Dedicado a todos aqueles que têm o horizonte como infinito! Para a minha família, amigos, amigos dos meus amigos e todos aqueles que quiserem pertencer à família COZINHAR COM JOÃO... Obrigado a todos.. Proposta 365 dias = 365 Receitas
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
pasta de tomates de verão!!! versão «cherry»
Verão e chuvinha da boa! um dia em casa presos pela chuva! esta manhã a Rosita não se calava "quero massinhas" esparguete quer dizer...pois como não se deve contrariar as crianças...quando se portam bem claro, magiquei esta receita simples e muito saborosa. Tomem nota:
Ingredientes:
10 Tomate cherry
Sobras de carne (usei peito de frango)
1 corgete cortada em cubos de 2 cm
1 alho francês cortado em cubos de 2 cm
10 vagens de feijão verde cortados em cubos de 2cm
4 tomates secos picados
1\2 pimento cortado em cubos
2 dentes de alho laminados
esparguete qb
4 colheres de azeite
queijo parmesão
Em primeiro lugar cozam a vapor a corgete o feijão verde e o alho francês. depois de pré cozido reservem.
entretanto cozam a esparguete.
Coloquem uma frigideira com o azeite, depois estalem o alho no azeite. Tempo agora de adicionar o tomate cherry, tomate seco, os pimentos e finalmente os legumes précozidos e a carne, saltear por 2 minutos.
Por fim empratem, primeiro a esparguete e por cima, coloquem os legumes e o queijo parmesão.
Delicioso
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Migas de feijão verde «versão Pirata»
Olá a todos!!! e a receita de hoje é??? "Migas de feijão verde". Lembram-se da lasanha de bacalhau? Cá está um excelente acompanhamento!!! Cá vai.
Ingredientes:
Feijão verde cozido, cortado em pedaços de 1 a 2 cm de comprimento
Broa migada na mesma proporção do feijão
2 dentes de alho laminados
azeitonas qb
caldo de peixe ou carne...dependendo o que vão acompanhar
azeite
pimenta (opcional)
1 ramo de salsa
1 chili
Numa frigideira, coloquem 2 colheres de azeite. Juntem o alhos, deixem estalar 1 minuto, depois juntem o feijão verde e a broa, envolvam bem e deixem cozinhar um pouco, para ganhar cor. Depois reguem com um pouco de caldo, só um pouco. Retirem do lume e adicionem a salsa picada o chili e as azeitonas...
DELICIOSO...´´A experimentar...
XI para todos...
JS
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Iogurte grego com Amoras
Ei, malta!!! continuo de férias!!! maravilha! entre praia e a casa, vou passando os meus dias a cozinhar!!! Para hoje trago-vos algo fresco e fácil de fazer!!! uma maravilha!!!
Ingredientes para 2:
2 iogurtes grego
Amoras
chocolate picado
2 bolachas belgas
folhas de menta.
Disponham o iogurte num prato, salpiquem com os pedacinhos de chocolate, adicionem as amoras. Enfeitem com a bolacha e a folha de hortelã... DELICIOSO.
Bom apetite.
PS. Amanhã faço aninhos!!!!
Xi
JS
sábado, 18 de agosto de 2012
Massada de Marisco
Boas malta! Hoje o menu é « Massada de marisco».
Aproveitei a companhia do paquito e da Esther!! amigos de sempre de Zaragoza! é um prato à minha imagem... Recordo-me de ter comido algo parecido, na praia da Rocha, Portimão, mas nada de compara com esta delicia.
Ingredientes.
2 cabeças de peixe
Massa da vossa preferência
1 pimento vermelho
2 tomates
2 colheres de sopa tomate
1 cebola vermelha
2 dentes de alho
alho francês
1 ramos de coentros
1 ramo de hortelã da ribeira
2 folhas de louro
1 covete de marisco (mexilhões, berbigão, delicias do mar)
camarões da vossa preferência
1 colher de sopa de manteiga
vinho branco
Azeite
Caldo:
Coloquem uma panela ao lume com o peixe, os camarões, 1/2 cebola, 1/2 pimento, alho francês, coentros, hortelã da ribeira, louro. Deixem cozer por10min. coem o molho e aproveitem os camarões. Reservem.
Entretanto em uma panela, adicionem 4 colheres de azeite, 1\2 cebola picada, 1\2 pimento picado, tomate, depelado em bocados, o alho laminado e o vinho branco. Quando a cebola estiver translucida, adicionem a covete de marisco e a massa de tomate. Deixem cozinhar por 5 minutos, depois adicionem o caldo que fizemos e a massa. Deixem cozinhar até a massa ficar aldente.Quando estiver juntem a manteiga e os cararões, aromatizados no caldo, deixem repousar 5 minutos. Se quiserem podem adicionar uma malagueta..... Hum o cheirinho é divinal...
PS: IMPORTANTE VINHO BRANCO E UMA TONELADA DE PÃO PARA O MOLHO... :o)
Bom apetite
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Arroz de chocos com tinta «uma especie de Paelha»
Uma panela, um ingrediente e qualquer coisa aparece!!! e desta feita, um arrozinho de choco com tinta! Homenagem, à familia do me GRANDE Amigo«Serginho».
Ingredientes
1 kg de chocos com a tinta
1 cebola cortada em meias luas
1 ramo de poejo
1 ramo de hortelã da ribeira
1 pimento vermelho laminado grosseiramente
3 tomates triturados sem a pele
2 dentes de alhos picados
1 calice de vinho branco
1 mão cheia de ervilhas
feijão verde cortado em bocados
1 folha de louro
ameijoas
açafrão qb
arroz vaporizado
caldo de peixe
Ingredientes
1 kg de chocos com a tinta
1 cebola cortada em meias luas
1 ramo de poejo
1 ramo de hortelã da ribeira
1 pimento vermelho laminado grosseiramente
3 tomates triturados sem a pele
2 dentes de alhos picados
1 calice de vinho branco
1 mão cheia de ervilhas
feijão verde cortado em bocados
1 folha de louro
ameijoas
açafrão qb
arroz vaporizado
caldo de peixe
Em primeiro, retirem a carapaça dos chocos, retirem o «bico» e reservem. Depois, coloquem uma palela ao lume e estufem os chocos, a cebola, o pimento, o ramo de hortelã o poejo e o louro, o vinho branco. Deixem estufar por 20 min.
Entretanto, coloquem a paelheira ao lume, com um jorro de azeite, depois adicionem os tomates triturados e deixem desidratar (quando mudarem de cor vermelho vivo, para vermelho tijolo está feito.) depois, juntem o arroz, mexam bem, juntamente com uma colher se chã de açafrão. Finalmente juntem o caldo de estufar os chocos, as verduras, as ameijoas . Rectifiquem tempero e ...está pronto!!!
Xi para todos
JS
domingo, 12 de agosto de 2012
A Lasanha de Bacalhau do Germano (Nossa versão)
Viva amigos, cá estou para mais uma sugestão fantástica. Depois de tanto tempo ausente... deixo-vos uma receita que, foi realizada toda pela Mónica a qual, eu apenas ajudei. A lasanha de bacalhau do Germano, ora Germano é um dos colegas da Mónica na Escola da Murtosa. Cá vamos.
Ingredientes para 8 pessoas:
Preparar o bacalhau.
5 postas de Bacalhau
2 folhas de louro
1 ramo de hortelã da ribeira
2 dentes de alho
água
Coloquem o bacalhau a cozer com os ingredientes descritos, durante 5 minutos. Retirem a pele e espinhas e reservem a água.
Preparar bechamel:
1 litro de leite
3 colheres de sopa de maizena
1 noz moscada raspada
flor de sal
1 colher de sopa de manteiga
Coloquem o leite ao lume , juntem os ingredientes, e mexam sempre até obter consistência do leite
Preparar a couve:
Couve coração de boi.
Cozer as folhas das couves 3 minutos, na água de cozer o bacalhau.Reservar.
Preparar a cebolada.
3 cebolas laminadas em meias luas.
2 alhos porros, cortados em rodelas.
Azeite
Coloquem uma frigideira ao lume com 2 colheres de sopa de azeite, deixem cozer a cebola e o alho, até ficarem translucido, juntem o bacalhau, e deixem «fritar» esta cebolada. Reservem.
FINALMENTE A LASANHA.
Coloquem a panela com a água de cozer o bacalhau ao lume, e nessa água, pré-cozinhem as folhas de lasanha.
Numa travessa de ir ao forno no fundo, adicionem uma boa camada de bechamel, depois coloquem as folhas logo de seguida o bacalhau e as couves, repitam a operação por mais uma camada. Finalmente por cima, juntem o bechamel, por cima adicionem 4 queijos e tomate cherry.
Um delicia...
Bom apetite...
sábado, 11 de agosto de 2012
Arroz de Frango com Quiabos
Ei...que saudades tinha eu de visitar o meu cantinho!!! Entre o trabalho e a Família, o tempo foge e não permite as minhas edições diárias . Mas sabem uma coisa?! ESTOU DE FÉRIAS...EHEH.... Por isso tentarei postar mais assiduamente. Bom, apresento-vos um prato fácil execução, económico e, super saboroso.
Ingredientes:
1 frango cortado em bocados
1 cebola picada
1 alho francês picado
3 tomates secos picados
2 colheres de sopa de massa de tomate
1 calice de vinho branco
2 anchovas
quiabos qb
4 colheres de azeite virgem extra
1 ramo de salva
1 malagueta
Arroz carolino QB
Em primeiro lugar, «estalem» a cebola o alho francês e as anchovas no azeite. Depois juntem o frango e deixem ganhar cor. Depois de corado o frango, juntem o vinho, a malagueta, a massa de tomate e água. Deixem cozinhar por 30 minutos. Finalmente, juntem os quiabos e o arroz, deixem cozinhar por 12 a 15 min.
Sirvam com um bom vinho tinto!!!
Até amanhã.
XI
JS
domingo, 29 de julho de 2012
Massada de bacalhau Mediterrânea
Boas Malta... Ufa, cá estou eu finalmente para mais uma receita deliciosa e muito fácil. Dizer-vos que a Helena está com 2 meses e a crescer muito bem... é uma fofinha. A Rosita, delicia-se com ela. A Mónica já está quase a 100%, e eu já vejo as férias no Horizonte.
Para hoje trago-vos a minha massada de bacalhau. Uma coisa do outro mundo.
Ingredientes:
200 gr de bacalhau cozido em lascas
3 tomates biológicos cortados grosseiramente
1 cebola picada
2 dentes de alho laminado
1 pimento em fatias
1 chili picado
noz moscada
2 colheres de sopa de uvas passas
1 colher de sopa de alcaparras
3 anchovas
4 colheres de azeite
Massa meada QB.
Em primeiro lugar, coloquem uma panela ao lume, com água uma colher de sopa de azeite e um pouco de sal. Quando ferver coloquem a massa a cozer.
Entretanto coloquem um wok ao lume com o azeite e as anchovas. Quando o azeite estiver bem quente, juntem o alho e a cebola e deixem estalar. Quando estiver translúcida a cebola, juntem os tomates e o pimento. Depois adicionem o bacalhau o chili as uvas passas as alcaparras e finalmente rectifiquem com noz moscada e flôr de sal. Finalmente deixem cozer por 10 min. Entretanto retirem a massa da água e juntem ao bacalhau.
Sirvam acompanhada de um Branco Fresquinho...
Bom Apetite
JS
domingo, 15 de julho de 2012
Rolinhos de filetes de solha com Banana
Ei cambada...bem sei que tenho andado bastante ausente, mas tenho tido bastante trabalho e a vida familiar, absorve-me por completo. Mas uma coisa é certa, a paixão pela cozinha, continua bem activa e exemplo disso são estes rolinhos de filetes com banana.
Ingrediente:
3 filetes de peixe, à vossa escolha (usei de solha)
10 cebolinhas em pickles
1 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de massa de tomate
1 colher de sopa de alcaparras
3 anchovas
Coentros
1 pacote de natas light
1 como de vinho branco
feijão verde cozinha de guarnição
azeite
sal
Em primeiro lugar salguem os filetes dos 2 lados. Depois coloquem um pedaço de banana no seu meio e enrolem, segurem as pontas com um palito. Entretanto, estalem a cebola e o alho, e assim que estiverem translucidos, juntem as anchovas, a massa de tomate e as alcaparras. Depois de estufar levemente, refresquem com o vinho branco. Assim que evaporar o alcool, juntem as cebolinhas e os filetes de peixe. Deixem estufar 5 minutos e retirem os filetes. Tempo de juntar as natas e envolver durante 5 minutos. Juntem os filetes e os coentros picados .
Delicioso... Acompanhei com batatas e feijão verde cozido...
A não perder
Um xi
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Arroz de maça excelente amigo da carne
Boa noite amigos. Faz tempo que não apareço por estas bandas! a logística da família a 4 ainda esta a ser afinada, e as noites mal dormidas não permitem, discernimento para postar as várias receitas que vou realizando. Para hoje trago-vos uma maravilha... uma proposta de acompanhamento...
Ingredientes:
cuorgete picada qb
1 cebola roxa picada
2 dentes de alho picados
1 alho francês picado
feijão verde picado
1 ramo de salsa picada
1 mão cheia de uvas passas
amendoas torradas
arroz carolino
caldo de legumes
1 maça amarela cortada em gomos com casca
flor de sal
Para uma ração de arroz, coloquem 2 de caldo de legumes depois adicionem os legumes e a salsa, e por fim adicionem as uvas passas as amêndoas e a maça. Fica excelente
Subscrever:
Mensagens (Atom)