Acerca de mim

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Batatas fritas com Jamon Iberico em majericão frito e salsa


Ora, hoje estou de molho...Gripe, estou refém deste bicharoco vírus da Gripe!! Doí-me o corpo e estou sonolento!!! Chãzinho de limão e mel... e 2 benuron!!! bem, mesmo assim...sentado no sofá... as minhas princesas, começaram a pedir...batatas fritas , se faz favor!!! pecado mortal bem sei!!! mas para uma linda menina de 4 anos e a mulher dos meus sonhos, não posso recusar!!! e então fritei umas batatas fritas e coloquei algo que as transformou numa entrada...Perfeita!!!

Ingrediente para nós 3:
3 batatas médias em palitos
3 fatias de presunto Ibérico
3 ramos de salsa
folhas de manjericão
Gomasio
Óleo (bom)

Fritem as batatas em óleo bastante quente, sequem nem as batatas antes de as fritar, para cozinharem melhor, reservem. Fritem a salsa e o manjericão, não imaginam o sabor!!! que o diga os meus Queridos Amigos da Figueira, Mário e Regina!!! que já provaram os meus legumes fritos em Polme!!! Tempo de empratar, coloquem as batatas como base, depois adicionem o Presunto a salsa e o manjericão e finalmente o Gomásio... Um bomba inesquecível de sabor!!!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Os Rissois da Belita (Minha Versão)


Boas companheiros, Amigos e interessados! Cá estamos para mais uma receita fabulosa! Hoje trouxe-vos uma versão mais modernas dos Rissóis da minha Mãe, a linda Dona Belita !!! São deliciosos, e rendem muito, podem fazer grandes quantidades e congelarem, para assim terem sempre refeições prontas a fazer... eu fiz de carne, mas podem fazer de peixe, cogumelos ou mesmo só de legumes... Ora, nem tudo é um mar de rosas, os Rissóis têm um problema 2 toneladas de louça suja, para lavar... meu Deus, fiquei exausto de tanto esfregar...ehehehehe!!!! Mas valeu a pena... Vejamos !!!
Ingredientes:

Restos de carne (eu usei restos de frango)
1 cebola em rodelas
3 dentes de alho
uma gema de ovo
2 tomates pelados
1 ramo de salsa
1 malagueta
noz moscada
leite
farinha.

Massa:
1 copo de farinha
1 copo de água
1 colher de sopa de manteiga
sal
2 ovos
Pão Ralado

Coloquem uma panela em lume brando com 3 colheres de sopa de azeite, depois adicionem a cebola, alhos, 1 ramo de sal, noz moscada, a malagueta, sal . Deixem cozer por 15 minutos, depois adicionem uma mão cheia de frango desfiado e triturem tudo. Coloquem novamente ao lume, e juntem uma chávena de leite, mexam sempre e aos pouco vão adicionando farinha, até conseguirem uma pasta homogénea. Reservem.
Para a massa, coloquem a água numa panela com sal e manteiga, quando estiver a ferver, adicionem a farinha e mexam sempre até a massa começar a colar, retirem da panela e trabalhem-na, até ficar macia. Deixem descansar por 10 minutos.
Coloquem a massa numa mesa e estiquem-na com um Rolo, depois com um copo, façam rodas de massa com a abertura do copo. Coloquem um pouco da pasta de carne no centro e fechem os Rissóis com o Polegar e o indicador. Finalmente passem por ovo batido e pão ralado. Depois têm duas hipóteses ou fritam-nos...(versão gulosa), ou colocam-nos no forno, como nós... também ficam óptimos.
Experimentem...
Um xi

João Silva

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Camarões a Nadar em Alho


Simples...e delicioso, é assim que defino esta receita fabulosa!!! Mas antes de tudo, olá a todos! Espero que tenham passado mais um dia feliz na vossa vida! Depois do trabalho, fui com a Mónica à nossa aula de Yoga, que delicia...só quem vive esta aula, poderá sentir o estado de bem estar fantástico, connosco e para com os que nos rodeiam. Pois vamos lá.

Ingredientes:
Para 3 adultos comprei 15 camarões, jeitosos (calibre 20/30)
Azeite
1 cabeça de alho amassada no Pilão
Sal
Malagueta a gosto
Limão

Coloquem uma frigideira ao lume com 2 colheres de sopa de azeite, deixem aquecer bem. Entretanto juntem salguem os camarões e juntem a malagueta.
Quando o óleo estiver bem quente, juntem os os camarões, deixem ganhar cor. Quando isso acontecer de ambos os lados, juntem um pouco de alho, repitam o mesmo procedimento até fritarem os camarões. Antes de comerem os camarões, podem regar com sumo de limão.
Nota, fritem poucos camarões de cada vez.
Bom Apetite!!! Um xi

João Silva

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Rolo de Carne em Massa Folhada com Vinho do Porto



Olá Amigos, hoje tive jantar cá em casa! O meu Amigo David Hantoria, de Irun esteve cá. Cozinhamos juntos uma bela bolonhesa de carne enrolada em Massa Folhada! Além da companhia Rica e alegre, o jantar esteve muito bom e com uma qualidade apreciável! Encanta-me cozinhar com Amigos.

Ingredientes para 4:
1 rolo de massa folhada 250 gr
800 gr de carne de vaca picada
1 batata Grande cortada em cubos pequenos
1 cenoura cortada em cubos pequenos
2 colheres de sopa de ervilhas secas
1 ramo de brócolos frescos.
3 cálices de vinho do porto
1 colher de sopa de pimentão doce
1 malagueta

Em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume com água e deixem ferver, depois adicionem os legumes cortados em cubos pequenos deixem cozer por 3 minutos, logo reservem fora da água.
Entretanto misturem a carne com os legumes, juntem sal e pimenta. Estendam a massa folhada na Mesa, coloquem a carne em cima da Massa e enrolem muito devagar, Façam tipo um rolo, e depois fechem os cantos muito bem! Finalmente pincelem a massa com um ovo batido.
Reduzam vinho do porto conforme descrito numa receita anterior, e sirvam acompanhando a carne... Fabuloso, prático e equilibrado.

Um xi

João Silva

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Galo Regado com vinho Branco, alho e gengibre



Boa tarde, amigos, cá estou depois de um dia cheio de aventuras! ou seja, problemas para resolver na fábrica!!! Não , não se preocupem, faz parte do meu trabalho, e pressão é o que tenho todos os dias! mas confesso que assim que acaba o dia fabril, refúgio-me entre os tachos e tudo volta ao normal.
Para hoje trago-vos o meu Galo assado, que delicia, simples, mas mesmo simples de fazer, e com um resultado incrível no final! Vale a pena.

Ingredientes para 6 pessoas.


1 galo de 2 quilos (caseiro de preferência)
azeite
sal, 4 dentes de alho
um copo de vinho branco
1 limão
1 1/2 tangerina
1 ramo de salvia
5 cm de gengigre raspado

Coloquem o galo numa travessa preparada para ir ao forno, depois reguem com azeite e salpiquem o galo com sal, o azeite vai ajudar o sal a fixar-se ao galo.
Na concavidade inferior do galo, coloquem o ramo de salvia, 1/2 tangerina e o limão cortado em dois. Levem ao forno a 180º. O tempo de cozedura é 1.25h. Entretanto num pilão, esmaguem o alho, juntamente com o gengibre, adicionem o vinho e reguem o galo com este preparado de 15 em 15 minutos, uma delicia. Quando estiver tostadinho o Galo, espremam a tangerina por toda a superfície do galo e levem a cozer por 5 min. Um verdadeiro manjar de Domingo à Noite!

Durmam Bem e Bom apetite.

João Silva

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Papa de Aveia "Os 3 Ursinhos"


Bom dia, hoje acordei e a Rosita veio para junto de nós, com a história dos 3 Ursinhos..."Papa lê por favor!... e fiz-lhe a vontade. Ao ler a história e passando pela parte onde os Ursinhos comem a Papa de Aveia, deu-me cá uma vontade..e... já estão a adivinhar! Fui fazer para o pequeno almoço, uma papa de Aveia digna do Papá Urso... ehehehe eu claro!!! Então sigam-me .

Ingredientes:

Leite (uma caneca por pessoa)
Flocos de Aveia (1 chávena de café por pessoa)
1/2 maça por pessoa cortada em cubos pequenos
casca de limão
1 pau de canela
Bagas de goji 10 bagas por pessoa (ou uvas passas)
1 colher de café de manteiga
Mel
sal

Em primeiro lugar coloquem o leite ao lume, com a manteiga, canela, limão e uma pitada de sal . Depois juntem a aveia e mexam sempre, passados 5 minutos juntem a maça e as bagas de goji. Quando os flocos estiverem tenros, sirvam e reguem com uma colher de mel.
O Papá Urso ficou satisfeito!!!

Um Xi

João Silva

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Espetadas de Frango com Redução de Vinho do Porto



Que friiiiiiiiiiioooooooooooo! Está demais... não estamos preparados para isto!! Portanto nada melhor que apresentar um prato quente e delicioso, para abrir o Apetite.

Ingredientes: Para nós 3.

1 peito de frango
1/2 pimento em cubos pequenos
1/2 cebola em cubos, pequenos
1/2 chouriço caseiro cortado em rodelas
2 dentes de alho
2 cm de gengigre
1 folha de louro
1 malagueta
4 batatas doces pequenas
2 cascas de Limão
sal
4 espetos de alecrim (finos)
Azeite
sementes de Sesamo
1 cálice de vinho do Porto

Em primeiro lugar, coloquem uma panela ao lume com um pouco de sal, as cascas de limão, o gengibre o louro, a malagueta as batatas doces e o peito de Frango . Deixem cozer até as batatas ficarem meias moles. Depois retirem a águas e é tempo de fazer as espetadas! tirem as folhas dos espetos de alecrim e façam um bico na ponta, depois é só colocar a cebola, o pimento o chouriço e o frango, na disposição que quiserem e a quantidade que desejarem, depois reguem as espetadas com azeite e pulvilhem com sementes de Sésamo. Finalmente coloquem as espetadas numa travessa, juntamente com as batatas, e levem ao forno a gratinar.
Para a redução do Vinho do Porto, coloquem vinho numa panela ao lume, mais ou menos 10 minutos ( depende da quantidade9«) depois acompanhem esta redução com a espetadas!!! Um delicia... não percam...XI

João Silva

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Pargo Surpresa em Limão e Manjericão



Hoje resolvi partilhar convosco a minha especialidade!!! peixe no forno envolvido em papel de Aluminio!!! Adoro quando rebento o saquinho e sai aquela "lufada" de ar aromatizado!!! que maravilha! Nós cá em casa temos sempre a preocupação em alternar com carne, peixe e muitas vezes, vegetariano!!! Nem acredito estamos em fim de semana, tempo para carregar baterias... e bem preciso! Ora vejamos!!!

Ingredientes para nós 3:

2 pargos médios (ou outro peixe que queiram)
2 cebolas cortadas em rodelas
1/2 pimento grande cortado em fatias grosseiras
2 dentes de alho laminado
3 batatas cortadas em rodelas
1 tomate cortado em rodelas finas
folhas de manjericão
rodelas finas de limão
azeite
flor de sal
picante (opção)
Papel de alumínio

Em primeiro lugar coloquem uma frigideira ao lume com 4 colheres de azeite, depois adicionem as batatas, previamente salgadas e pré fritem, ou seja, dêem uma cozedura rápida, depois retirem do azeite. Entretanto no mesmo azeite coloquem a cebola, alhos, pimentos, e deixem cozer durante 5 minutos. Pronto está quase. Agora vamos preparar a "cama " do peixe. Cortem uma folha de papel de alumínio, no centro coloquem as batatas, depois sobreponham o peixe e as rodelas de tomate, rectifiquem com sal. Depois em cada rodela de limão juntem uma folha de manjericão e sobre o limão coloquem a cebola, os pimentos e os alhos... fechem o papel de alumínio de forma a fazerem uma bolsa... levem ao forno durante 25 minutos a 200º... é um parto engraçado para fazer com amigos!!! 5 estrelas...

Um Xi e durmam bem...

João Silva

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

"Pasta Del Mare" com fundo Mel e toque de Manjericão




Oléeeeeeeeeeee Malta, isto é que tem sido uma festa cá por estas bandas... hoje já fomos visitados 225 vezes (novo record)!!! para quem começou por 15 visualizações diárias, isto de 225 é um sonho !!! Fico muito contente em poder partilhar o meu espaço com vocês.. sabem bem que isto de cozinhar faz parte de mim!! e por isso cá vamos nós para mais uma viagem fantástica!! hoje resolvi partilhar com vocês a minha massa com camarões e delicias do mar com mel... fica uma coisa do outro mundo, além de ser prático e económico. Vejamos o que precisamos.

Ingredientes Para nós os 3.
200 gr de camarão descascado (cru de preferência) mas podem usar cozido se for para aproveitar
50 gr de delicias do mar
150 gr de massa à vossa escolha ( de preferência espirais)
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
1/2 pimento vermelho picado
1 pacote de polpa de tomate pequeno
1 colher de sopa de mel
10 azeitonas sem caroço
5 folhas de manjericão fresco
Gengibre
Azeite
Sal
Pimenta (opção)

Em primeiro lugar, cozam a massa (já sabem um fio de azeite e um pouco de flor de sal).
Em seguida coloquem uma frigideira ao lume com 2 colheres de azeite e coloquem em seguida os camarões e as delicias do mar salpiquem com sal e pimenta, passados 2 minutos juntem o alho, a cebola o pimento o gengibre e as azeitonas. Deixem cozer por 5 minutos e reservem. Finalmente numa travessa de ir ao forno coloquem a colher de mel e reguem todo o fundo com mel, depois adicionem metade dos camarões, e logo a seguir, juntem a massa, depois adicionem a massa de tomate e espalhem bem sobra a massa para terminar, coloquem por cima a outra metade dos camarões. Raspem lascas de parmesão e adicionem por cima as folhas de manjericão!!! levar ao forno a gratinar 10 minutos a 200º. Amigos reguem tudo isto com um bom vinho tinto!!!! Delicioso!!!

Um Xi e durmam bem

João Silva

Gelado de Baunilha em Manga desidratada com Cramberries


Boa Noite amigos, hoje tive mais uma aula de yoga, como é saudável esta pratica, acreditem que saio da aula de 2 hora, cheio de energia , novo em folha. Acho que o grupo também ajuda com a sua aura de energia. Depois da aula e como de costume, jantamos na minha mãe. A sobremesa foi comida cá em casa, muito simples e prático.

Façam 2 bolas de gelado para cada pessoa, depois piquem manga desidratada, comprem no jumbo ou superfícies comercias onde encontrarem... e depois adicionem bagas secas de cramberries... finalmente se quiserem juntem umas folhas de menta. Genial...
Um Xi

João Silva