Acerca de mim

quinta-feira, 29 de março de 2012

Pêssegos de Primavera grelhados



Oi, tudo beleza!!! sim hoje abro a receita cumprimentado a nossa comunidade Brasileira que todos os dias nos visita! Envio um xi muito forte para os meus primos Rafael, Barbara, Titia Conceição e Titio Manuel ( o tal que foi mordido pelo cachorro Branquinho). Ora hoje trago-vos a oitava maravilha da gastronomia!!! pêssegos em calda grelhados...acompanhamento de carne!!! 5 estrelas, super bem conseguido, e o bónus da coisa é que é super fácil!

Ingredientes :

1 lata de pêssego em lata (aproximadamente 8 metades)
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
flor de sal
2 colheres de sopa de azeite

Juntem aos pêssegos escorridos da calda, o alecrim e o tomilho. Depois adicionem o sal e o azeite, mexam e levem a grelhar em brasa bem quente.

Uma delicia

Um xi

JS

quarta-feira, 28 de março de 2012

Cabeça de Pescada fresca Suada em Hortelã da Ribeira


Ei...calma! não é nenhum filme de terror! nada disso, é apenas a cabeça de uma pescada cozida ao vapor em aroma de hortelã da Ribeira!
Acreditem que já tenho esta erva à tempos e nunca a tinha utilizado. Ainda bem que tomei a iniciativa, pois meus amigos esta cabeça de uma simples pescada, transformou-se numa cabeça de garopa de metro e meio...

Ingredientes:

Usei cabeça, mas podem usar o peixe que quiserem
1 ramo de hortelã da ribeira
sal
pimenta, quem gostar


Coloquem uma panela ao lume com um utensílio de cozer a vapor. Eu comprei o meu no Ikea. E juntamente com a água adicionem o ramo de hortelã. Entretanto salpiquem com flor de sal, pimenta e com hortelã , picada grosseiramente. Acompanhei com legumes frescos!

Maravilhoso

Xi

João Silva

terça-feira, 27 de março de 2012

Rolinhos de Solha em frutos do mar com redução de licor de framboesa


Boa noite amigos!
Esta é daquelas receitas que nos faz encher o ego,reforçando a ideia que está a valer a pena esta aprendizagem diária em busca da perfeição e das descobertas gastronómicas!
Hoje a Rosita ficou em casa da avó, pois bem, resolvi fazer uma receita digna de um jantar a dois!!! ou melhor a 3, pois, não sei se vos informei, mas em Maio serei Pai de mais uma menina, ou seja "bendito seja eu entre as mulheres"... enfim estamos radiantes!!! o jantar foi uma delicia, fica o paladar desta bomba de sabores!

Ingredientes:

4 filetes de solha limpos
4 delicias do mar ou camarões
4 mexilhões sem ou com metade da concha apenas
1 cebola cortada em meias luas
sumo de 1 limão
4 dentes de alho picados
1 ramo de funcho
1 ramo de salsa
1 cálice de licor de framboesa
1 colher de chá de farinha
flor de sal
3 colheres de sopa azeite virgem extra

Em primeiro lugar, coloquem os filetes a marinar no limão e no alho, cerca de 2 horas. Depois salguem dos dois lados cada filete e depois em necessário os enrolar com cuidado em uma delicia e um mexilhão, prendam-nos com um palito. Finalmente envolvam-nos em funcho e flor de sal.
Finalmente coloquem uma panela ao lume com a cebola e o azeite, depois deixem cozer levemente. Entretanto coloquem com cuidado os filetes juntamente com a cebola, tapem a panela e deixem cozer durante 8 min, entretanto adicionem o licor de framboesa, deixem o alcool evapora. Retirem os filetes e juntem a farinha até engrossar o molho... Um verdadeira delicia!!! servi acompanhados de legumes cozidos!!! Genial!!!

Bom Apetite

JS

segunda-feira, 26 de março de 2012

Frango Asiático em Paladar de Salvia


Primavera chegou, o bom tempo está a chegar, e com ele as receitas frescas e saborosas!
Para hoje, trago-vos uma boa ideia para transformarem um simples peito de frango em algo inesquecível.

Ingredientes (nós 3):

1 peito de frango cortado em cubos pequenos
1\2 beringela pequena, cortada em cubos pequenos
6 cogumelos cortados em 4
1 lata pequena de rebentos de soja
1 colher de sopa de uvas passas
2 dentes de alho triturados
1 colher de chá de 5 especiarias
brócolos qb
5 folhas de salvia
3 colheres de sopa azeite virgem extra
1 colher de sopa de molho de soja

Em primeiro lugar coloquem o wok ou uma frigideira ao lume, adicionem o azeite e deixem aquecer bem, adicionem as folhas de salvia e deixam aromatizar o azeite. Depois adicionem os cubos de frango e deixem tostar levemente. Tempo agora de adicionar a beringela, os cogumelos, os rebentos, o alho, as uvas passas, os brócolos a colher de 5 especiarias. Mexam bem e deixem tostar em lume forte, adicionem o molho de soja!!! está pronto!!! Sirvam com arroz de alho ou massa chinesa!!! A Rosita adorou!!!
Um Xi e até amanhã

João Silva

domingo, 25 de março de 2012

Quinoa com Manga, morangos e Mel (pequeno almoço alternativo)



Escusado dizer que somos amantes da quinoa, com peixe, carne, legumes. A maluquice chegou ao ponto de a preparar ao pequeno almoço!!! e amigos, lambam os dedos, pois ficou divinal!!!
A descoberta e o teste está feito!!! aguardo o vosso feedback!!!

Ingredientes : (nós os 3)

1 chávena de quinoa
3 chávenas de leite
1 colher de sopa de bagas de goji
2 colheres de sopa de sementes de chia
1 maça raspada
1 pau de baunilha
1 colher de sopa de uvas passas
casca de limão
morangos qb
manga
uma pitada de sal
mel a gosto

Coloquem o leite ao lume com a maça, a canela o limão a quinoa, as goji, a chia as uvas. Deixem levantar fervura e depois mexam sempre até obterem uma textura viscosa ! certifiquem-se que a quinoa está cozida e apaguem o lume.
Disponha a quinoa em pratos fundos e enfeitem com os morangos e a manga...finalmente acrescentes o mel que quiserem!!! divinal e muito saudável!!!

Um Xi

sábado, 24 de março de 2012

Orgulho de ser Português "o lanchinho"


Boas povo! seguindo o meu raciocino, sigo construindo ideias, receitas e formas de levar até junto de vocês tudo aquilo que necessitam para vos motivar a cozinhar! minhas, ou de outros, o importante é tomarem a iniciativa de estarem de volta dos tachos. Hoje tomo a iniciativa de vos apresentar um lanche divinal, onde o segredo de o construir é depositar em cada etapa muito Amor e carinho...o resto de certeza aparece.
Nesta tábua, apresento-vos, um salpicão divinal de trás-os -montes, com colorau!!! uma coisa tão divinal que nem o consigo exprimir... fica para uma próxima!
depois temos o requeijão da guarda,o doce de abobora, feito por mim, e finalmente as cachapas venezuelanas , acompanham sempre bem o chouriço de salpicão!!!!
Desejo a todos um bom dia de semana-!!!

Xi

JS

sexta-feira, 23 de março de 2012

Frango com Legumes em goma de quiabos


Boas malta, já tenho internet!!! e para comemorar este feito nada melhor do que vos apresentar o meu franguinho com legumes e quiabos!!! Cá vai!!!

Ingredientes:
2 pernas de frango do campo
2 cenouras cortadas em cubos pequenos
2 batatas grandes em cubos pequenos
brócolos qb
uma couve branca cortada em Juliana
1 mão cheia de ervilhas
1 tomate
1 cebola cortada em meias luas
1 alho francês cortado em rodelas
2 colheres de sopa de massa de tomate
3 colheres de azeite
5 quiabos
1 ramo de salsa
flor de sal


Em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume com as pernas de frango, 3 canecas de água, o azeite, a cebola, o alho francês e o tomate. Deixem cozer com sal, durante 30 min. Depois retirem o frango dos ossos e juntem ao caldo, finalmente, juntem os restos dos ingredientes e deixem cozer até ficar bem apuradinho!
Divinal!!

Xi
João Silva

quinta-feira, 22 de março de 2012

Arroz de Sardinhas (em memoria João Evangelista)



Guardo no meu coração, os 35 anos que vivi junto do meu querido Pai! Partiu à 2 anos, mas fica dentro de nós por toda a eternidade!
Por isso em Memoria a ele, criei um dos pratos que ele mais gostava.

Ingredientes:

6 sardinhas
1 caneca de arroz
3 canecas de aguas
1 ramo de neveda
1 ramo de salsa
1 ramo hortelã
2 tomates maduros triturados
2 colheres de sopa de massa de tomate
1 cebola picada
2 dentes de alho laminada
3 anchovas

Em primeiro lugar, coloquem uma panela ao lume com Azeite (qb) a cebola o tomate, as achovas, os alhos, e deixem aromatizar o azeite.
Depois coloquem a água, o arroz, as ervas aromáticas, a massa de tomate e por fim as sardinhas!!!
Um prato simples e muito saboroso
Malta, estou sem internet!!!
Só amanha volto a topo!!!

Grato pela compreensão!!

Um Xi

João Silva

terça-feira, 20 de março de 2012

Espetadas de Lichias crocantes



Boas pessoal... já algum tempo que tenho vontade de imaginar alguma receita com lichias, e assim foi, resolvi fazer uma sobremesa fabulosa.

Ingredientes:

lichias em conserva
paus de espetadas
4 colheres de açúcar
3 colheres de água
1 estrela de anis
1/2 vajem de baunilha, ou uma colher de café de aroma de baunilha
1 ramo de baunilha
nozes

Em, primeiro lugar coloquem uma panela ao lume com o açúcar a água, a estrela de anis, a baunilha e deixem caramelizar.
Entretanto coloquem as lichias nos paus de espetadas e empratem.
quando o açúcar estiver em ponto de rebuçado, reguem as espetadas com este preparado. Se quiserem podem deixar o açúcar caramelizar.
Enfeitem com as nozes e a Hortelã.
O resultado é delicioso... A experimentar.

Um xi

João Silva

Os Rojões do Dia do Pai...a Surpresa



Pois, gritem bem alto...Parabéns a todos os Pais do Mundo!!! dia, feliz este...mais um entre todos aqueles que vivi e viverei. Fui buscar a Rosita ao infantário, aliado a um lanchinho que prepararam com muito carinho, todos os Pais receberem uma mensagem escrita pelos seus filhos!!! foi com muita emoção que li que a Rosinha escreveu o seguinte. "Adoro o meu Pai, gosto muito de Brincar com ele e com a Kitty (o nosso Gato). Adoro cozinhar com ele e adoro a comida que ele faz para mim"... Bem, isto bateu de uma forma sublime...o ego foi a Júpiter e os níveis energéticos retomaram a carga!!! Pois hoje não cozinhei... a surpresa, do dia, passou em jantar na minha sogra... menu... rojões à Tia Noémia... Deliciosos, sem palavras. Simples a receita, coloquem ao lume uma panela, cataplana de preferência e juntem os rojões com um copo de água e sal...Deixem cozinhar em lume brando. Mínimo, 4 horas.. Depende do tamanho- Deliciosos!!! Topem as fotos!

Um xi e durmam bem!!!

João Silva

domingo, 18 de março de 2012

Coelho de coentrada


Boas malta, ora, hoje tive cá o meus sogros a jantar! Tinha um coelho no congelador e fiz uma receita nova. Nada que tenha patente, mas ficou muito saborosa, a repetir.

Ingredientes:
1 coelho 1,5 kg
1 cebola cortada em rodelas
5 dentes de alho
1 alho francês picado
1 ramo de salsa
1 folha de louro
1 ramo de coentros
3 cravinhos
1 dedo de gengibre
5 colheres de azeite
1 litro de vinho branco
1 noz de manteiga
1 malagueta seca

Em primeiro lugar, deixem o coelho em marinada, durante 2h, a cebola, alhos, louro, salsa, coentros, malagueta, sal. cravinhos e o alho francês, tudo regado com o vinho. Depois coloquem uma panela ao lume com o azeite e a manteiga, depois tostem levemente o coelho, quando estiver dourado dos dois lados, reguem com a marinada e levem e cozam em lume brando... sirvam com arroz de pimentos ou batata cozida. Divinal, a não perder.

Xi

João Silva

sábado, 17 de março de 2012

O meu Caril de Frango


Faz tempo que ando desejoso de fazer esta receita de que de tanto gostamos, mas por este ou por outro motivo tenho vindo sempre a adiar! pois hoje tivemos cá os nossos amigos Carlos, Olga e Jony Boy, e resolvi fazer um caril à Maneira, saiu à maneira, comemos até nos fartarmos. Sigam-me.

Ingrediente:

1 frango cortado aos bocados e sem pele
2 colheres de azeite
1 colher de sopa de manteiga
3 tomates maduros
1 dedo de gengibre fresco
1 ramo de salsa
1 ramo de coentros
2 copos de agua
200 ml de leite de coco
1 cebola
2 dentes de alho
1 maça fugi de preferência cortada ao gomos com casca
1 malagueta seca
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 flor de anis
1 colher de chá de sementes de cominhos
1 colher de chá de massala
5 sementes de cardomomo
1 colher de chá de 5 especiarias



Em primeiro lugar coloquem numa liquidificadora os tomates, cebola,alhos, gengibre o ramo de salsa, os coentros e triturem tudo (reservem). Entretanto coloquem uma panela ao lume com o azeite e a manteiga, quando se fundirem juntem as especiarias, mostarda, cominhos, anis, cardomomo, massala, 5 especiarias, malagueta. Deixem tostar, depois juntem o frango e deixem ganhar levemente cor. Tempo agora para juntar os tomates triturados, a água, o leite de coco e a maça. Sirvam acompanhado de arroz de jasmim, de passas ou branco simples.

Genial e muito agradável!!!

Um xi

João Silva

sexta-feira, 16 de março de 2012

Suflé de Peixe (A minha receita)



De regresso a casa, de regresso aos tachos! Finalmente no meu meu meio!! depois da viajem, volto à carga com mais um prato fantástico, o meu Suflé de peixe:

Ingredientes:

3 postas de pescada
4 delicias do mar
2 anchovas
6 mexilhões
1 cebola grande picada
3 dentes de alho picado
1 alho francês picado
3 colheres de azeite
1 raminho de coentros frescos
noz moscada
1 calice de vinho branco
2 colheres de sopa de farinha
1 copo de leite
1/2 colher de chá de coentros em pó
5 ovos
200gr de espinafres

Coloquem uma panela ao lume com o azeite, quando estiver quente adicionem as anchovas , cebola, alhos, alho francês. Depois da cebola translúcida, juntem o peixe, as delicias do mar, os mexilhões e os coentros. Deixem suar durante 5 minutos. Tempo agora de adicionar o vinho branco, mais 5 minutos até evaporar o álcool do vinho. Retirem o peixe, os mexilhões e reservem, separando o peixe das espinhas. Tempo agora de bater as claras em castelo com um pouco de sal. Entretanto juntem à cebolada, que continuam em lume brando, os espinafres, a noz moscada, o leite, os ovos a farinha e os coentros em pó. Adicionem o peixe e mexam até obter uma pasta homogénea. Pois bem, untem uma travessa de ir ao forno com manteiga. Finalmente envolvam com muita delicadeza as claras batidas em castelo com o peixe, levem ao forno a 180º durante 45min. acompanhem com os mexilhões.
Dicas:
  1. envolvam as claras com o peixe sem mexer muito
  2. deixem repousar 20 min
  3. nunca abram o forno, durante o processo de cozedura

Experimentem fica divinal!!!


Um xi


João Silva

quinta-feira, 15 de março de 2012

Finalmente Cheguei

Boas amigos!!! já cá estou, cheguei bem!!! Amanhã prepare-se!!! venho fresco, com vontade e com umas ideias inovadoras!!!

Um xi

Até amanhã

João Silva

quarta-feira, 14 de março de 2012

Santa Sophia, Kebab Turco... o segundo dia


Igreja Santa Sophia

Pão Kebab

Sopa de Lentilhas
Kebab

segundo dia, longe da família, amigos e tachos!!! o desespero é imenso, mas faz parte!!! profissionalmente, foi bastante importante esta viajem. Os Turcos são por natureza pessoas de contacto, relações e amizade...é necessário persistência, e fundamentalmente muita paciência.
Bem o dia foi agradável 4 reuniões é obra, Istambul lado Europeu e Ásia!!! o transito é infernal, diria mesmo Infernal, amigos...Barcelona é para meninos... está tudo dito!
Terminamos por volta das 18h... recordo que na Turquia são mais 2 horas diferença de Portugal. Depois seguiu-se uma sessão de guiamento turístico!!! o Faruk é mesmo impecável!!! fomos visitar o Grand Bazar, onde mais de 5000 lojas, deliciam os amantes, de ouro, tapetes, especiarias e infinidades de produtos "uma loucura". Depois seguiu-se A Igreja de Santa Sophia, 1500 anos de obra, esta foi a tal capela Cristã que deu vez a uma Mesquita Muçulmana, nos dia de hoje é Museu, onde por 20 lr turcas podem visitar (cerca de 9 euros) Não vesitei o interior. Depois seguiu-se uma visita guiada ás profundezas da cultura Muçulmana, Mesquitas, palácios... uma delicia!!! a não perderem!!! para acabar, um VERDADEIRO , Kebab Turco, com sopinha de lentilhas a dar início ao Repasto. Seguiu-se um copo em uma das paralelas mais turísticas de Istambul.... Cansado mas consoladinho.
Despeço-me com um Xi, amanhã regresso a casa!!!
Aviões, Barcelona... nem quero pensar!!!
JS


terça-feira, 13 de março de 2012

O primeiro dia a sério, as saudades, a gastronomia e a beleza de um Povo

Eu (mortinho por chegar ao Hotel)
Pera em vinho tinto e caramelo (uma sobremesa inesquecível)
iogurte com funcho fresco, beringela estufada, pasta de chilis...delicioso
Menu do restaurante (variedade, cor e Liras Turcas 1€ = 2,5 lr
Mercado de Peixe
Faruk o Grande Guia
Olá a todos, nada me consola mais do que estar deitado na cama de hotel, a lembrar os que mais Amo... Mónica , Rosinha. Helena e toda a minha família! Partilhar com todos vós este sentimento é um momento de puro relax, pois vocês, são a minha fonte inspiradora, a alegria do povo... a água no deserto!
O dia correu bem, profissionalmente, venho com imensos contactos, a explorar e apostar. Fisicamente de rastos, e agastado por 2 noites , sem pregar olho!!! tirei algumas fotos que partilho com todos vocês... Acabamos por jantar no mercado de peixe em Istambul (aliás um dos muitos que existem), devo recordar que Istambul tem 15 milhões de Habitantes e a Turquia no total 75 milhões. O restaurante é extraordinário, conceito único. Imaginem, entram, sentam-se,escolhem o peixe que querem comer, e o empregado de mesa, vai comprar directamente ao mercado que está porta!!! bem o resultado só pode ser um... delicioso!!!um único detalhe !!! vinho tinto fresco???????????ui, então, republica das bananas!!!! pronto,é só um aparte!!! de resto... 2 estrelas michelin!!! ah, e a musica que estava a tocar era brasileira e Portuguesa!!! é verdade, arrepiei-me todo. Perguntei ao empregadito que lá andava, onde arranjaram a música e prontamente me respondeu dizendo que foi um download ao calha realizado na internet!!! delicioso este acaso...não é???

Um xi...cheio de saudades dos meus tachos!!!

João Silva

segunda-feira, 12 de março de 2012

Cheguei a Istambul

Boas malta! Boas noticias...cheguei... as más noticias são que estou todo amassado!!! Perdi o voo em Barcelona, e depois foi um corre, corre dos diabos! Hora local 24.00h... amanha vou para Bursa, vou acordar ás 5 h, para fazer uma viajem de 5 h, ferryboat, e comer Km de carro!!! amanhã postarei algumas fotos da viajem!!!
Um xi para todos

iyi uyumak (durmam bem)

Um xi

João Silva

domingo, 11 de março de 2012

As minhas moelas


Boas Malta, cá estou para mais uma história entre pratos e tachos. Ontem foi um abuso total, comer que nem um abade e abuso no levantamento do copo...Tinto, branco...porto!!! enfim era o que estava mais à mão. Hoje estou no relax e amanhã parto para Istambul. Como devem compreender, não vou poder cozinhar. Bem deixo-vos com água na boca, com as minhas moelas de frango.

Ingredientes:
1kg de miúdos de frango
1 cebola cortada em meia luas
5 dentes de alho esmagados
1 folha de louro
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de pimentão doce
1 cálice de vinho branco
5 colheres de massa de tomate
1 cerveja de 20cl
1 malagueta seca
Sal
Azeite qb

Bom, em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume com 4 colheres de azeite, depois adicionem a cebola, os alho e o louro (deixem o azeite ficar aromatizado. Depois juntem as moelas e deixem suar por 5 minutos, com a panela tapada. Tempo agora de adicionar sal, o pimentão doce, os cominhos, a massa de tomate, o vinho a cerveja e deixem cozinhar em lume brando durante mais ou menos 45 min.
Vão necessitar de 2 toneladas de pão para comer com o molho... ehehehe

Um xi e boa semana.

João Silva

sábado, 10 de março de 2012

Frango com mexilhões


Mar e terra, eis a origem deste prato...cá por casa adoramos mexilhões, ao vapor, assados, estufados... de qualquer maneira. Frango é a nossa carne de excelência, por norma evitamos a carne vermelha. Pois amigos esta combinação é perfeita e o paladar é único. Vejamos.

Ingredientes para 3:

3 pedaços de frango com pele
4 dentes de alho
1/2 pimento picado em cubos pequenos
1 cebola picada
5 especiarias
azeite
flor de sal
sementes de linhaça
8 mexilhões grandes com a concha

Coloquem a frigideira ao lume sem nada e deixem aquecer bem, depois coloquem o frango na mesma com a pele virada para a área quente, passados 2 minutos verão que a frigideira ficará inundada de gordura, largada pela pele. Quando a pele estiver dourada, virem o frango e adicionam a cebola, o pimento, os alhos as 5 especiarias as sementes de linhaça e finalmente os mexilhões. Levem ao forno a 200º. Fantástico e de aroma único... a não perder.

Um xi..

nota: amanhã é dia de festa da rosinha...

João Silva

quinta-feira, 8 de março de 2012

Bacalhau com sementes de oregãos e Noz moscada


Boa noite amigos!!! sentado no sofá, cá estou com uma alegria imensa em poder partilhar com vocês, mais um sucesso de receita! Embora cansado como é o dia de hoje, ainda arranjei forças para magicar mais uma receita, obrigado por estarem comigo!!! um aparte, sábado temos a festinha de aniversário da Rosita, e para a próxima semana estarei em Istambul. Por isso não vou cozinhar, mas como sempre, tentarei postar fotos e acontecimentos vividos. Bom, vamos lá à receita:

Ingredientes:

2 postas de bacalhau
5 delicias do mar
3 batatas grandes cortadas em cubos
1 cenoura grande, cortada em cubos médios
1 alho francês
1 cebola grande picada
5 dentes de alhos laminados
brocolos a vosso gosto
1 colher de sopa de azeitonas
1 colher de sopa de pepinos em conserva
1 ramos de salsa
noz moscada
sementes de oregãos triturados ou pó (vende-se em qualquer lado).
azeite

A primeira operação , é cozer a vapor, as batatas, cenouras, brócolos, bacalhau e o alho francês. Depois de cozido lasquem o bacalhau e reservem com os legumes. Em seguida coloquem uma frigideira ao lume com um fio de azeite (jeitoso), depois adicionam o alho e deixem aromatizar, tempo agora de juntar a cebola e depois todos os legumes, adicionam as delicias do mar, as azeitonas, os pepinos. Juntem as sementes de oregãos e a noz moscada, rectifiquem com sal e azeite e levem ao forno a 200gr a gratinar!!! tá feito depois de 15 min, por cima coloquem salsa fresca... Delicioso e genial---

Um XI

João Silva

quarta-feira, 7 de março de 2012

Doces 4 Anos da Rosa Lia (Doce de Abóbora)


Dia mágico o dia de hoje, hoje é dia de festa, a minha princesinha Rosa Lia faz 4 anos, a varicela já lá vai e ficou apenas uma menina doce e cheia de vida. Convidamos a família para um jantar, nada de especial, a minha mãe e irmã, os meus sogros e tia Noémia e a minha titia Paula. Que noite bem passada, vivida até à exaustão, tanta alegria e cumplicidade!!! acreditem, são estes momentos que nos fazem acreditar que vale, valeu e valerá sempre a pena!!!
Para um dia especial, apenas resta, deixar-vos com uma receita especial!!! O meu doce de abóbora.
Ingredientes:
Por cada kg de abóbora (cortado em cubos pequenos), juntar 1 kg de açúcar
1 pau de canela
por cada kg de abóbora juntar uma laranja cortada a meio.

Em primeiro lugar, juntem o açúcar à abóbora, por camadas, ou seja...Numa panela coloquem um kg de abóbora e por cima 1kg de açúcar, depois a abóbora e assim sucessivamente, reservem esta mistura mínimo 12h. Depois da marinada, coloquem este preparado ao lume, juntem agora as laranjas e o pau de canela... Atenção à cozedura, quando a abóbora começar a desfazer-se é tempo de parar o lume, importante deixar pequenos flocos de abóbora...sirvam acompanhado de doce de abóbora.

Bom Apetite e durmam bem
XI

João Silva







Por cada Kg de abobora ,c ortada em cubos, pequenos, juntar um Kg de açucar, 1 laranja cortada a meio, 1 pau de canela e reservar 12h ( a marinar) antes de começar a fazer o doce.

terça-feira, 6 de março de 2012

Amaranto em Toque de Inverno


Para hoje!!! cham... cham... cham... Um cereal novo! Para quem não conhece aqui está uma breve explicação:
É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Não contém glúten, sendo uma excelente opção para os Celiacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.

Eu tenho costume de experimentar coisas novas, exemplo disso é a base da minha alimentação matinal, todos os dias como cereais com bagas de goji e sementes de chia. Além disso, sabem bem o quanto adoro as sementes de linhaça, sesamo, e todas as ervas aromáticas.


Topem lá esta receita que serve de acompanhamento, a peixe ou carne.



Ingredientes para nós 3:

2 chávenas de café de Amaranto

1 ramos de salsa

1 noz de manteiga

1 colher de sopa de uvas passa

Queijo do vosso gosto (sabor forte)

Azeite


Em primeiro lugar lavem bem o Amaranto, depois coloquem-no em 4 chávenas de água, um fio de azeite e a noz de manteiga. depois de 30 min de cozedura em lume brando juntem a salsa picada. Finalmente juntem as uvas passas e o queijo. Uma textura parecida com cuscus, mas mais crocante.

Bom apetite e um xi

JS

segunda-feira, 5 de março de 2012

Pasta com restos do Almoço de Domingo "Genial"


Boa noite malta, início de semana!!! arranque sempre difícil, entrar novamente no ritmo, vira o disco e toca o mesmo!!! faz parte da nossa vivência, temos de saber contornar e seguir em frente, fundamental é fazer com que cada momento conte. Siga!!!
Hoje trago-vos mais uma receita de baixo custo e super saborosa!!! tenho vindo a realizar receitas, com aproveitamento de resto de comida! porque não? reparem só nesta deliciosa Massa.
Ontem a minha mãe fez um frango no forno delicioso, sobrou e resolvi fazer uma massa com ele!

Ingredientes:
restos de frango
1 mão cheia de azeitonas
1 mão cheia de uvas passas
2 anchovas
1 molhos de espigos de couve
3 colheres de azeite virgem
1 colher de nozes
sal
manjericão

Em primeiro lugar, retirem a carne dos ossos, depois disponham o frango numa frigideira, previamente aquecida, adicionem as azeitonas, as uvas, as anchovas e as nozes. Entretanto cozam a vapor os espigos, juntamente com a massa. Finalmente, juntem a massa ao frango e adicionem o azeite e o manjericão!!! delicioso!!

Bom Apetite

João Silva

domingo, 4 de março de 2012

Arroz de Marisco delicioso


Olá amigos, fim de semana já foi, amanhã, voltamos à correria do dia a dia! Hoje trouxe-vos mais uma maravilha de receita, o meu arroz de marisco! Por aqui adoramos camarões, aliás marisco em geral, por isso partilho convosco esta receita!

Ingredientes:
1 cebola grande
Arroz carolino
1/2 Kg de camarão 20/30
1 lata de tomates pelado, 250gr
1 folha de louro
4 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
5 filetes de anchovas
Coentros
5 delicias do mar
1 caixa de marisco (mexilhão, berbigão, lulas, etc)
5 colheres de sopa de azeite
flor de sal

Em primeiro lugar, coloquem uma panela ao lume com o azeite, a cebola, alhos, pimento, tomate, anchovas os caules dos coentros e a folha de louro. Depois de tudo cozido, triturem, até ficar reduzido a uma pasta. Tempo de adicionarem a água , salguem e deixem levantar fervura, depois adicionem o marisco e o arroz, quem gostar, pode adicionar uma malagueta seca.... Quando tiver pronto, juntem o ramo de coentros picado.
Sirvam com torradas e um vinho branco seco!!! DELICIOSO

Xi e Boa semana

JS

sábado, 3 de março de 2012

Bife de frango em ervas aromaticas com Pêra Rosé


Ora viva!!! a Rosinha está com varicela...Meu Deus, é pinta por todo o lado, e tanta comichão...coitadinha!!! enfim, temos de aguentar!! por isso estamos os 4 de molho todo o fim de semana!!! ainda bem que que está a chover!!! ehehehe!!!
Bem ao almoço, fiz um manjar dos Deuses!!! saiu mesmo bem...Topem lá!

Ingredientes:
3 bifes de frango
folhas de salvia
folhas salsa
segurelha
manjericão
flor de sal
azeite

3 pêras
1 flor de anis
1 ramo de hortelã
3 cálices de vinho do Porto Rose

Bem, em primeiro lugar, salguem os bifes. Depois piquem finamente todas as ervas e juntem aos bifes. Entretanto coloquem o grelhador ao lume com um fio de azeite (apenas umas gotas) , e grelhem em lume forte.
Entretanto descasquem as pêras e coloquem-nas numa panela ao lume com o vinho do porto, a hortelã e a flor de anis, deixem reduzir o vinho...
Sirvam com puré de batata doce ou de ervilhas!!! divinal!!! a não perder...

Bom fim de semana e um XI

JS

Bifes de vaca em molho de tomate



Pois...e o que é, perguntam vocês... "Bife de vaca em Molho de Tomate. Esta é uma receita dedica à Tia Maria! Italiana de gema, onde o sotaque não engana ninguém. A minha Mónica comentou-me um molho de tomate, onde recorda a sua infância com os "bigodes" de tomate.
Então, tornei esta lembrança em um desafio, e elaborei a minha imagem desse molho!!! e não é que me safei!!!

Ingredientes:

3 bifes de vaca finos e tenros
4
tomates maduros
1 cebola
3 dentes de alho
1 ramo de salsa
8 folhas de manjerição fresco
1 colher de pimentão
2 colheres de azeite
um chili
3 colheres de azeite
Flor de sal

Triturem os tomates, a cebola, alhos, salsa, manjericão, e o chili. Aqueçam uma panela com o azeite e adicionem o molho de tomate, deixem desidratar, até mudar de cor, cor tijolo. Depois adicionem o sal, o pimentão e os bifes, deixem cozinhar por mais 15 minutos. Acompanhei com Quinoa real. Um delicia...é caso para dizer "Grazie zia Maria"

Um Xi

João Silva

quinta-feira, 1 de março de 2012

Maça vs Perâ em massa filo com sabor marroquino


Boas malta!! o tempo passa e a nossa família aumenta, é impressionante o movimento que todos os dias neste nosso espaço... fico mesmo contente e com "ganas" de continuar esta viajem encantadora pelas minhas aventuras na cozinha! para os mais atentos, já repararam que não sou muito fã de doces! não é que não goste...nada disso! apenas não tenho muita pachorra para lavar a louça que normalmente usamos!!! eh eh...
Bem para hoje trago-vos um regalo da natureza!!! cá em casa foi amor à primeira vista!!! vejamos.

Ingredientes, para 4 pessoas.

4 maças descascadas
1 pêra descascada
2 colheres de sopa de vinho do porto
3 colheres de açúcar
1 ramo de hortelã
1 flor de anis
1 pau de canela
1/2 vajem de baunilha, ou 1 colher de café de aroma
1 noz de manteiga
sumo de meio limão
1 pacote de massa filo
morangos para acompanhar
3 Bolachas Maria

Em primeiro lugar, cortem a massa filo em 4 pedaços, para cada trouxa deverão ter 3 folhas de massa, entre elas já sabem devem pincelar com manteiga.
Entretanto coloquem uma panela ao lume e coloquem todos os ingredientes, descritos acima. Deixem cozinhar, até o molho ficar ligeiramente caramelizado. Depois apliquem a varinha mágica e triturem até obter uma pasta harmoniosa. Tempo agora de rechear os bocados de massa e fechar em forma de trouxa. Pincelem com manteiga e levem ao forno a 200º. Acompanhem com morangos!!! 5 estrelas...

Um xi...

João Silva