Acerca de mim

A minha foto
Avanca, Aveiro, Portugal

domingo, 30 de setembro de 2012

Arroz de polvo algarvio



Cá estou! Quem é vivo sempre aparece! entre viajem à Republica Checa e umas férias merecidas no Algarve!! perdi o rumo e hábito de postar todos os dias. mas não o de cozinhar!!! isso não se perde, claro que não. Para retificar apresento-vos a minha receita de arroz de polvo.

Ingredientes:

1 kg de polvo
5 dentes de alho esmagados
raspa de uma lima
1 malagueta
6 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 ramo de salsa
arroz agulha
1 ramo de coentros


Em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume com o azeite. Quando estiver bem quente, adicionem os alhos a malagueta e a raspa de limão. Deixem "estalar" os alhos por 1 minuto. Tempo agora de colocarem o polvo dentro da panela, polvilhem com flor de sal e o ramo de salsa. Tapem a panela e deixem cozer em lume brando, durante 20 min. Depois de cozido, retirem o polvo da panela e cortem em pedaços grosseiros (reservem). Finalmente, chega a vez do arroz,  coloquem a panela ao lume com o molho que resta da cozedura do polvo, depois juntem para uma medida de arroz, duas de água, retifiquem com sal. Quando estiver a ferver a água, juntem os pedaços de polvo e por fim os coentros picados. 

Hum...a foto diz tudo...

Xi

JS

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Os Lombinhos da Malú




Boas Malta!!!Mil perdões, mas esta coisa de retomar novamente o ritmo do dia a dia não é fácil! Entre Família, Andebol e as viagens do trabalho,  o tempo não estica. E raras são as vezes que posso aparecer no meu cantinho para postar.
Mas o importante é continuar a escrever, e a soltar tudo o que de melhor existe dentro de mim!!! Afinal de contas ainda não paga imposto...por agora!
Bom, trago-vos algo de diferente,algo que me fascinou! Os lombinhos de Porco que a minha prima Malú me apresentou um dia desta aquando de um jantar em sua casa. Fácil preparação e de resultados fascinantes.

Para a Malu e Hélder um xi do tamanho do Mundo...

Ingredientes:

3 lombinhos do porco (Parte do coelho)
4 dentes de alho picado
1 ramo de alecrim picado
Flor de sal
Pimenta Opcional
1 saco

Salpiquem um pouco de azeite sobre os lombinhos, depois adicionem o alecrim,o alho e o sal. Coloquem os lombos, dentro do saco, fechem bem e deixem a marinar no frigorifico 2 h. Coloquem no forno a 180º  minutos.

Acompanhem com o que quiserem...

Um xi

JS

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cara de Salmão embebido em molho de Physalis e maracujá



Boas malta!!! o recomeço laboral, não está fácil!!! só o facto de ter de começar o rame, rame do acordar ás 7h e deitar...quando calha... retira-me a força para escrever no meu cantinho. Mas hoje, hoje guardei um fôlego, para partilhar com vocês esta maravilha de receita. E especialmente o molho, que a acompanha...

Ingredientes:
1 cabeça de salmão
flor de sal
segurelha
funcho
1 dente de alho picado

Molho:
10 physalis cortados ao meio
polpa de 1 maracujá
1 colher de vinagre de framboesa
2 colheres de azeite virgem extra
1 pitada de sal e pimenta
5 folhas de manjericão fresco picado

Em primeiro lugar, envolvam as ervas aromáticas com a cabeça de salmão, depois passem na frigideira com azeite bem quente. Reservem.
Relativamente ao molho, juntem todos os ingrediente e acompanhem o peixe.
Eu acompanhei também com cogumelos salteados no azeite do peixe... divinal.. experimentem.

Um xi

João silva


domingo, 2 de setembro de 2012

Chambão em Favaito



Ei malta, tarde de Domingo, passada em família, ingredientes perfeitos, para realizar um manjar dos Deuses. Sigam-me nesta preparação maravilhosa.

Ingredientes:

1 kg de carne de vaca  (chambão)
6 colheres de sopa  de azeite virgem extra
1 ramo de alecrim
5 dentes de alho esmagados com casca
1 lt e vinho branco maduro
1 caldo de carne
1 cálice de favaito (ou vinho o porto)
1 colher de farinha

Coloquem uma panela ao lume com o azeite, quando estiver o azeite bem quente, coloquem a carne a fritar até ficar bem dourada em todos os lados. Depois juntem os alhos e o alecrim,  quando os alhos ganharem cor, refresquem com o vinho (até cobrir metade da carne). Adicionem o caldo de carne e baixem o lume para o mínimo, Tapem e deixem cozer, até reduzir. aprox. 2h.30min. Depois retirem a carne, aumentem o lume, juntem o calice do Favaito e deixem reduzir, juntamente com a farinha. Retirem o molho e coem. coloquem novamente a carne na panela, reguem com o molho e aqueçam levemente. Sirvam com feijão preto e arroz branco.

A carne, desfaz-se na boca...uma delicia.

Um Xi.

JS

sábado, 1 de setembro de 2012

Robalo No forno em sal de citrinos e tomilho



Hum... divinal!! estava com receio de realizar esta receita, mas a verdade, é que foi uma as melhores que realizei até hoje, não pelo grau de dificuldade, mas sim, pelo paladar fantástico e textura única.

Ingredientes para 4 pessoas:

6 robalos
3 kg de sal
raspa de laranja
raspa de limão
raspa de lima
1 ramo e tomilho

Em primeiro lugar, misturem a raspa dos citrinos e as folhas do tomilho com o sal. Reservem.
No fundo de um tabuleiro preparado para o forno, coloquem uma cama de sal, depois borrifem com água. Coloquem sobre este sal os robalos e sobre estes o resto do sal, até deixarem de ver os robalos. Levem ao forno a 200º durante 30 min.
Retirem a carapaça de sal, e reguem o robalo com azeite de louro e alho.
Acompanhem com uma salada de tomate e figos.
Uma tentação

Bom apetite
JS