Acerca de mim

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Salsichas de Tofu com Cogumelos gratinados em tomilho


Hoje estiveram cá uns amigos especiais, almoço categoria! Fiz vários pratos que já estão descritos no blog, mas também improvisei com uns cogumelos gratinados com salsichas de tofu para as crianças, muito bom mesmo, simples mas 5 estrelas de paladar a não perder.
Laminem 250 gr de cogumelos brancos, disponham-nos estendidos num tabuleiro de ir ao forno salpiquem com sal e adicionem em cima dos cogumelos, queijo ralado, e por fim adicionem folhas de tomilho fresco, adicionem azeite e forno 10min 180º. Entretanto coloquem as salsichas no forno e deixem-nas dourar. Sirvam acompanhadas de um belo arroz de ervilhas o brócolos ou mesmo com risoto , como foi o caso!!! Martin, Catherine e pequena charlote!!! um xi do tamanho do mundo!!!

João Silva

MALTA AMANHÃ ESPECIAL FIM DE ANO...TEREMOS PERÚ NO FORNO!!! CATEGORIA...
XI

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cachapas Venezuelanas (dedicado à comunidade Venezuelana)


Boas, estou de férias de Natal, e a imaginação não pára nestes dias, tenho mais tempo para divagar por entre os meus tachos. A minha Mónica esteve com os seus Pais na Venezuela, quando era mais jovem, por isso este tipo de comida, Arepas, cachapas e Alhacas, "carne mechada" fazem da nossa ementa de tempos em tempos. Pois a verdade a minha preferida são as cachapas, que sabor divinal, de uma textura única, onde impera o sabor do milho doce com o sal do queijo...só de me lembrar apetece fazer! Vejamos como fazer as minhas cachapas.
Para 3 pessoas, duas chávenas de farinha de milho especifica, que se encontram em superficies com produtos estrangeiros, o que usamos é da "PAN" ou "TI JUANA" , depois adicionar 2 taças de água e uma de leite, 2 colheres de azeite ou manteiga e 2 ovos inteiros, misturar bem e deixar repousar mínimo 20 minutos, embeber uma folha de papel de cozinha e passar na frigideira, verter uma concha se sopa do preparado e alisem com uma espátula, "tipo panqueca", depois de virar recheiem com queijo e fiambre ao vosso gosto...meus senhores é genial.

Não percam !!!

Um xi e comuniquem comigo vá lá!!!

João Silva

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Caneloni de espinafres e Cogumelos... Especial Vegetarianos


Estamos quase a fechar mais um ano! um ano de sacrifício de muita contenção, mas também de muitas alegrias, temos saúde, estamos à espera de mais um filho e tenho este cantinho de receitas que será um livro de cozinha para a minha filha!!!Que mais quero ter? quero que 2012, traga fundamentalmente, paz, mais compreensão e um sorriso para quem precisa!Vamos à receita.
Bem os meus canelonis... Estes são vegetarianos, depois de os comer prometo que estarão saciados, vejamos para nós 3.
Coloquem uma frigideira ao lume com uma colher de azeite, depois laminem uma cebola grande em meias luas, piquem 3 dentes de alho, coloquem a fritar no azeite em lume brando. (reservem), entretanto laminem 1o cogumelos à vossa escolha de preferência para saltearem, eu uso os brancos.
Depois da cebola levemente translucida, juntem a esta 150 gr, de espinafres, deixem cozinhar por 5 min, entretranto reguem levemente com vinho branco e uma colher de sopa de polpa de tomate, adicionem sal e pimenta, 3 folhas de manjericão fresco ou seco; finalmente adicionem uma mão cheia de queijo da vossa preferência, o melhor será o ricota. Reservem. Tempo agora de saltear 150 gr de cogumelos em azeite e sal (reservem). Peguem nos canelonis e comecem a rechear com os espinafres envolvidos no queijo...Genial, depois disponham os canelonis numa travessa de ir ao forno, coloquem os cogumelos sobre os canelonis e finalmente reguem com molho bechamel, qb. salteam raspa de clementina, limão, sementes de linhaça e amendoas. 180º 30 minutos... DELICIOSO!!! acompanhem com um bom vinho da vossa preferência!!! Que acham?? Fabuloso...



João Silva

Sopa "Surpresa de Legumes"


Boas malta!! Hoje apresento-vos um desafio! Uma sopa extraordinária, muito saborosa e simples de fazer, cá em casa é habito! A nossa Rosita não pode passar sem ela, está sempre a dizer"hum...está muito gostosa". Basicamente a base é sempre a mesma depois criem vocês mesmos, dependendo do que têm em casa ou os legumes que mais gostam!
Coloquem uma panela de água ao lume, depois adicionem 3 batatas grandes, cortadas em quatro, 1 cenoura grande, 1 cebola grande, 2 dentes de alho, 1 nabo e uma corgete, sal, e deixem cozer tudo, depois de cozida, adicionem duas colheres de azeite e triturem tudo, reservem.Em seguida adicionem os legumes que quiser, eu usei brócolos, folhas de espinafre e uma couve galega picada, juntem ao creme de legumes e deixem cozer por 8, minutos...5 estrelas!!! Bom apetite.

João Silva

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Alheira Assada com sumo de tangerina e Aceto Balsâmico


Malta, mais uma descoberta do outro mundo, hoje fez-se luz!!! hoje para o almoço fiz uma sopinha de legumes (amanhã, passo a receita), mas achamos que não era suficiente, então como tínhamos alheiras da minha avó Candinha, resolvemos colocar uma assar!!! forno 200º um segredo, passem por água antes de a colocar no forno, à medida que vai assando, furem-na com um palito ou uma agulha ! Depois de assada cortem em pedaços, espremam o sumo de uma tangerina sobre a alheira e disponham aceto balsâmico, ou seja vinagre balsâmico caramelizado, em volta da alheira, comam a alheira com este molho!!! divinal e super fácil!
Bom apetite.
João Silva

domingo, 25 de dezembro de 2011

Os Biscoitos de Natal


Ufa... A rosinha meteu na cabeça que queria fazer biscoitos para oferecer ao Pai Natal, pois então a miúda não se calou toda a noite! ontem até sonhou com com isto!!!é incrível, mas é verdade!!!
Então hoje de manhã estivemos a cozinhar os dois!! Biscoitos de manteiga!!! Vejamos a receita, básica mas muito divertida para fazer com os mais pequenos.
500 gr de farinha
200gr de manteiga
200 gr de açucar
2 ovos
raspa de limão
Em primeiro lugar, derretam a manteiga e misturem com o açucar, depois adicionem um ovo de cada vez, até obter um creme pastoso, depois adicionem a farinha toda de uma vez e coloquem raspa de um limão, misturem tudo e disponham numa mesa para poder dar forma aos biscoitos! Forno a 190º , atenção que cozem rápido...A não perder...!!
Um xi

João Silva

Sapateira Natalicia Um Milagre dos Reis Magos


Hum... Que delicia de Noite! um ambiente super acolhedor, verdadeiro e Amoroso, foi desta forma que vivemos intensamente esta noite. A mesa estava linda, decoração que esteve ao encargo da minha Mãe, a mesa de doces, como sempre a minha irmão!!! Houve de tudo, Tarte de coco, de amêndoa, bolo de maça, bolo de nozes, sonhos, bolo de rei...e muito mas muito exagero!!! Amanhã, continuamos a taina!!! Para inicio da janta, fiz uma sapateira, que modéstia a parte, se encaixou perfeitamente neste ambiente feliz! (Esta receita é original de um amigo muito especial). Ingredientes para uma sapateira. Cozam a sapateira em água com sal e uma malagueta 10 minutos a ferver, é o suficiente, reservem até ficar fria. Entretanto paralelamente cozam 3 ovos.
Retirem toda a carne da sapateira e coloquem-na numa tigela, depois descasquem os ovos e passem por um ralador e juntem ao recheio da sapateira, depois adicionem, 3 colheres de sopa de miolo de broa, meio cálice de whisky, picante qb, 2 colheres de maionese e misturem tudo muito bem! se estiver muito liquida adicionem mais um pouco de broa, se estiver muito pastosa adicionem mais maionese. Coloquem no frigorífico. Bom apetite.

Um Xi e até amanhã.

João Silva

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Almôndegas de Salmão "Uma prenda de Natal"


Um dia nos separa da Noite mais bonita do ano, é pena que esta noite passe tão rápido!!! é pena mesmo!!! Por isso, amanhã deixemos de lado, feitios, mágoas e tristezas, vamos fazer com que a consoada de 2011, seja algo único e marcante!!! Amanhã será a minha mãe a fazer a ceia da consoada!!! juntos criaremos um manjar inesquecível!!!
Bem, vamos ás almôndegas de salmão!!! um espectáculo, confesso que a parte triste da história é sem dúvida o custo do prato!!! mas dias não são dias!!!
para 4 adultos e 2 crianças.
Vamos necessitar de 3 lombos de salmão, lavados, depois coloquem na picadora, adicionem 3 colheres de pão ralado e 2 ovos, sal e salsa qb, quem gostar pode adicionar pimenta.Triturem tudo e reservem. coloquem uma frigideira de ir ao forno ao lume, adicionem 2 colheres de sopa de azeite, uma cebola picada, 3 dentes de alho picados, e um tomate triturado, depois de desidratar o tomate, adicionem 3 colheres de sopa de vinho branco e um pouco de sal, deixem cozinhar por 3 minutos, depois, em cima da cebolada disponham rodelas de uma cenoura descancada. finalmente façam bolas com o preparado do salmão e disponham em cima da cama de cenoura, depois adicionem folhas de manjericão e finalmente reguem com molho bechamel, forno durante 30 min , 180º, uma delicia...acompanhem com massa ou arroz!!!

Almôndegas de Salmão para o Jantar!!!

Boas Malta, estou de férias!!! Fixe!!! estou com a pica toda, família em meu redor!!! que posso pedir mais!!! Logo vamos cozinhar almôndegas de Salmão...a não perder!!!! Até já!!

XI

JS