Acerca de mim

domingo, 29 de julho de 2012

Massada de bacalhau Mediterrânea




Boas Malta... Ufa, cá estou eu finalmente para mais uma receita deliciosa e muito fácil. Dizer-vos que a Helena está com 2 meses e a crescer muito bem... é uma fofinha. A Rosita, delicia-se com ela. A Mónica já está quase a 100%, e eu já vejo as férias no Horizonte.

Para hoje trago-vos a minha massada de bacalhau. Uma coisa do outro mundo.
Ingredientes:
200 gr de bacalhau cozido em lascas
3 tomates biológicos cortados grosseiramente
1 cebola picada
2 dentes de alho laminado
1 pimento em fatias
1 chili picado
noz moscada
 2 colheres de sopa de uvas passas
1 colher de sopa de alcaparras
3 anchovas
4 colheres de azeite
Massa meada QB.

Em primeiro lugar, coloquem uma panela ao lume, com água uma colher de sopa de azeite e um pouco de sal. Quando ferver coloquem a massa a cozer. 
Entretanto coloquem um wok ao lume com o azeite e as anchovas. Quando o azeite estiver  bem quente, juntem o alho e a cebola e deixem estalar. Quando estiver translúcida a cebola, juntem os tomates e o pimento. Depois adicionem o bacalhau o chili as uvas passas as alcaparras e finalmente rectifiquem com noz moscada e flôr de sal. Finalmente deixem cozer por 10 min. Entretanto retirem a massa da água e juntem ao bacalhau.
Sirvam acompanhada de um Branco Fresquinho...

Bom Apetite

JS

domingo, 15 de julho de 2012

Rolinhos de filetes de solha com Banana




Ei cambada...bem sei que tenho andado bastante ausente, mas tenho tido bastante trabalho e a vida familiar, absorve-me por completo. Mas uma coisa é certa, a paixão pela cozinha, continua bem activa e exemplo disso são estes rolinhos de filetes com banana.

Ingrediente:

3 filetes de peixe, à vossa escolha (usei de solha)
10 cebolinhas em pickles
1 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de massa de tomate
1 colher de sopa de alcaparras
3 anchovas
Coentros
1 pacote de natas light
1 como de vinho branco
feijão verde cozinha de guarnição
azeite
sal

Em primeiro lugar salguem os filetes dos 2 lados. Depois coloquem um pedaço de banana no seu meio e enrolem, segurem as pontas  com um palito. Entretanto, estalem a cebola e o alho, e assim que estiverem translucidos, juntem as anchovas, a massa de tomate e as alcaparras. Depois de estufar levemente, refresquem com o vinho branco. Assim que evaporar o alcool, juntem as cebolinhas e os filetes de peixe. Deixem estufar 5 minutos e retirem os filetes. Tempo de juntar as natas e envolver durante 5 minutos. Juntem os filetes e os coentros picados .
Delicioso... Acompanhei com batatas e feijão verde cozido...

A não perder

Um xi

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Arroz de maça excelente amigo da carne




Boa noite amigos. Faz tempo que não apareço por estas bandas! a logística da família a 4 ainda esta a ser afinada, e as noites mal dormidas não permitem, discernimento para postar as várias receitas que vou realizando. Para hoje trago-vos uma maravilha... uma proposta de acompanhamento...

Ingredientes:
cuorgete picada qb
1 cebola roxa picada
2 dentes de alho picados
1 alho francês picado
feijão verde picado
1 ramo de salsa picada
1 mão cheia de uvas passas
amendoas torradas
arroz carolino
caldo de legumes
1 maça amarela cortada em gomos com casca
flor de sal

Para uma ração de arroz, coloquem 2 de caldo de legumes depois adicionem os legumes e a salsa, e por fim adicionem as uvas passas as amêndoas e a  maça. Fica excelente