Acerca de mim

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Os 9 anos do DUDU

Boas malta! Hoje, nada de receitas! o Dudu fez 9 anos! em família, refugiamo-nos numa onda de partilha e bem estar. O jantar foi feito pelo meu cunhado Paulo... muito bom. diga-se de passagem. Caldeirada de Borrego...EXCELENTE. Comi que me fartei... a textura estava... simplesmente tudo bem feito! Ok, amanha carregadinho de azia!!! Mas como dizia a minha Avó Maria " se queres festa, soas a testa".

PARABÉNS QUERIDO DUDU...

Feliz dia de quarta feira!!!

Xi
João Silva

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pescada em Molho Primaveril


Depois da Tempestade, vem a bonança!! ou seja...trocado por "miúdos"! Depois de tantos dias a comer que nem um desalmado, é tempo de comer um peixinho cozido, suave, sem grandes habilidades!!! pois esta pescada ficou divinal, sem Manteigas ou gorduras. Aroma Fresco e Aromatizado! De certo se experimentarem vão adorar!

Ingredientes:
3 postas de pescada
2 cenouras pequenas
2 batatas em rodelas
uma mão cheia de brócolos pequenos

Molho:
1 dente de alho
sumo de 1 limão
1 colher se chá de gomásio
1 colher de chá de oragãos
1 pitada de colorau.

Coloquem os legumes a cozer ao vapor com o peixe. Quando estiver pronto, retirem as espinhas ao peixe e lasquem-no. Entretanto preparem o molho, juntem todos os ingredientes e mexem tudo muito bem.

Genial!

Um Xi

João Silva

A minha receita de Folar da Páscoa







Este ano resolvemos ser nós 3 a fazer os folares para os nossos afilhados! Foi engrandecedor a experiência e sobretudo a partilha na descoberta desta receita. O final foi feliz, aliás só podia, depois tanto carinho, Amor e suor.
Ingredientes:
1ª.Fase
90 gr de fermento de padeiro
1\4 l de leite morno
700gr de farinha
2ª Fase
1kg de farinha
10 ovos
600gr de açúcar
200gr de manteiga derretida
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de pó de erva doce
uma pitada de sal

Em primeiro lugar juntem o fermento com o leite e a farinha, envolvam bem e deixem repousar por 3 horas. Entretanto em outro recipiente juntem a farinha os ovos, açúcar, manteiga, a canela, a erva doce e sal, mexam bem, quando estiver tudo envolvido, juntem a massa da 1ª fase e mexam muito bem!!!feito!!! façam bolas enfeitem como quiserem e deixem levedar uma hora. Levar ao forno a 190º, 30 min.
Xi

João Silva

sábado, 7 de abril de 2012

Filetes de Linguado com Fruta Pinha


Eis mais uma descoberta que me alegra e faz acreditar que a cada dia que passa, esta "loucura" faz sentido. A fruta foi sempre um ingrediente que por norma, junto aos pratos principais de peixe e carne! Desta feita experimentei a Fruta pinha ou Anona.

ingredientes:

3 filetes de linguado
5 dentes de alho
1 copo de linho branco
flor de sal
azeite
1 limão
1 anona madura

Em primeiro coloquem os filetes em marinada , com os alhos o vinho e o sal (min 1h). Depois coloquem um grelhador ao lume com 1 fio de azeite. Passem os filetes pelo azeite, até ficarem dourados. Acompanhem com a fruta pão e arroz colorido!!!

Um xi e PÁSCOA FELIZ

JS

O dia passado entre a Familia Rocha Santos (Figueira da Foz)



Mais um dia nobre, bem vivido no meio de Amigos eternos! Fomos os três almoçar na Figueira da Foz, mais precisamente à Feteira de Baixo, a casa dos nossos Amigos, Mário, Regina, Joaninha e a pequena Sofia, "de quem a Rosita tanto gosta", e não é que tivemos uma surpresa encantadora? A Regina largou a Bimbi, enervo-se e cozinhou uma Cataplana de peixe Divinal... Tudo bem feito, o sal na proporção correcta, a textura do cozinhado...o molho fresco e saboroso !!! enfim tudo perfeito!!! a receita é simples e de resultados fabulosos.

Ingredientes:
1 kg de peixes vários
10 camarões 20\30
mexilhões frescos
1 cebola picada
1\2 pimento verde picado
1\2 pimento vermelho
1 colher de café de pimentão doce
1 folha de louro
1 \2 cálice de vinho branco
1 colher de sopa de manteiga
1 chili
flor de sal
4 colheres de azeite virgem extra

Coloquem os peixes na cataplana, juntamente com o azeite, a cebola, os pimentos, o louro e os chilis. Depois fechem a cataplana e deixem cozinhar por 5 minutos. Juntem agora os mariscos e refresquem com o vinho branco, quando estiver quase pronto, juntem a manteiga, para dar "textura", ao molho!!! Divinal.

Parabéns Regina e Obrigado Família Rocha Santos, por mais um dia inesquecível!!!

João Silva

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bocados de Salmão ao funcho com frutos do Mar


Ora, fim de semana da Pascoa, merece uma coisa fina e requintada! Depois do menu infantil, hora agora de alegrar os mais velhos! nada melhor que vos apresentar este excelente salmão!!! simples e de uma textura impressionante! Vejamos...

Para nós os três:

2 filetes de salmão, sem espinhas.
4 mexilhões
3 lulas limpas
3 delicias do mar
1 bolbo de funcho picado
4 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 colher de sopa de sementes de erva doce reduzidas a pó no pilão
8 dentes de alho com casca esmagada
flor de sal
1 cálice de conhaque ou whisky para flamejar, no final.

Em primeiro lugar coloquem ao lume o wok como azeite, depois de quente adicionem o salmão e deixem tostar levemente. Depois juntem as lulas os mexilhões e as delicias do mar. Tempo de adicionar o funcho e os alho. Rectifiquem com sal e juntem as sementes de erva doce. Finalmente flamejem com o conhaque!!! Uma delicia, a lembrar um dia de Verão.

Um Xi

João Silva

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Peito de frango em Arroz infantil (Ménu crianças)


Hoje foi dia de festa, a Laurinha, a melhor amiga da Rosita fez 4 anos. Passou o dia em nossa casa, foi uma alegria, quase que a Casa veio a baixo, tamanho reboliço, mas faz parte, e só vê-las sorrir com tanta alegria já é motivo de satisfação e alegria. O almoço foi feito em partilha.
Ingredientes:

2 peitos de frango picado em cubos de 2 cm
1 alho francês picado
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
1 cenoura raspada
brócolos qb
espigos de couve
milho qb
1 chávena de arroz
2 chávenas de água
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 ramo de salsa

em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume, 2 colheres de azeite. Quando o azeite estiver quente, juntem a cebola, alho e a cebola. Quando estiver translucido juntem o frango e o sal, e deixem cozer os peitos nesta mistura, quando estiverem dourados juntem a massa de tomate e os oregãos.
Entretanto coloquem uma panela ao lume com a água, azeite e sal, e os restantes legumes, depois juntem o arroz... deixem cozer, até o arroz estar suave...
A Rosita adorou...e a Laurinha também....portanto!!!
quem tiver filhos, faça o favor de agendar realizar esta receita...

Um xi

JS

terça-feira, 3 de abril de 2012

Pasta em Atum Agre e Doce


Ora viva, ora cá está mais uma ideia fabulosa de fazer uma receita de fácil execução, e ao mesmo tempo, low cost.
Nos dias que correm temos de saber viver com menos, mas melhor.
Ingredientes para 2 adultos e uma criança de 4:
1 lata de atum, em água
1 alho francês cortado em rodelas
1 mollho de cebolinhas (cebolo), picado
1 tomate picado grosseiramente
2 mãos cheias de massa da vossa preferência
2 anchovas
1 colher de café de pimentão doce
1 colher de café de oregãos
2 colheres de massa de tomate
1 colher de sopa de uvas passas
200 gr de cogumelos, frescos, para saltear
brócolos qb
pimenta
sal
Azeite virgem extra

Coloquem uma panela com água ao lume. Quando ferver, adicionem sal, 1 fio de azeite, e adicionem a massa, fogo, alto/médio. Entretanto no wok, salteiem os legumes primeiro, em 2 colheres de sopa de azeite, depois, juntem os legumes, e salteiem-nos em lume bem forte, finalmente juntem as uvas passa, e os temperos!!!
Sirvam com um bom vinho tinto!!
Genial


um xi

JS

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Escalopes de peixe Azul banhado em molho de Noz


Depois do abuso do fim de semana, nada melhor de começar a semana, com algo leve, mas muito saboroso. Os mais atentos já perceberam, que os meus peixes preferido são os azuis, Atum, sardinha, cavala, salmão, anchova... Reduzem o chamado colesterol mau e cuidam do nosso coração. Além disso, a maior parte destes ainda é Biológico. Não sabem a ração!!!!

Ingredientes:

3 escalopes de peixe azul da vossa preferência
3 dentes de alho
sumo de 2 limões
3 colheres de azeite, virgem extra
miolo de 4 nozes
1 ramo de salsa
1 colher de chá de alcaparras

Primeiro, coloquem os escalopes do peixe, numa marinada de sal, e sumo de 1 limão. Entretanto coloquem um grelhador ao lume, quando estiver bem quente, adicionem uma colher de sopa de azeite e em seguida os alhos picados grosseiramente, passados 2 minutos depositem os escalopes, com a pele virada para baixo sobre este azeite aromatizado de alho entretanto preparem o molho. Juntem numa trituradora, a salsa, as alcaparras , as nozes e triturem depois juntem o sumo do limão e 2 colheres de azeite, 1 pitada de sal...e já está!!! Simples e depois de se deliciarem, não ficam com peso na consciência!!! hiper - saudável!!!!

domingo, 1 de abril de 2012

O fim de semana em Lisboa, o ZOO, a Comida, e a companhia





Boas pessoal !!! 2 dias sem noticia. Confesso que era para ser surpresa mas não tive hipóteses em postar nada (não tive internet). Dizer-vos que estivemos em Lisboa, hospedados no Opera Vila galé, em Alcântara, nós o carlos a Olga e o joaozinho. Uma coisa fantástica, um hotel a ter em conta, é cómodo, limpinho e com uma comida fantástica.
Depois estivemos a jantar em Cacilhas, uma coisa indescritível. Ruas infindáveis de restaurantes, onde impera o peixe e mariscos frescos. Jantamos no Restaurante (A cabrinha). se por lá passarem, fica a informação de um restaurante muito bom.
Depois seguimos, rumo ao Zoo de Lisboa! Carregadinho de bichos, onde a Deliciou a Rosita e o Joaozinho... o Leão e a girafa foram os mais procurados... um dia bem passado onde andamos de comboio e teleférico ...
Hoje, percorremos Lisboa de Eléctrico nomeadamente subimos e descemos no 28, adoramos, apenas cuidado com os carteiristas... são aos montes... foi um fim de semana excelente, bem perto de amigos que estão sempre perto de nós... deixo-vos com algumas fotos!!!