Acerca de mim

Mostrar mensagens com a etiqueta Outono. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Outono. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Arroz da Terra com Coelho, Hortelã e tomilho


Boa noite amigos, hoje, coelho ao jantar. Como sabem, é uma carne muito apreciada por nós, juntamente com o frango. Resolvi experimentar o arroz de coelho, partindo da base do cozimento a frio e não com o clássico estrugido... e não é que ficou muito saboroso!!! Vejamos como preparei para nós 3.

Ingredientes:
150 gr de coelho cortado em cubos pequenos.
1 cebola cortada em rodelas
3 dentes de alho laminados
1 tomate picado maduro
1 ramo de tomilho
1 ramo de salsa
1 ramo de hortelã
5 colheres de azeite virgem extra
3 colheres e sopa de ervilhas
1 cenoura cortada em rodelas.
Sal
piri-piri
5 chávenas de água
2 chávenas de arroz
2 colheres de sopa de polpa de tomate

Coloquem numa panela, o azeite, a cebola os alhos, cenoura o tomate, o coelho, a massa de tomate, as ervilhas o tomilho a salsa, a hortelã, sal e picante e a água e deixem cozinhar por 30 min. Depois adicionem o arroz e rectifiquem temperos. Sirvam com tostas e um bom vinho tinto... Saudável e muito saboroso.

Um Xi

João Silva

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Cogumelos Gratinados com queijo e Tomilho


10 dias para o Natal, contagem decrescente para o melhor dia do Mundo... adoro, adoro, adoro, é época de paz, harmonia e muita convivência. Mas também de muitos atentados à saúdes, jantar de amigos, jantar para aqui, para ali...copo puxa copo , desgraceira total.... hoje trago-vos uma receita muito simples, pode servir de entrada ou de acompanhamento, nós cá em casa adoramos comer de acompanhamento. Vejamos.
Laminem a quantidade de cogumelos que quiserem, disponham num tabuleiro de ir ao forno, reguem com um fio de azeite, adicionem sal (pouco), uma colher se sopa de tomilho, e a quantidade de queijo que quiserem, eu gosto de usar 3 queijos... forno a 200º por 10 minutos... fica muito saboroso e crocante devido ao queijo gratinado... hum, só de pensar!!!
Xi durmam bem
João Silva

sábado, 1 de outubro de 2011


Boas Malta, ontem , abri o frigorífico e vi que tinha uma beringela que estava a começar de não gostar de estar no frigorifico!
Então elaborei uma receita económica e muito saborosa!
Em primeiro lugar , abrimos a beringela no sentido longitudinal, retiramos o interior “com uma colher”, e reservamos ! Entretanto preparamos uma travessa para ir ao forno , colocamos as metades de beringela sobre a travessa , salpicamos com azeite, sal e orégãos! Está Pronto para ir ao forno 10min a 200º.
Entretanto picamos em cubos pequenos um peito de frango, o qual salteamos em azeite até ficar dourado, reserve!
É tempo agora de preparar os legumes, picamos o interior da beringela em cubos pequenos, assim como uma cenoura, uma cebola e um alho! E Zás …tudo para dentro da frigideira, adicionamos um pouco de água,2 colheres de polpa de tomate e um ramo de salsa picada e uma pitada de sal.
Quando estiver quase pronto adicionem as folhas de espinafre!
Estão todos a seguir? Óptimo.
Retirem as metades das beringelas e recheamos os seu interior com o preparado que fizemos, por cima adicionamos Queijo… o que existir no frigorífico ou de preferência Mozarela, se preferirem , substituam por bechamel .
10 min a gratinar 190º e está pronto! No meu caso aproveitei um peito de frango que sobrou, coloquei-o a marinar em molho de soja, 10 min, salpiquei com sementes de sésamo e levei ao forno, juntamente com a beringela, delicioso e crocante! Para acompanhar fica ao vosso critério… Bom apéttit…João Silva …. 30.09.2011