (ou uma panela), eu fiz na minha paelheira, façam uma "cama", com azeite, cebola, tomates, pimento, salsa e coentros. Depois coloquem em cima as postas de pescada, e sobre a pescada sobreponham as ameijoas e os camarões, finalmente reguem com o vinho , as natas e a massa de tomate, para acabar, coloquem as fatias de presunto, rectifiquem com sal e adicionem pimenta se quiserem... Servi com Brócolos e batatas cozidas. Genial, e fabuloso.
Um Xi
João Silva

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Batatas fritas com Jamon Iberico em majericão frito e salsa


Ora, hoje estou de molho...Gripe, estou refém deste bicharoco vírus da Gripe!! Doí-me o corpo e estou sonolento!!! Chãzinho de limão e mel... e 2 benuron!!! bem, mesmo assim...sentado no sofá... as minhas princesas, começaram a pedir...batatas fritas , se faz favor!!! pecado mortal bem sei!!! mas para uma linda menina de 4 anos e a mulher dos meus sonhos, não posso recusar!!! e então fritei umas batatas fritas e coloquei algo que as transformou numa entrada...Perfeita!!!

Ingrediente para nós 3:
3 batatas médias em palitos
3 fatias de presunto Ibérico
3 ramos de salsa
folhas de manjericão
Gomasio
Óleo (bom)

Fritem as batatas em óleo bastante quente, sequem nem as batatas antes de as fritar, para cozinharem melhor, reservem. Fritem a salsa e o manjericão, não imaginam o sabor!!! que o diga os meus Queridos Amigos da Figueira, Mário e Regina!!! que já provaram os meus legumes fritos em Polme!!! Tempo de empratar, coloquem as batatas como base, depois adicionem o Presunto a salsa e o manjericão e finalmente o Gomásio... Um bomba inesquecível de sabor!!!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Os Rissois da Belita (Minha Versão)


Boas companheiros, Amigos e interessados! Cá estamos para mais uma receita fabulosa! Hoje trouxe-vos uma versão mais modernas dos Rissóis da minha Mãe, a linda Dona Belita !!! São deliciosos, e rendem muito, podem fazer grandes quantidades e congelarem, para assim terem sempre refeições prontas a fazer... eu fiz de carne, mas podem fazer de peixe, cogumelos ou mesmo só de legumes... Ora, nem tudo é um mar de rosas, os Rissóis têm um problema 2 toneladas de louça suja, para lavar... meu Deus, fiquei exausto de tanto esfregar...ehehehehe!!!! Mas valeu a pena... Vejamos !!!
Ingredientes:

Restos de carne (eu usei restos de frango)
1 cebola em rodelas
3 dentes de alho
uma gema de ovo
2 tomates pelados
1 ramo de salsa
1 malagueta
noz moscada
leite
farinha.

Massa:
1 copo de farinha
1 copo de água
1 colher de sopa de manteiga
sal
2 ovos
Pão Ralado

Coloquem uma panela em lume brando com 3 colheres de sopa de azeite, depois adicionem a cebola, alhos, 1 ramo de sal, noz moscada, a malagueta, sal . Deixem cozer por 15 minutos, depois adicionem uma mão cheia de frango desfiado e triturem tudo. Coloquem novamente ao lume, e juntem uma chávena de leite, mexam sempre e aos pouco vão adicionando farinha, até conseguirem uma pasta homogénea. Reservem.
Para a massa, coloquem a água numa panela com sal e manteiga, quando estiver a ferver, adicionem a farinha e mexam sempre até a massa começar a colar, retirem da panela e trabalhem-na, até ficar macia. Deixem descansar por 10 minutos.
Coloquem a massa numa mesa e estiquem-na com um Rolo, depois com um copo, façam rodas de massa com a abertura do copo. Coloquem um pouco da pasta de carne no centro e fechem os Rissóis com o Polegar e o indicador. Finalmente passem por ovo batido e pão ralado. Depois têm duas hipóteses ou fritam-nos...(versão gulosa), ou colocam-nos no forno, como nós... também ficam óptimos.
Experimentem...
Um xi

João Silva

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Camarões a Nadar em Alho


Simples...e delicioso, é assim que defino esta receita fabulosa!!! Mas antes de tudo, olá a todos! Espero que tenham passado mais um dia feliz na vossa vida! Depois do trabalho, fui com a Mónica à nossa aula de Yoga, que delicia...só quem vive esta aula, poderá sentir o estado de bem estar fantástico, connosco e para com os que nos rodeiam. Pois vamos lá.

Ingredientes:
Para 3 adultos comprei 15 camarões, jeitosos (calibre 20/30)
Azeite
1 cabeça de alho amassada no Pilão
Sal
Malagueta a gosto
Limão

Coloquem uma frigideira ao lume com 2 colheres de sopa de azeite, deixem aquecer bem. Entretanto juntem salguem os camarões e juntem a malagueta.
Quando o óleo estiver bem quente, juntem os os camarões, deixem ganhar cor. Quando isso acontecer de ambos os lados, juntem um pouco de alho, repitam o mesmo procedimento até fritarem os camarões. Antes de comerem os camarões, podem regar com sumo de limão.
Nota, fritem poucos camarões de cada vez.
Bom Apetite!!! Um xi

João Silva

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Rolo de Carne em Massa Folhada com Vinho do Porto



Olá Amigos, hoje tive jantar cá em casa! O meu Amigo David Hantoria, de Irun esteve cá. Cozinhamos juntos uma bela bolonhesa de carne enrolada em Massa Folhada! Além da companhia Rica e alegre, o jantar esteve muito bom e com uma qualidade apreciável! Encanta-me cozinhar com Amigos.

Ingredientes para 4:
1 rolo de massa folhada 250 gr
800 gr de carne de vaca picada
1 batata Grande cortada em cubos pequenos
1 cenoura cortada em cubos pequenos
2 colheres de sopa de ervilhas secas
1 ramo de brócolos frescos.
3 cálices de vinho do porto
1 colher de sopa de pimentão doce
1 malagueta

Em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume com água e deixem ferver, depois adicionem os legumes cortados em cubos pequenos deixem cozer por 3 minutos, logo reservem fora da água.
Entretanto misturem a carne com os legumes, juntem sal e pimenta. Estendam a massa folhada na Mesa, coloquem a carne em cima da Massa e enrolem muito devagar, Façam tipo um rolo, e depois fechem os cantos muito bem! Finalmente pincelem a massa com um ovo batido.
Reduzam vinho do porto conforme descrito numa receita anterior, e sirvam acompanhando a carne... Fabuloso, prático e equilibrado.

Um xi

João Silva

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Galo Regado com vinho Branco, alho e gengibre



Boa tarde, amigos, cá estou depois de um dia cheio de aventuras! ou seja, problemas para resolver na fábrica!!! Não , não se preocupem, faz parte do meu trabalho, e pressão é o que tenho todos os dias! mas confesso que assim que acaba o dia fabril, refúgio-me entre os tachos e tudo volta ao normal.
Para hoje trago-vos o meu Galo assado, que delicia, simples, mas mesmo simples de fazer, e com um resultado incrível no final! Vale a pena.

Ingredientes para 6 pessoas.


1 galo de 2 quilos (caseiro de preferência)
azeite
sal, 4 dentes de alho
um copo de vinho branco
1 limão
1 1/2 tangerina
1 ramo de salvia
5 cm de gengigre raspado

Coloquem o galo numa travessa preparada para ir ao forno, depois reguem com azeite e salpiquem o galo com sal, o azeite vai ajudar o sal a fixar-se ao galo.
Na concavidade inferior do galo, coloquem o ramo de salvia, 1/2 tangerina e o limão cortado em dois. Levem ao forno a 180º. O tempo de cozedura é 1.25h. Entretanto num pilão, esmaguem o alho, juntamente com o gengibre, adicionem o vinho e reguem o galo com este preparado de 15 em 15 minutos, uma delicia. Quando estiver tostadinho o Galo, espremam a tangerina por toda a superfície do galo e levem a cozer por 5 min. Um verdadeiro manjar de Domingo à Noite!

Durmam Bem e Bom apetite.

João Silva

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Papa de Aveia "Os 3 Ursinhos"


Bom dia, hoje acordei e a Rosita veio para junto de nós, com a história dos 3 Ursinhos..."Papa lê por favor!... e fiz-lhe a vontade. Ao ler a história e passando pela parte onde os Ursinhos comem a Papa de Aveia, deu-me cá uma vontade..e... já estão a adivinhar! Fui fazer para o pequeno almoço, uma papa de Aveia digna do Papá Urso... ehehehe eu claro!!! Então sigam-me .

Ingredientes:

Leite (uma caneca por pessoa)
Flocos de Aveia (1 chávena de café por pessoa)
1/2 maça por pessoa cortada em cubos pequenos
casca de limão
1 pau de canela
Bagas de goji 10 bagas por pessoa (ou uvas passas)
1 colher de café de manteiga
Mel
sal

Em primeiro lugar coloquem o leite ao lume, com a manteiga, canela, limão e uma pitada de sal . Depois juntem a aveia e mexam sempre, passados 5 minutos juntem a maça e as bagas de goji. Quando os flocos estiverem tenros, sirvam e reguem com uma colher de mel.
O Papá Urso ficou satisfeito!!!

Um Xi

João Silva

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Espetadas de Frango com Redução de Vinho do Porto



Que friiiiiiiiiiioooooooooooo! Está demais... não estamos preparados para isto!! Portanto nada melhor que apresentar um prato quente e delicioso, para abrir o Apetite.

Ingredientes: Para nós 3.

1 peito de frango
1/2 pimento em cubos pequenos
1/2 cebola em cubos, pequenos
1/2 chouriço caseiro cortado em rodelas
2 dentes de alho
2 cm de gengigre
1 folha de louro
1 malagueta
4 batatas doces pequenas
2 cascas de Limão
sal
4 espetos de alecrim (finos)
Azeite
sementes de Sesamo
1 cálice de vinho do Porto

Em primeiro lugar, coloquem uma panela ao lume com um pouco de sal, as cascas de limão, o gengibre o louro, a malagueta as batatas doces e o peito de Frango . Deixem cozer até as batatas ficarem meias moles. Depois retirem a águas e é tempo de fazer as espetadas! tirem as folhas dos espetos de alecrim e façam um bico na ponta, depois é só colocar a cebola, o pimento o chouriço e o frango, na disposição que quiserem e a quantidade que desejarem, depois reguem as espetadas com azeite e pulvilhem com sementes de Sésamo. Finalmente coloquem as espetadas numa travessa, juntamente com as batatas, e levem ao forno a gratinar.
Para a redução do Vinho do Porto, coloquem vinho numa panela ao lume, mais ou menos 10 minutos ( depende da quantidade9«) depois acompanhem esta redução com a espetadas!!! Um delicia... não percam...XI

João Silva

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Pargo Surpresa em Limão e Manjericão



Hoje resolvi partilhar convosco a minha especialidade!!! peixe no forno envolvido em papel de Aluminio!!! Adoro quando rebento o saquinho e sai aquela "lufada" de ar aromatizado!!! que maravilha! Nós cá em casa temos sempre a preocupação em alternar com carne, peixe e muitas vezes, vegetariano!!! Nem acredito estamos em fim de semana, tempo para carregar baterias... e bem preciso! Ora vejamos!!!

Ingredientes para nós 3:

2 pargos médios (ou outro peixe que queiram)
2 cebolas cortadas em rodelas
1/2 pimento grande cortado em fatias grosseiras
2 dentes de alho laminado
3 batatas cortadas em rodelas
1 tomate cortado em rodelas finas
folhas de manjericão
rodelas finas de limão
azeite
flor de sal
picante (opção)
Papel de alumínio

Em primeiro lugar coloquem uma frigideira ao lume com 4 colheres de azeite, depois adicionem as batatas, previamente salgadas e pré fritem, ou seja, dêem uma cozedura rápida, depois retirem do azeite. Entretanto no mesmo azeite coloquem a cebola, alhos, pimentos, e deixem cozer durante 5 minutos. Pronto está quase. Agora vamos preparar a "cama " do peixe. Cortem uma folha de papel de alumínio, no centro coloquem as batatas, depois sobreponham o peixe e as rodelas de tomate, rectifiquem com sal. Depois em cada rodela de limão juntem uma folha de manjericão e sobre o limão coloquem a cebola, os pimentos e os alhos... fechem o papel de alumínio de forma a fazerem uma bolsa... levem ao forno durante 25 minutos a 200º... é um parto engraçado para fazer com amigos!!! 5 estrelas...

Um Xi e durmam bem...

João Silva

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

"Pasta Del Mare" com fundo Mel e toque de Manjericão




Oléeeeeeeeeeee Malta, isto é que tem sido uma festa cá por estas bandas... hoje já fomos visitados 225 vezes (novo record)!!! para quem começou por 15 visualizações diárias, isto de 225 é um sonho !!! Fico muito contente em poder partilhar o meu espaço com vocês.. sabem bem que isto de cozinhar faz parte de mim!! e por isso cá vamos nós para mais uma viagem fantástica!! hoje resolvi partilhar com vocês a minha massa com camarões e delicias do mar com mel... fica uma coisa do outro mundo, além de ser prático e económico. Vejamos o que precisamos.

Ingredientes Para nós os 3.
200 gr de camarão descascado (cru de preferência) mas podem usar cozido se for para aproveitar
50 gr de delicias do mar
150 gr de massa à vossa escolha ( de preferência espirais)
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
1/2 pimento vermelho picado
1 pacote de polpa de tomate pequeno
1 colher de sopa de mel
10 azeitonas sem caroço
5 folhas de manjericão fresco
Gengibre
Azeite
Sal
Pimenta (opção)

Em primeiro lugar, cozam a massa (já sabem um fio de azeite e um pouco de flor de sal).
Em seguida coloquem uma frigideira ao lume com 2 colheres de azeite e coloquem em seguida os camarões e as delicias do mar salpiquem com sal e pimenta, passados 2 minutos juntem o alho, a cebola o pimento o gengibre e as azeitonas. Deixem cozer por 5 minutos e reservem. Finalmente numa travessa de ir ao forno coloquem a colher de mel e reguem todo o fundo com mel, depois adicionem metade dos camarões, e logo a seguir, juntem a massa, depois adicionem a massa de tomate e espalhem bem sobra a massa para terminar, coloquem por cima a outra metade dos camarões. Raspem lascas de parmesão e adicionem por cima as folhas de manjericão!!! levar ao forno a gratinar 10 minutos a 200º. Amigos reguem tudo isto com um bom vinho tinto!!!! Delicioso!!!

Um Xi e durmam bem

João Silva

Gelado de Baunilha em Manga desidratada com Cramberries


Boa Noite amigos, hoje tive mais uma aula de yoga, como é saudável esta pratica, acreditem que saio da aula de 2 hora, cheio de energia , novo em folha. Acho que o grupo também ajuda com a sua aura de energia. Depois da aula e como de costume, jantamos na minha mãe. A sobremesa foi comida cá em casa, muito simples e prático.

Façam 2 bolas de gelado para cada pessoa, depois piquem manga desidratada, comprem no jumbo ou superfícies comercias onde encontrarem... e depois adicionem bagas secas de cramberries... finalmente se quiserem juntem umas folhas de menta. Genial...
Um Xi

João Silva