Acerca de mim

sábado, 30 de junho de 2012

Caldeirada de enguias




Sem comentários.....apreciem!

Ingredientes:

1 kg de enguias amanhadas (biológicas)
4 cebolas cortadas em rodelas
1 ramo de neveda fresca
8 batatas grandes cortadas em fatias de 2 cm
1 ramo de salsa
1 copo de água
sal qb
2 colheres de vinho branco
azeite qb
flor de sal

Numa panela coloquem uma camada de batatas, depois em cima uma camada de cebola e neveda e depois as enguias. Façam camadas da forma descrita. a última camada tem de ser de enguias para sabermos quando estão feitas.
Reguem com a água, o vinho e o azeite. Sal qb, entre as camadas. Vão necessitar de 20min em lume médio.

Acompanhem com vinho tinto.

Uma delicia e um privilégio nos dias de hoje.

XI

JS

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Farinheira com cogumelos

Olá amigos!
Menos postagens, bem sei! não tenho tido tempo...e quando o tenho é propriedade das minhas filhotas.
Bom para hoje apresento-vos um petisco para comer só de vez em quando.

Ingredientes:

1 farinheiras
100gr de cogumelos laminados
1 malagueta
1 ramo de tomilho fresco
sal

Em primeiro lugar, partam a farinheira em bocados e fritem-na sem azeite, reservem. Entretanto na mesma frigideira, sem a limpar coloquem os cogumelos a malagueta  o tomilho e o sal. Deixem tostar levemente os cogumelos, acompanhem com um bom tinto.

Bom apetite

XI

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Camarões grelhados em vinagre balsamico

Olá malta!!! que saudades de escrever!!! não tá fácil. Acabei a minha licença paternal na passada Terça feira e retomei o trabalho a 200%. Ontem estive todo o dia em Barcelona, sai no voo das 6:40 e cheguei no das 23:00... e claro de rastos... adicional, juntem as noitezinhas sem dormir. 
Bom, hoje trago-vos uma versão de camarões... Hiper gulosa!!! têm de experimentar.

Ingredientes:
1 kg de camarão 20/30
sumo de 2 limões
5 dentes de alho esmagados
1 cebola roxa raspada
sumo de gengibre
3 colheres de vinagre de vinho
1 malagueta
vinagre balsamico caramelizado qb
sal 

Coloquem os camarões numa tijela, depois juntem  todos os ingredientes, excepto o vinagre balsâmico. Mexam bem e deixem repousar 2 horas. Depois grelhem na brasa os camarões e reguem com o molho. Finalmente, depois de grelhados salpiquem com o vinagre balsâmico.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Enguias em escabeche

Foi tempo que comer enguias era a mesma coisa que comer carapaus, eram abundantes e de fácil captura. Nos tempos que correm , são uma miragem e de preço irreal nos dias que correm! Consegui arranjar 1.5kg através de um amigo que as comercializa, «fez-me um precinho mais apelativo». Resolvi fazer de escabeche e de caldeirada. Hoje posto de escabeche e em outra ocasião partilho convosco a receita da minha caldeirada.

Ingredientes:
0.5kg de enguias finas
farinha de trigo qb
flor de sal
2 folhas de louro sem o fio do meio, picadas
2 cebolas amarelas em rodelas finas
3 dentes de alho laminados
1 colher de café de colorau
picante qb
10 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinho branco
3 colheres de sopa de vinagre de vinho


Em primeiro lugar coloquem uma frigideira com o azeite ao lume. Em seguida salguem as enguias, passem por farinha de trigo e fritem-nas até ficar   douradas. Retirem do azeite , e no mesmo azeite adicionem a cebola, os alhos e o louro, deixem fritar em lume forte até a cebola começar a ficar transparente. Finalmente adicionem o colorau o vinho e o vinagre..rectifiquem com sal se necessário.

bom apetite

xi

js

sexta-feira, 15 de junho de 2012

carapaus assados ao funcho com cogumelos



 Boas malta, cá estou para mais uma receita apropriada a tempo de dieta e comidas menos calóricas. Cá está a minha versão de peixe ao funcho com cogumelos. Dizer-vos que as noites por cá se tornaram menores e mais barulhentas, mas o que realmente importa é que a nossa menina está a crescer e está bem!


Ingredientes:

3 carapaus grandes
1 ramos de funcho picado
4 ramos de funcho inteiros
200 gr de cogumelos laminados
50 gr de manteiga
salsa
flor de sal
azeite

Em primeiro lugar  numa travessa, borrifem com azeite depois coloquem os ramos de funcho e sobre esta «cama», coloquem os carapaus previamente salgados e forrados com o funcho picado. Sobre os cogumelos, coloquem uma noz de manteiga e salsa picada. Velem ao forno 180º durante 30 min. Acompanhem com batata nova.

Delicioso

Bom apetite.

Um xi

João Silva

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Coelho assado com alecrim e pessegos



Boas malta!
Ufa, escapei um bocadinho para escrever um pouco para o blog. Ainda não acertamos a logística dos timings, mas o que importa é que as minhas "cachopas " estão bem. A Helena muito serena e tranquila e a Rosita aceitou muito bem a integração da irma, a Mónica a recuperar.
Bom, para hoje, trago-vos uma receita de simples execução, mas de paladar e textura fantásticos.

Ingredientes:

1 coelho 1,5kg
3 colheres de azeite
1 ramo de alecrim fresco picado
flor de sal qb
4 pêssegos bem maduros


Em primeiro lugar, reguem o coelho com o azeite e poeteriormente, salguem e adicionem o alecrim picado. Entretanto, lavem os pessegos e abram-nos a meio. Salpiquem com flor de sal e azeite. Levem ao forno até o coelho estar dourado. 200º a ventilar-

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pastelinhos de Arroz Gourmet




Ora crise = aproveitamentos... ou seja, tudo se transforma. Esta receita tem como base de lançamento o aproveitamento de arroz de peixe e bacalhau cozido com batatas. Light claro, sem exagerar nos temperos, senão a Helena é que paga a factura. Acompanhem-me.

Ingredientes:

As sobras de arroz de peixe
as sobras de bacalhau cozido com batatas
3 ovos
1 ramo de salsa
5 colheres de azeite
sementes de linhaça
2 alface

Em primeiro lugar, esfiapem o bacalhau e esmaguem as batatas, juntem ao arroz mexam bem. Tempo agora de bater os ovos, juntar com salsa picada e juntar tudo ao arroz e batatas. Coloquem uma chapa ao lume e coloquem uma colher de azeite, quando estiver bem quente coloquem as bolinhas em formas de bolos de bacalhau e deixem ganhar cor... 

São divinais, a Mónica e a Rosita adoraram e a Helena agradeceu...

Um Xi

João Silva

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Bife do Acém com Farfalle Tricolor



Ora cá estamos amigos, em casa de novo e eu com uma vontade de cozinhar incrível! Agora; como devem compreender ajustada  à Mónica, ou seja, cozinha longe do estrugido e condimentos fortes (adequado a mamas a amamentar).
Ontem antes de termos alta a Mónica recebeu as análises, onde constou que os níveis de ferro estavam baixos, devido à perda de sangue durante o parto. Além das ampolas que tem de tomar, resolvi atacar através de alimentos, fortes em ferro, vaca, espinafres, coelho...


Ingredientes:
2 bifes do Acém 
Massa tricolor, usei Farfalle
3 colheres de azeite
flor de sal qb
feijão verde qb


Aqueçam uma panela com água e sal e uma colher de azeite, deixem ferver, juntem a massa e o feijão verde, deixem cozer por aproximadamente 8\10 min. (escoam a água, adicionem uma colher de azeite virgem extra à massa e mexam.
 Entretanto coloquem a chapa ao lume e quando estiver bem quente, juntem os bifes salpicados com azeite. Quando estiverem a grelhar é que juntem o sal, assim a carne não desidrata e mantém-se tenrinha.

Genial e de resultado muito bons, a Mónica está com outra cara.
PS: Obrigado a todos pelas mensagens cheias de energia positiva que me têm enviado...

Um Xi

João Silva

segunda-feira, 4 de junho de 2012

A chegada da Helena



Boas Malta Amiga!
Finalmente chegou a Helena, ufa, já não era sem tempo. 40 semanas e 5 dias... e como perguntaram vocês? Rebentaram as águas no sábado ás 1.30h, fomos para o Hospital de Santa Maria da feira e lá aguardamos 13 infindáveis horas pela  nossa Helena! Assisti ao parto, sem vergonha ou malícia, A TODAS AS MULHERES, os meus Parabéns , vocês, são umas guerreiras...tão bonito e ao mesmo tempo tão agressivo e duro"""quase cai para o lado. Foi então que num último esforço, chegou a nossa Pipoca, 3, 180gr, 50 cm.
Uma verdadeira atleta. Valeu a pena Amigos!
Por favor, compreendam que logo , logo recomeço a escrever novas receitas...mas de momento, tenho de estar presente 100% a ajudar as minhas princesas.
Cá vai uma foto para a prosperidade!!!

Xi para todos

JS