Acerca de mim

domingo, 30 de setembro de 2012

Arroz de polvo algarvio



Cá estou! Quem é vivo sempre aparece! entre viajem à Republica Checa e umas férias merecidas no Algarve!! perdi o rumo e hábito de postar todos os dias. mas não o de cozinhar!!! isso não se perde, claro que não. Para retificar apresento-vos a minha receita de arroz de polvo.

Ingredientes:

1 kg de polvo
5 dentes de alho esmagados
raspa de uma lima
1 malagueta
6 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 ramo de salsa
arroz agulha
1 ramo de coentros


Em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume com o azeite. Quando estiver bem quente, adicionem os alhos a malagueta e a raspa de limão. Deixem "estalar" os alhos por 1 minuto. Tempo agora de colocarem o polvo dentro da panela, polvilhem com flor de sal e o ramo de salsa. Tapem a panela e deixem cozer em lume brando, durante 20 min. Depois de cozido, retirem o polvo da panela e cortem em pedaços grosseiros (reservem). Finalmente, chega a vez do arroz,  coloquem a panela ao lume com o molho que resta da cozedura do polvo, depois juntem para uma medida de arroz, duas de água, retifiquem com sal. Quando estiver a ferver a água, juntem os pedaços de polvo e por fim os coentros picados. 

Hum...a foto diz tudo...

Xi

JS

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Os Lombinhos da Malú




Boas Malta!!!Mil perdões, mas esta coisa de retomar novamente o ritmo do dia a dia não é fácil! Entre Família, Andebol e as viagens do trabalho,  o tempo não estica. E raras são as vezes que posso aparecer no meu cantinho para postar.
Mas o importante é continuar a escrever, e a soltar tudo o que de melhor existe dentro de mim!!! Afinal de contas ainda não paga imposto...por agora!
Bom, trago-vos algo de diferente,algo que me fascinou! Os lombinhos de Porco que a minha prima Malú me apresentou um dia desta aquando de um jantar em sua casa. Fácil preparação e de resultados fascinantes.

Para a Malu e Hélder um xi do tamanho do Mundo...

Ingredientes:

3 lombinhos do porco (Parte do coelho)
4 dentes de alho picado
1 ramo de alecrim picado
Flor de sal
Pimenta Opcional
1 saco

Salpiquem um pouco de azeite sobre os lombinhos, depois adicionem o alecrim,o alho e o sal. Coloquem os lombos, dentro do saco, fechem bem e deixem a marinar no frigorifico 2 h. Coloquem no forno a 180º  minutos.

Acompanhem com o que quiserem...

Um xi

JS

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Cara de Salmão embebido em molho de Physalis e maracujá



Boas malta!!! o recomeço laboral, não está fácil!!! só o facto de ter de começar o rame, rame do acordar ás 7h e deitar...quando calha... retira-me a força para escrever no meu cantinho. Mas hoje, hoje guardei um fôlego, para partilhar com vocês esta maravilha de receita. E especialmente o molho, que a acompanha...

Ingredientes:
1 cabeça de salmão
flor de sal
segurelha
funcho
1 dente de alho picado

Molho:
10 physalis cortados ao meio
polpa de 1 maracujá
1 colher de vinagre de framboesa
2 colheres de azeite virgem extra
1 pitada de sal e pimenta
5 folhas de manjericão fresco picado

Em primeiro lugar, envolvam as ervas aromáticas com a cabeça de salmão, depois passem na frigideira com azeite bem quente. Reservem.
Relativamente ao molho, juntem todos os ingrediente e acompanhem o peixe.
Eu acompanhei também com cogumelos salteados no azeite do peixe... divinal.. experimentem.

Um xi

João silva


domingo, 2 de setembro de 2012

Chambão em Favaito



Ei malta, tarde de Domingo, passada em família, ingredientes perfeitos, para realizar um manjar dos Deuses. Sigam-me nesta preparação maravilhosa.

Ingredientes:

1 kg de carne de vaca  (chambão)
6 colheres de sopa  de azeite virgem extra
1 ramo de alecrim
5 dentes de alho esmagados com casca
1 lt e vinho branco maduro
1 caldo de carne
1 cálice de favaito (ou vinho o porto)
1 colher de farinha

Coloquem uma panela ao lume com o azeite, quando estiver o azeite bem quente, coloquem a carne a fritar até ficar bem dourada em todos os lados. Depois juntem os alhos e o alecrim,  quando os alhos ganharem cor, refresquem com o vinho (até cobrir metade da carne). Adicionem o caldo de carne e baixem o lume para o mínimo, Tapem e deixem cozer, até reduzir. aprox. 2h.30min. Depois retirem a carne, aumentem o lume, juntem o calice do Favaito e deixem reduzir, juntamente com a farinha. Retirem o molho e coem. coloquem novamente a carne na panela, reguem com o molho e aqueçam levemente. Sirvam com feijão preto e arroz branco.

A carne, desfaz-se na boca...uma delicia.

Um Xi.

JS

sábado, 1 de setembro de 2012

Robalo No forno em sal de citrinos e tomilho



Hum... divinal!! estava com receio de realizar esta receita, mas a verdade, é que foi uma as melhores que realizei até hoje, não pelo grau de dificuldade, mas sim, pelo paladar fantástico e textura única.

Ingredientes para 4 pessoas:

6 robalos
3 kg de sal
raspa de laranja
raspa de limão
raspa de lima
1 ramo e tomilho

Em primeiro lugar, misturem a raspa dos citrinos e as folhas do tomilho com o sal. Reservem.
No fundo de um tabuleiro preparado para o forno, coloquem uma cama de sal, depois borrifem com água. Coloquem sobre este sal os robalos e sobre estes o resto do sal, até deixarem de ver os robalos. Levem ao forno a 200º durante 30 min.
Retirem a carapaça de sal, e reguem o robalo com azeite de louro e alho.
Acompanhem com uma salada de tomate e figos.
Uma tentação

Bom apetite
JS


sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Peitos de frango em ervas com Cogumelos Marron



Último dia de férias... Confesso que é agradável estar em seio familiar, mas a adrenalina do dia a dia... Levantar cedo, trabalho, regresso a casa e etc, faz-me falta. Para hoje trago-vos uma proposta simples, e económica, digna de um dia de Verão.

Ingredientes:

2 peitos de frango
1 hasta de tomilho
1 haste de segurelha
1 haste de alecrim
4 folhas de salvia
sumo de meia lima
flôr de sal
azeite virgem extra
1 embalagem  de cogumelos frescos marron

Em primeiro lugar, salguem os peitos de frango e adicionem o sumo da lima. Entretanto reguem com um pouco de azeite. Piquem as ervas e envolvam  os peitos de frango com estas ervas. Entretanto coloquem uma frigideira ao lume e quando estiver bem quente grelhem na frigideira. Reservem. Na mesma frigideira sem lavar, saltear os cogumelos com um pouco de flor de sal e tomilho.

Acompanhem com uma salada de tomate.

Bom apetite..

Um Xi

João

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Legumes «al horno»



Ontem, abuso com a cataplana, hoje dieta com legumes!!!
Nada sabe melhor que uns legumes, crocantes e suculentos!!! Sigam-me.

Ingredientes:

1 molho de esargos frescos
3 cachos de tomate cherry
1 pimento branco em laminas (podem usar outra cor)
1 ramo de tomilho fresco
Azeite virgem extra
1 chili picado
1 dedo de gengibre raspado

Coloquem no fundo de um tabuleiro duas colheres de azeite. Em seguida coloquem os legumes e por cima acrescentem o tomilho o chili e  gengibre. Reguem com mais azeite e levem ao lume.

serve de acompanhamento com carne ou peixe.

Bom apetite

JS

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cataplana de Bacalhau em Barco Moliceiro



Boas pessoal, estou a queimar os últimos cartuchos das férias! próxima segunda feira, já retomo a normalidade do dia a dia. Hoje estivemos na praia da Torreira, do lado da ria. Apanhamos imensos caranguejos, e para complementar a coisa , deram-me ameijoa fresca... resolvi criar esta receita de bacalhau fantástica, tendo inspiração os caranguejos e as ameijoas.

Ingredientes para 2 pessoas:
1 posta de bacalhau zona do lombo
2 camarões 20\30
10 ameijoas frescas
5 mexilhões frescos
5 caranguejos da ria de aveiro
5 colheres de sopa de azeite virgem extra
5 dentes de alho laminados
1 cebola em meias luas
1\2 pimento vermelho laminado
1\2 pimento verde laminado
1 colher de sopa de alcaparras
1 ramo de coentros
1 folha de louro
1 colher de sopa de manteiga
sumo de uma lima

Em primeiro lugar fervam o bacalhau, juntamente com os camarões. Máximo 2 min, depois de ferver. Reservem. Ponham um wok ou cataplana ao lume com o azeite. Depois de bem quente, estalem os alhos, atenção para não torrarem. Entretanto, juntem o bacalhau, os coentros e o louro e em seguiada a cebola, o pimento as alcaparras. Coloquem agora os mariscos. Por cima de tudo, disponham a manteiga e o sumo da lima. Tapem e deixem vaporizar em lume brando durante 8 min.
Delicioso... 
NOTA: Vão precisar de muito pão para o MOLHO, nada de dietas neste dia!!!!

Um Xi

JS

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sargos Refrescantes em Molho de Pêssego



Ontem, fui à Pesca... resultado = mais um «carrego» de Sargos. Categoria!!! hoje, resolvi prepara-los de forma diferente!!! e meus amigos... não percam esta receita!!!Atenção usei os sargos, mas podem utilizar o peixe que quiserem.

Ingredientes:

10 sargos
2 dentes de alho raspados
8 folhas de manjericão picado
1 ramo de salsa picada
1 chili picado
azeite
farinha
sementes de sesamo
1 pêssego picado (utilizem o que mais gostarem)
1\2 cebola vermelha picada
8 tomates cherry cortados ao meio
sumo de uma lima
polpa de um maracujá
1 colher de chá de vinagre de framboesa
sumo de gengibre  qb
flor de sal

Preparar o Peixe:

Em um tabuleiro, regar com um pouco de azeite, salpicar com flor de sal, os dentes de alho raspado, o manjericão picado salsa e o chili. Misturar muito bem com os peixes, e deixar marinar 30min.
Entretanto vamos ao molho.

Piquem o pêssego em cubinhos pequeninos, juntem a cebola picada, o sumo do gengibre, a polpa do maracujá, o sumo da lima, os tomates cherry e o vinagre de framboesa. Envolvam bem e acompanhem com o peixe. Entretanto passem os peixes em farinha com sementes de sesamo e fritem em óleo bem quente...
Uma delicia.

Um xi

JS

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A tarte dos Primos...Uma delicia



Bom dia!!para hoje trago-vos um doce excecional. Como já referi várias vezes, não sou muito amante de doces...mas esta tarte!!!!hum...só de pensar!!!arrepia. Chama-lhe tarte dos primos, porque, já comi 2 vezes...e sempre com primos!!! Balu e Baguera... Amarino\ Cristina e seus Irmãos...

Ingredientes:
10 claras á temperatura ambiente
1 pitada de sal
500gr de açucar
5 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
2 embalagens de creme Fresh (natas azedas)
2 embalagens de Mirtilos ou outro fruto vermelho
chocolate para enfeitar

Liguem o vosso forno a 180º para estar bem quente.
 Em primeiro lugar bater as claras em castelo, juntamente com o sal. Depois de bem batidas, começar a acrescentar lentamente o açúcar até ficarem firmes, depois juntem o chocolate e por fim o balsâmico. Coloquem este preparado sobre um tabuleiro forrado previamente com papel vegetal e levem ao forno. Mas agora reduzam a temperatura para 120 º, deixem cozer por 1 hora. Depois desliguem o forno e deixem arrefecer dentro do forno. Depois retirem para forma e empratem. Por cima coloquem o creme fresh e finalmente os Mirtilos, juntamente com pedacinhos de chocolate... Hum... Delicioso...

Bom apetite

Xi

JS