Dedicado a todos aqueles que têm o horizonte como infinito! Para a minha família, amigos, amigos dos meus amigos e todos aqueles que quiserem pertencer à família COZINHAR COM JOÃO... Obrigado a todos.. Proposta 365 dias = 365 Receitas
sábado, 1 de dezembro de 2012
Salada de Inverno
Boas malta...para todos aqueles que dia após dia, me incentivam a continuar com as postagens, e com o Blog... Um xi de todo coração.
Bom, a verdade é que não tem sido fácil, entre viagens e família o tempo passa a uma velocidade estonteante sem nós darmos por isso estamos no Natal... a melhor época do ano...tempo de lareira, partilha e Receitas quentes e envolventes. Desta , trago-vos uma receita, verdadeiramente simples e deliciosa.
Ingredientes:
2 peitos de frango
3 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
4 folhas de alface
1 espiga de milho cozido
1 romã
1 colher de sopa de alcaparras
4 figos secos picados
6 azeitonas esmagadas
3 nozes
2 colheres de sopa de azeite virgem extra.
2 colheres de vinagres balsâmico
Em primeiro lugar, deixem os peitos de frango a marinar com o molhos de soja durante 30 min. Retirem-nos e passem-nos pelas sementes de sésamo, levem ao forno 15 min, a 180º.
Entretanto numa tigela, envolvam todos os ingredientes acima descritos, com azeite, flor de sal . Finalmente retirem os peitos de frango, cortem-nos em pedaços grosseiros e juntem à salada.... delicioso sentira a explosão de sabores na boca...experimentem...
Um Xi
sábado, 17 de novembro de 2012
Linguado Marroquino em Cama de verduras
Olé... Faz tempo que tinha curiosidade de trabalhar o linguado...um peixe de excelência. Segundo os intendidos, comer frequentemente este peixe, faz bem aos olhos, coração e pulmões é um dos peixes com . Hoje resolvi elaborar uma receita com sabor árabe e ficou uma delicia. Topem lá...
ingredientes:
2 linguados biológicos
2 cebolas em rodelas
3 dentes de alho laminados
1 pimento laminado
1 alho francês em rodelas
flor de sal
azeite virgem extra
1 colher de balsâmico
Tempero Linguados:
1 cravinho
folhas de menta
2 alhos
1 pitada de cominhos
1 pitada de gengibre em pó
10 sementes de coentros
1 pitada de pimentão doce
1 malagueta
1 pitada de canela
flor de sal
Em primeiro lugar, coloquem todas as verdura na base de uma travessa para ir ao forno, depois reguem as verduras com um bom fio de azeite, o balsâmico e salpiquem com flor de sal (reservem). Entretanto coloquem todas as especiarias descritas no "tempero Linguados" num pilão e triturem tudo, juntamente com 2 colheres de azeite. Envolvam este preparado nos linguados, disponham-nos em cima das verduras e levem-nos ao forno, durante 30 min a 180º...Uma delicia...
Um Xi...
João Silva
domingo, 4 de novembro de 2012
Bacalhau Vizcaya "a minha receita"
Viajo muito para Espanha, por isso existem pratos que nunca se esquecem, bem pelo contrário...temos é de repetir, e de tentar fazer em casa. Esta é uma receita oriunda de terras Vascas. Mais propriamente do Pais Vasco. Além de deliciosa...é super simples.
Ingredientes:
Bacalhau
3 dentes de alho
azeite virgem extra
1 ramo de coentros
Coloquem uma frigideira ao lume com o azeite. Quando estiver bem quente, juntem os alhos e deixem tostar, retirem e reservem. Depois do azeite aromatizado, juntem as postas de bacalhau com a pele para baixo, retirem a frigideira do lume e abanem e rodem a frigideira sem parar com o bacalhau lá dentro, até surgir uma goma. Coloquem novamente o bacalhau em lume brando e juntem os coentros... hum...delicioso...
JS
Um Xi
sábado, 3 de novembro de 2012
Tempo para me encontrar (Lombo de Salmão em Rúcula Selvagem)
Boa Noite Amigos.
Ingredientes:
1 lombo de salmão (tamanho da vossa preferência)
2 limas
4 dentes de alho
alecrim, segurelha, salsa, noz moscada (tudo picado)
flor de sal
Rucula qb
vinagre de amora
Em primeiro lugar reguem o salmão com o sumo da lima, e deixem a marinar mínimo 30 mim Depois, apliquem o sal e as ervas aromáticas no lombo de salmão. De seguida coloquem um fio de azeite numa chapa bem quente, e deixem estalar, finalmente retirem os alhos e grelhem na chapa bem quente o lombo...começando pelo lado da pele. (...).
Entretanto preparem uma salada refrescante de rúcula, com azeite e vinagre de sidra com amora (feito por mim)...
Verdadeiramente delicioso..
Xi
João Silva
As saudades eram imensas... tempo demais foi aquele que passei sem escrever para o meu blog.
A verdade, é que tive mudanças enormes na minha vida profissional, e isso teve retorno com a ausência de tempo e paciência, para colocar as pastagens diárias.
Depois de 15 anos na mesma Empresa, parto para um desafio novo!!! levo comigo o carinho, amizade e companheirismo dos meus queridos colegas que me acompanharem ao longo deste tempo maravilhoso.
Bom, o importante é com estas histórias, nunca deixei de cozinhar. E para testemunhar isso, nada melhor que vos apresentar esta receita de salmão que tanto adoramos cá em casa.
1 lombo de salmão (tamanho da vossa preferência)
2 limas
4 dentes de alho
alecrim, segurelha, salsa, noz moscada (tudo picado)
flor de sal
Rucula qb
vinagre de amora
Em primeiro lugar reguem o salmão com o sumo da lima, e deixem a marinar mínimo 30 mim Depois, apliquem o sal e as ervas aromáticas no lombo de salmão. De seguida coloquem um fio de azeite numa chapa bem quente, e deixem estalar, finalmente retirem os alhos e grelhem na chapa bem quente o lombo...começando pelo lado da pele. (...).
Entretanto preparem uma salada refrescante de rúcula, com azeite e vinagre de sidra com amora (feito por mim)...
Verdadeiramente delicioso..
Xi
João Silva
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Pingo Mel crocante em Soalho Balsâmico
Outono...Figos!!! que maravilha!!! podemos fazer doce, compotas «, saladas, tartes, ou então esta deliciosa receita que acompanha qualquer tipo de carne grelhada. Topem lá.
Ingredientes:
4 figos cortados em metades
4 colheres de vinagre balsâmico
2 colheres de azeite
folhas de manjericão
tomates cherry
1 malagueta
queijo parmesão
Coloquem uma sertã ao lume, quando estiver bem quente juntem o azeite e a malagueta, depois os figos, com a parte da polpa virada para baixo. Deixem caramelizar por alguns minutos, depois juntem o balsâmico até ficar cremoso. Retirem os figos e na mesma sertã, saltear os tomates. Retirem e empratem com as folhas e o queijo...
domingo, 30 de setembro de 2012
Arroz de polvo algarvio
Cá estou! Quem é vivo sempre aparece! entre viajem à Republica Checa e umas férias merecidas no Algarve!! perdi o rumo e hábito de postar todos os dias. mas não o de cozinhar!!! isso não se perde, claro que não. Para retificar apresento-vos a minha receita de arroz de polvo.
Ingredientes:
1 kg de polvo
5 dentes de alho esmagados
raspa de uma lima
1 malagueta
6 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 ramo de salsa
arroz agulha
1 ramo de coentros
Em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume com o azeite. Quando estiver bem quente, adicionem os alhos a malagueta e a raspa de limão. Deixem "estalar" os alhos por 1 minuto. Tempo agora de colocarem o polvo dentro da panela, polvilhem com flor de sal e o ramo de salsa. Tapem a panela e deixem cozer em lume brando, durante 20 min. Depois de cozido, retirem o polvo da panela e cortem em pedaços grosseiros (reservem). Finalmente, chega a vez do arroz, coloquem a panela ao lume com o molho que resta da cozedura do polvo, depois juntem para uma medida de arroz, duas de água, retifiquem com sal. Quando estiver a ferver a água, juntem os pedaços de polvo e por fim os coentros picados.
Hum...a foto diz tudo...
Xi
JS
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Os Lombinhos da Malú
Boas Malta!!!Mil perdões, mas esta coisa de retomar novamente o ritmo do dia a dia não é fácil! Entre Família, Andebol e as viagens do trabalho, o tempo não estica. E raras são as vezes que posso aparecer no meu cantinho para postar.
Mas o importante é continuar a escrever, e a soltar tudo o que de melhor existe dentro de mim!!! Afinal de contas ainda não paga imposto...por agora!
Bom, trago-vos algo de diferente,algo que me fascinou! Os lombinhos de Porco que a minha prima Malú me apresentou um dia desta aquando de um jantar em sua casa. Fácil preparação e de resultados fascinantes.
Para a Malu e Hélder um xi do tamanho do Mundo...
Ingredientes:
3 lombinhos do porco (Parte do coelho)
4 dentes de alho picado
1 ramo de alecrim picado
Flor de sal
Pimenta Opcional
1 saco
Salpiquem um pouco de azeite sobre os lombinhos, depois adicionem o alecrim,o alho e o sal. Coloquem os lombos, dentro do saco, fechem bem e deixem a marinar no frigorifico 2 h. Coloquem no forno a 180º minutos.
Acompanhem com o que quiserem...
Um xi
JS
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Cara de Salmão embebido em molho de Physalis e maracujá
Boas malta!!! o recomeço laboral, não está fácil!!! só o facto de ter de começar o rame, rame do acordar ás 7h e deitar...quando calha... retira-me a força para escrever no meu cantinho. Mas hoje, hoje guardei um fôlego, para partilhar com vocês esta maravilha de receita. E especialmente o molho, que a acompanha...
Ingredientes:
1 cabeça de salmãoflor de sal
segurelha
funcho
1 dente de alho picado
Molho:
10 physalis cortados ao meiopolpa de 1 maracujá
1 colher de vinagre de framboesa
2 colheres de azeite virgem extra
1 pitada de sal e pimenta
5 folhas de manjericão fresco picado
Em primeiro lugar, envolvam as ervas aromáticas com a cabeça de salmão, depois passem na frigideira com azeite bem quente. Reservem.
Relativamente ao molho, juntem todos os ingrediente e acompanhem o peixe.
Eu acompanhei também com cogumelos salteados no azeite do peixe... divinal.. experimentem.
Um xi
João silva
domingo, 2 de setembro de 2012
Chambão em Favaito
Ei malta, tarde de Domingo, passada em família, ingredientes perfeitos, para realizar um manjar dos Deuses. Sigam-me nesta preparação maravilhosa.
Ingredientes:
1 kg de carne de vaca (chambão)
6 colheres de sopa de azeite virgem extra
1 ramo de alecrim
5 dentes de alho esmagados com casca
1 lt e vinho branco maduro
1 caldo de carne
1 cálice de favaito (ou vinho o porto)
1 colher de farinha
Coloquem uma panela ao lume com o azeite, quando estiver o azeite bem quente, coloquem a carne a fritar até ficar bem dourada em todos os lados. Depois juntem os alhos e o alecrim, quando os alhos ganharem cor, refresquem com o vinho (até cobrir metade da carne). Adicionem o caldo de carne e baixem o lume para o mínimo, Tapem e deixem cozer, até reduzir. aprox. 2h.30min. Depois retirem a carne, aumentem o lume, juntem o calice do Favaito e deixem reduzir, juntamente com a farinha. Retirem o molho e coem. coloquem novamente a carne na panela, reguem com o molho e aqueçam levemente. Sirvam com feijão preto e arroz branco.
A carne, desfaz-se na boca...uma delicia.
Um Xi.
JS
sábado, 1 de setembro de 2012
Robalo No forno em sal de citrinos e tomilho
Hum... divinal!! estava com receio de realizar esta receita, mas a verdade, é que foi uma as melhores que realizei até hoje, não pelo grau de dificuldade, mas sim, pelo paladar fantástico e textura única.
Ingredientes para 4 pessoas:
6 robalos
3 kg de sal
raspa de laranja
raspa de limão
raspa de lima
1 ramo e tomilho
Em primeiro lugar, misturem a raspa dos citrinos e as folhas do tomilho com o sal. Reservem.
No fundo de um tabuleiro preparado para o forno, coloquem uma cama de sal, depois borrifem com água. Coloquem sobre este sal os robalos e sobre estes o resto do sal, até deixarem de ver os robalos. Levem ao forno a 200º durante 30 min.
Retirem a carapaça de sal, e reguem o robalo com azeite de louro e alho.
Acompanhem com uma salada de tomate e figos.
Uma tentação
Bom apetite
JS
Subscrever:
Mensagens (Atom)