Acerca de mim

A minha foto
Avanca, Aveiro, Portugal

domingo, 7 de abril de 2013

Estufado de Aba de vaca à minha maneira!!!!





Caríssimos amigos! Falemos de coisas sérias... alta jantarada ontem com os meus compadres Olga e Carlos. Um manjar daqueles que nos fazem sentir noutra dimensão e em outra realidade.
Sigam-me:

Ingredientes:

1,2kg de Vaca com osso (Usei Aba com osso)
1/2 cabeça de alho com a casca (Cortem em metade )
1 colher de pimentão em lata
1/2 garrafa de vinho tinto (não tem necessariamente de ser bom)
120 mm de caldo de carne

Flor de sal
1 calice de vinho do porto
1 colher de sopa de brandy
2 colheres de farinha.

Em primeiro lugar, levem ao lume uma travessa que possa ir ao forno. Quando estiver bem quente, adicionem 4 colheres de azeite e juntem a carne, até ficar dourada de todos os lados. Juntem a cabeça do alho e deixem aromatizar o azeite por 2min. Entretanto, juntem o pimentão e fritem-no no azeite, quando mudar de cor, refresquem com o vinho. Deixem o alcool evaporar (5 min), juntem o caldo e tapem a travessa com papel de alumínio. Levem ao forno 3 h a 170º.
Depois deste tempo, retirem do forno a travessa, reservem a carne numa travessa e coem o molho. Esmagando o alho, para retirar todo o seu aroma. Coloquem o molho coado na panela, liguem o lume e juntem o brandy e o vinho do porto. Finalmente juntem a farinha e deixem reduzir.

Servi com arroz de alho, maças assadas em chá de pimentas, adicionei uma colher de chá de canela , 1 vajem de baunilha e erva doce moída.

Salteei cogumelos; Bacon e espargos, apara acompanhar como verduras.

Uma tentação, enfim um sábado bem passado em Família.

XI PARA TODOS

4 comentários: