Acerca de mim

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Queijo de cabra com broa de Avintes em Faca banhada em Mel


Imaginem o cenário... subitamente, alguém vosso amigo vos liga e pergunta se pode passar por vossa casa para vos ver. É óbvio que querem que esse amigo fique um pouco mais e possa "bicar", alguma coisa convosco...ora cá está, algo simples que em 5 minutos podem construir e servir. Lembro-me com muito carinho, o meu Amigalhaço Sr. Rebelo, ao olhar para mim e dizer...Você desculpe João, mas a faca que cortou este queijo, estava doce (adoro estar consigo, adoro as suas história fantásticas)!!! ehehe. grande Rebelo!!! Ora cá vamos!
Ingredientes:

Fatias de Queijo de cabra, de preferência curado
mel
azeite
oregãos
broa de preferência de avintes, (é massuda e húmida)

Disponham as fatias de queijo numa travessa plana, depois reguem com um fio de azeite e mel a vosso gosto, finalmente polvilhem com oregãos secos!!!Sirvam com broa...
Delicioso, simples e genial!!!

Um xi

e Bom apetite.

João Silva

Coelho Vaporizado ao forno em Sementes de Linhaça


Bem... bem... cá está mais uma receita que consegue motivar qualquer um, cá está mais uma alternativa à elaboração do coelho, suculenta e saudável... Vejamos!

Ingredientes:
3 pedaços de coellho
um ramo de salsa
1 folha de salsa
1 ramo de alecrim
2 cm de gengibre fresco
2 cascas de limão
2 cascas de laranja
2 dentes de alho
1 flor de aniz
sal
azeite
sementes de linhaça
Mel

Em primeiro lugar, coloquem uma panela ao lume que dê para trabalhar a vapor. No seu interior coloque o ramo de salsa, o alecrim, gengibre, cascas de limão e laranja, alho, e sobre esta base, coloquem o coelho. Deixem cozinhar por 30 minutos ( o aroma é incrível). Entretanto retirem o coelho, juntem um fio de azeite, flor de sal e sementes de linhaça. ( O azeite, vai ajudar a colar as sementes à carne,) coloquem o coelho ao forno a gratinar a 200 gr, Até tostar, depois coloque nos momentos finais da assadura uma colher de cá de mel, sobre cada pedaço de carne... Divinal...
Um Xi

João Silva

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pastelinhos de Arroz no forno do outro dia


Boa noite, amigos!!! espero que a semana tenha começado da melhor maneira?? bem??? ok, com harmonia e um sorriso nos lábios, isso é que interessa!!! depois do treino, ainda tive tempo de aproveitar um arroz de peixe que tinha sobrado de sábado ao meio dia!!! uma delicia!! acreditem!!! topem lá!
Ingredientes:

Reaproveitamentos de restos de arroz de carne ou peixe
brócolos
cenouras
azeite
redução de vinagre balsâmico
sal

Comecem por fazer com duas colheres um tipo de bolinhos de bacalhau, depois coloquem sobre um tabuleiro para ir ao forno. Liguem o forno a 220º a gratinar. Entretanto cozam os brócolos e as cenouras. Empratem com os Pastelinhos de arroz, os brócolos e a cenoura...reguem com a redução de vinagre...Genial...

Um Xi

Durmam bem!!
João Silva

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mexilões com Cogumelos


Ora, hoje, almoço privilegiado em casa dos meus compadres, João, Cláudia e Miguelito. Paelha 5 estrelas, pimentos de padrão e um bem estar único entre amigos!
Foi um dia bem passado entre pessoas que só nos querem bem!
Para hoje trago-vos os meus mexilhões com Cogumelos!

Ingredientes:

1 kg de mexilhões frescos
150 gr de cogumelos
1 pimento vermelho cortado em fatias
3 cebolas cortadas em meias luas
1 alho francês cortado em rodelas
4 dentes de alho
4 anchovas
1 ramos de salsa
1 malagueta
1 cálice de vinho branco
5 colheres de sopa de azeite
4 rodelas de chouriço

Em primeiro lugar, lavem muito bem os mexilhões. Coloquem uma panela com o azeite em lume brando, depois juntem as anchovas e as rodelas de chouriço. Depois de tostadas as rodelas de chouriço juntamos os legumes e deixamos cozer por 10 minutos em lume brando. Depois de cozidos, juntem a malagueta o vinho e o ramos de salsa, depois de evaporado o álcool, juntem os mexilhões e rectifiquem com sal!!!

Uma delicia! Sigam o meu conselho e acompanhem com paozinho, para molhar no molho!!!

Um xi e durmam bem!!!

João Silva

sábado, 25 de fevereiro de 2012

A minha Aventura com o Arroz de Lampreia


Hum!!! bem conseguido, sim...sucesso.... estou contente! A fasquia era alta e exigente, mas consegui passar com distinção! Tive a companhia do Sr. Rebelo e Meninha, do Hélder e da Marisa, os primeiros, pessoas já assíduas nestas minhas aventuras gastronómicas, e disseram-me que passei no teste!!!
Sinto que a cada dia que passa, fico mais confiante na minha Maratona e acredito vivamente que um dia, todo este esforço terá significado!!! para todos vocês, eis a receita.

Ingredientes:

1 lampreia amanhada em vinha de alhos, alhos, louro, vinho verde tinto, vinho maduro, noz moscada, cravinho, alho francês.
sangue da lampreia misturado com vinagre
3 cebolas grandes
1 kg de arroz carolino
1 cálice de vinho do porto
1 litro de caldo de carne
sal
Azeite

Comecem por colocar uma panela ao lume com 3 colheres de azeite, depois juntem as cebolas cortadas em meias luas, quando estiverem douradas adicionem os pedaços de lampreia. Deixem refogar por 1o minutos , juntem agora a marinada e deixem cozer por mais 5 min. (verifiquem se a lampreia está cozida com um garfo). Retirem a lampreia da panela e juntem ao refogado um cálice de vinho do Porto. Passem tudo agora pela varinha mágica até estar tudo triturado, e coloquem novamente o refogado ao lume, juntem o caldo de carne. Misturem bem , e juntem o arroz, quando estiver meio cozido, juntem o sangue e os bocados de lampreia!!!
Genial

Bom apetite

João Silva

Queijadas da Madeira "A minha receita"


Boas Malta, para hoje iremos visitar a Ilha da Madeira! Virtualmente, claro! A minha Mónica deu aulas na Madeira e a por isso existe 3 coisas que a marcaram bastante, as anonas, as lapas na chapa e as queijadas da Madeira. Pois hoje, é tempo de recordar.
Ingredientes para nós os 3:
Massa:
125 gr de farinha
125 gr de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
raspa de limão
sementes de papoila

Recheio:
125 gr de Requeijão
125 gr de açucar
4 gemas
canela
2 claras
2 claras

Para a massa, junte a farinha à manteiga derretida a raspa de limão, e amassem até terem uma liga harmoniosa ao agarrarem a massa, deixem repousar 1 hora.
O recheio, é super simples, misturam-se os ingredientes todos, as claras no fim, tendo o cuidado de mexer pouco.
Estendam a massa em bolinhas pequenas e no centro, juntem um pouco de recheio, fechem-nas em forma de trouxas, pincelem com ovo batido e um pouco de água e adicionem as sementes de papoila Por cima. Levem ao Forno a 200º, até tostar.
DE-LI-CI-O-SO...

Um Xi

Até amanhã.

JS

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Omelete a Don Juan


Boas Malta!!! quase fim de semana! estou estafado, mas mesmo assim com vontade de vos apresentar o meu conceito de omelete, nos dias que correm, eis mais uma excelente alternativa para cozinhar, rápida económica e super saborosa!
Este fim de semana vai ser em grande,sábado vou preparar uma Lampreia e Domingo vou cozinhar em casa do João e da Cláudia...ainda não magiquei o que fazer!!!

Ingredientes:
6 ovos
1 cebola em rodelas
1/2 alho francês
5 fatias de presunto
8 fatias de queijo (deixo ao vosso critério)
salsa picada
sal
azeite
4 fiambre

Coloquem uma frigideira ao lume e façam aquecer 3 colheres de azeite, depois adicionem a cebola e o alho francês.Deixem cozer por 10 minutos em lume brando. Entretanto batam os ovos com sal e pimenta e a salsa, reservem. Depois da cebola ficar translucida, coloquem em cima, as fatias de fiambre, queijo e o presunto, depois coloquem os ovos em cima. Depois do fundo dourado, virem a omelete e deixem cozer por mais 5 minutos, coloquem em cima fatias de presunto e queijo. Acompanhem com uma salada de rúcula. Divinal.

Xi

Durmam bem...

João Silva

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Salmão em Massa folhada com doce de Figo e groselhas


Viva, chegamos aos 50 seguidores...Aleluia!!estou super feliz, sem dúvida mais um marco na história deste blog. Afinal de contas este é um blog do povo, é para todos vocês que escrevo e é em vocês onde vou buscar as forças, são vocês a minha fonte de inspiração !!! Para hoje preparei uma receita agre e doce, extremamente simples e de um paladar único.
Ingredientes:
1 posta de salmão
150 gr de massa folhada
sal
pimenta
1 dente de alho
doce de figo com groselha (ou outro da vossa preferência)

Coloquem uma frigideira ao lume e adicionem um fio de azeite, e o dente de alho esmagado, deixem o alho aromatizar o azeite, depois retirem o dente de alho e passem o salmão, levemente neste azeite. 2, 3 minutos o máximo de cada lado. Retirem o salmão e envolvem-no na massa folhada. 220º forno , até a massa ficar dourada, sirvam com doce da vossa preferencia. Servi com puré de batata e cenoura, mas confesso que se aplicaria aqui um puré de maça verde.

Um xi
Durmam bem.

João Silva


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Verduras envolvidas em Delicias do Mar


4 meses e meio, eis o somatório desde o inicio desta aventura gastronómica, ainda tenho tanto caminho a percorrer!!! não é fácil, mas é extremamente gratificante!
Para hoje, temos algo leve e super fácil de fazer!! Qualquer pessoa pode fazer esta receita!

Ingredientes:

1 saco de mistura de verduras, brócolos, ervilhas, espinafres, são sacos congelados (encontram em qualquer superfície comercial).
8 delicias do mar
3 dentes de alho picados
1/2 alho francês
sal
pimenta

Coloquem o wok ao lume com um fio de azeite, quando estiver bem quente, juntem os legumes, depois adicionem o alho, o alho francês e as delicias do mar, juntem sal e pimenta. Sirvam com arroz ou quinoa Real.

Um delicia!!!

Um xi
João Silva

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Salmão em Crosta de Azeitonas e Cogumelos


Olé Amigos Espero que estejam todos, hoje apresento-vos uma receita, deliciosa, saudável e não muito cara, nos dias que correm é importante.

Ingredientes para nós 3:

1 Filete de Salmão
5 azeitonas
4 cogumelos brancos
3 dentes de alho
1/2 alho francês
1 anchova
1 cebola
1 chávena de vinho do porto
sal

Coloquem uma frigideira ao lume com um fio de azeite, depois deixem tostar levemente o salmão previamente salpicado com sal e pimenta. Retirem da frigideira e reservem o salmão. Entretanto juntem ao azeite aromatizado a cebola, os cogumelos, as azeitonas, alho francês a anchova e os alhos. Deixem cozer por 5 min, depois juntem o vinho do porto e uma colher de farinha, quando evaporar o álcool, apaguem o lume e coloquem os legumes numa picadora e triturem tudo. Coloquem a posta de salmão numa travessa de ir ao forno e em cima do salmão coloquem os legumes triturados. 220º a gratinar, durante 10 min.
Genial.

Um xi

João Silva