Acerca de mim

domingo, 11 de março de 2012

As minhas moelas


Boas Malta, cá estou para mais uma história entre pratos e tachos. Ontem foi um abuso total, comer que nem um abade e abuso no levantamento do copo...Tinto, branco...porto!!! enfim era o que estava mais à mão. Hoje estou no relax e amanhã parto para Istambul. Como devem compreender, não vou poder cozinhar. Bem deixo-vos com água na boca, com as minhas moelas de frango.

Ingredientes:
1kg de miúdos de frango
1 cebola cortada em meia luas
5 dentes de alho esmagados
1 folha de louro
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de pimentão doce
1 cálice de vinho branco
5 colheres de massa de tomate
1 cerveja de 20cl
1 malagueta seca
Sal
Azeite qb

Bom, em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume com 4 colheres de azeite, depois adicionem a cebola, os alho e o louro (deixem o azeite ficar aromatizado. Depois juntem as moelas e deixem suar por 5 minutos, com a panela tapada. Tempo agora de adicionar sal, o pimentão doce, os cominhos, a massa de tomate, o vinho a cerveja e deixem cozinhar em lume brando durante mais ou menos 45 min.
Vão necessitar de 2 toneladas de pão para comer com o molho... ehehehe

Um xi e boa semana.

João Silva

sábado, 10 de março de 2012

Frango com mexilhões


Mar e terra, eis a origem deste prato...cá por casa adoramos mexilhões, ao vapor, assados, estufados... de qualquer maneira. Frango é a nossa carne de excelência, por norma evitamos a carne vermelha. Pois amigos esta combinação é perfeita e o paladar é único. Vejamos.

Ingredientes para 3:

3 pedaços de frango com pele
4 dentes de alho
1/2 pimento picado em cubos pequenos
1 cebola picada
5 especiarias
azeite
flor de sal
sementes de linhaça
8 mexilhões grandes com a concha

Coloquem a frigideira ao lume sem nada e deixem aquecer bem, depois coloquem o frango na mesma com a pele virada para a área quente, passados 2 minutos verão que a frigideira ficará inundada de gordura, largada pela pele. Quando a pele estiver dourada, virem o frango e adicionam a cebola, o pimento, os alhos as 5 especiarias as sementes de linhaça e finalmente os mexilhões. Levem ao forno a 200º. Fantástico e de aroma único... a não perder.

Um xi..

nota: amanhã é dia de festa da rosinha...

João Silva

quinta-feira, 8 de março de 2012

Bacalhau com sementes de oregãos e Noz moscada


Boa noite amigos!!! sentado no sofá, cá estou com uma alegria imensa em poder partilhar com vocês, mais um sucesso de receita! Embora cansado como é o dia de hoje, ainda arranjei forças para magicar mais uma receita, obrigado por estarem comigo!!! um aparte, sábado temos a festinha de aniversário da Rosita, e para a próxima semana estarei em Istambul. Por isso não vou cozinhar, mas como sempre, tentarei postar fotos e acontecimentos vividos. Bom, vamos lá à receita:

Ingredientes:

2 postas de bacalhau
5 delicias do mar
3 batatas grandes cortadas em cubos
1 cenoura grande, cortada em cubos médios
1 alho francês
1 cebola grande picada
5 dentes de alhos laminados
brocolos a vosso gosto
1 colher de sopa de azeitonas
1 colher de sopa de pepinos em conserva
1 ramos de salsa
noz moscada
sementes de oregãos triturados ou pó (vende-se em qualquer lado).
azeite

A primeira operação , é cozer a vapor, as batatas, cenouras, brócolos, bacalhau e o alho francês. Depois de cozido lasquem o bacalhau e reservem com os legumes. Em seguida coloquem uma frigideira ao lume com um fio de azeite (jeitoso), depois adicionam o alho e deixem aromatizar, tempo agora de juntar a cebola e depois todos os legumes, adicionam as delicias do mar, as azeitonas, os pepinos. Juntem as sementes de oregãos e a noz moscada, rectifiquem com sal e azeite e levem ao forno a 200gr a gratinar!!! tá feito depois de 15 min, por cima coloquem salsa fresca... Delicioso e genial---

Um XI

João Silva

quarta-feira, 7 de março de 2012

Doces 4 Anos da Rosa Lia (Doce de Abóbora)


Dia mágico o dia de hoje, hoje é dia de festa, a minha princesinha Rosa Lia faz 4 anos, a varicela já lá vai e ficou apenas uma menina doce e cheia de vida. Convidamos a família para um jantar, nada de especial, a minha mãe e irmã, os meus sogros e tia Noémia e a minha titia Paula. Que noite bem passada, vivida até à exaustão, tanta alegria e cumplicidade!!! acreditem, são estes momentos que nos fazem acreditar que vale, valeu e valerá sempre a pena!!!
Para um dia especial, apenas resta, deixar-vos com uma receita especial!!! O meu doce de abóbora.
Ingredientes:
Por cada kg de abóbora (cortado em cubos pequenos), juntar 1 kg de açúcar
1 pau de canela
por cada kg de abóbora juntar uma laranja cortada a meio.

Em primeiro lugar, juntem o açúcar à abóbora, por camadas, ou seja...Numa panela coloquem um kg de abóbora e por cima 1kg de açúcar, depois a abóbora e assim sucessivamente, reservem esta mistura mínimo 12h. Depois da marinada, coloquem este preparado ao lume, juntem agora as laranjas e o pau de canela... Atenção à cozedura, quando a abóbora começar a desfazer-se é tempo de parar o lume, importante deixar pequenos flocos de abóbora...sirvam acompanhado de doce de abóbora.

Bom Apetite e durmam bem
XI

João Silva







Por cada Kg de abobora ,c ortada em cubos, pequenos, juntar um Kg de açucar, 1 laranja cortada a meio, 1 pau de canela e reservar 12h ( a marinar) antes de começar a fazer o doce.

terça-feira, 6 de março de 2012

Amaranto em Toque de Inverno


Para hoje!!! cham... cham... cham... Um cereal novo! Para quem não conhece aqui está uma breve explicação:
É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais. Além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.

Não contém glúten, sendo uma excelente opção para os Celiacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.

Eu tenho costume de experimentar coisas novas, exemplo disso é a base da minha alimentação matinal, todos os dias como cereais com bagas de goji e sementes de chia. Além disso, sabem bem o quanto adoro as sementes de linhaça, sesamo, e todas as ervas aromáticas.


Topem lá esta receita que serve de acompanhamento, a peixe ou carne.



Ingredientes para nós 3:

2 chávenas de café de Amaranto

1 ramos de salsa

1 noz de manteiga

1 colher de sopa de uvas passa

Queijo do vosso gosto (sabor forte)

Azeite


Em primeiro lugar lavem bem o Amaranto, depois coloquem-no em 4 chávenas de água, um fio de azeite e a noz de manteiga. depois de 30 min de cozedura em lume brando juntem a salsa picada. Finalmente juntem as uvas passas e o queijo. Uma textura parecida com cuscus, mas mais crocante.

Bom apetite e um xi

JS

segunda-feira, 5 de março de 2012

Pasta com restos do Almoço de Domingo "Genial"


Boa noite malta, início de semana!!! arranque sempre difícil, entrar novamente no ritmo, vira o disco e toca o mesmo!!! faz parte da nossa vivência, temos de saber contornar e seguir em frente, fundamental é fazer com que cada momento conte. Siga!!!
Hoje trago-vos mais uma receita de baixo custo e super saborosa!!! tenho vindo a realizar receitas, com aproveitamento de resto de comida! porque não? reparem só nesta deliciosa Massa.
Ontem a minha mãe fez um frango no forno delicioso, sobrou e resolvi fazer uma massa com ele!

Ingredientes:
restos de frango
1 mão cheia de azeitonas
1 mão cheia de uvas passas
2 anchovas
1 molhos de espigos de couve
3 colheres de azeite virgem
1 colher de nozes
sal
manjericão

Em primeiro lugar, retirem a carne dos ossos, depois disponham o frango numa frigideira, previamente aquecida, adicionem as azeitonas, as uvas, as anchovas e as nozes. Entretanto cozam a vapor os espigos, juntamente com a massa. Finalmente, juntem a massa ao frango e adicionem o azeite e o manjericão!!! delicioso!!

Bom Apetite

João Silva

domingo, 4 de março de 2012

Arroz de Marisco delicioso


Olá amigos, fim de semana já foi, amanhã, voltamos à correria do dia a dia! Hoje trouxe-vos mais uma maravilha de receita, o meu arroz de marisco! Por aqui adoramos camarões, aliás marisco em geral, por isso partilho convosco esta receita!

Ingredientes:
1 cebola grande
Arroz carolino
1/2 Kg de camarão 20/30
1 lata de tomates pelado, 250gr
1 folha de louro
4 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
5 filetes de anchovas
Coentros
5 delicias do mar
1 caixa de marisco (mexilhão, berbigão, lulas, etc)
5 colheres de sopa de azeite
flor de sal

Em primeiro lugar, coloquem uma panela ao lume com o azeite, a cebola, alhos, pimento, tomate, anchovas os caules dos coentros e a folha de louro. Depois de tudo cozido, triturem, até ficar reduzido a uma pasta. Tempo de adicionarem a água , salguem e deixem levantar fervura, depois adicionem o marisco e o arroz, quem gostar, pode adicionar uma malagueta seca.... Quando tiver pronto, juntem o ramo de coentros picado.
Sirvam com torradas e um vinho branco seco!!! DELICIOSO

Xi e Boa semana

JS

sábado, 3 de março de 2012

Bife de frango em ervas aromaticas com Pêra Rosé


Ora viva!!! a Rosinha está com varicela...Meu Deus, é pinta por todo o lado, e tanta comichão...coitadinha!!! enfim, temos de aguentar!! por isso estamos os 4 de molho todo o fim de semana!!! ainda bem que que está a chover!!! ehehehe!!!
Bem ao almoço, fiz um manjar dos Deuses!!! saiu mesmo bem...Topem lá!

Ingredientes:
3 bifes de frango
folhas de salvia
folhas salsa
segurelha
manjericão
flor de sal
azeite

3 pêras
1 flor de anis
1 ramo de hortelã
3 cálices de vinho do Porto Rose

Bem, em primeiro lugar, salguem os bifes. Depois piquem finamente todas as ervas e juntem aos bifes. Entretanto coloquem o grelhador ao lume com um fio de azeite (apenas umas gotas) , e grelhem em lume forte.
Entretanto descasquem as pêras e coloquem-nas numa panela ao lume com o vinho do porto, a hortelã e a flor de anis, deixem reduzir o vinho...
Sirvam com puré de batata doce ou de ervilhas!!! divinal!!! a não perder...

Bom fim de semana e um XI

JS

Bifes de vaca em molho de tomate



Pois...e o que é, perguntam vocês... "Bife de vaca em Molho de Tomate. Esta é uma receita dedica à Tia Maria! Italiana de gema, onde o sotaque não engana ninguém. A minha Mónica comentou-me um molho de tomate, onde recorda a sua infância com os "bigodes" de tomate.
Então, tornei esta lembrança em um desafio, e elaborei a minha imagem desse molho!!! e não é que me safei!!!

Ingredientes:

3 bifes de vaca finos e tenros
4
tomates maduros
1 cebola
3 dentes de alho
1 ramo de salsa
8 folhas de manjerição fresco
1 colher de pimentão
2 colheres de azeite
um chili
3 colheres de azeite
Flor de sal

Triturem os tomates, a cebola, alhos, salsa, manjericão, e o chili. Aqueçam uma panela com o azeite e adicionem o molho de tomate, deixem desidratar, até mudar de cor, cor tijolo. Depois adicionem o sal, o pimentão e os bifes, deixem cozinhar por mais 15 minutos. Acompanhei com Quinoa real. Um delicia...é caso para dizer "Grazie zia Maria"

Um Xi

João Silva

quinta-feira, 1 de março de 2012

Maça vs Perâ em massa filo com sabor marroquino


Boas malta!! o tempo passa e a nossa família aumenta, é impressionante o movimento que todos os dias neste nosso espaço... fico mesmo contente e com "ganas" de continuar esta viajem encantadora pelas minhas aventuras na cozinha! para os mais atentos, já repararam que não sou muito fã de doces! não é que não goste...nada disso! apenas não tenho muita pachorra para lavar a louça que normalmente usamos!!! eh eh...
Bem para hoje trago-vos um regalo da natureza!!! cá em casa foi amor à primeira vista!!! vejamos.

Ingredientes, para 4 pessoas.

4 maças descascadas
1 pêra descascada
2 colheres de sopa de vinho do porto
3 colheres de açúcar
1 ramo de hortelã
1 flor de anis
1 pau de canela
1/2 vajem de baunilha, ou 1 colher de café de aroma
1 noz de manteiga
sumo de meio limão
1 pacote de massa filo
morangos para acompanhar
3 Bolachas Maria

Em primeiro lugar, cortem a massa filo em 4 pedaços, para cada trouxa deverão ter 3 folhas de massa, entre elas já sabem devem pincelar com manteiga.
Entretanto coloquem uma panela ao lume e coloquem todos os ingredientes, descritos acima. Deixem cozinhar, até o molho ficar ligeiramente caramelizado. Depois apliquem a varinha mágica e triturem até obter uma pasta harmoniosa. Tempo agora de rechear os bocados de massa e fechar em forma de trouxa. Pincelem com manteiga e levem ao forno a 200º. Acompanhem com morangos!!! 5 estrelas...

Um xi...

João Silva