Acerca de mim

sábado, 17 de novembro de 2012

Linguado Marroquino em Cama de verduras


Olé... Faz tempo que tinha curiosidade de trabalhar o linguado...um peixe de excelência. Segundo os intendidos, comer frequentemente este peixe, faz bem aos olhos, coração e pulmões é um dos peixes com . Hoje resolvi elaborar uma receita com sabor árabe e ficou uma delicia. Topem lá...

ingredientes:

2 linguados biológicos
2 cebolas em rodelas
3 dentes de alho laminados
1 pimento laminado
1 alho francês em rodelas
flor de sal
azeite virgem extra
1 colher de balsâmico

Tempero Linguados:
1 cravinho
folhas de menta
2 alhos
1 pitada de cominhos
1 pitada de gengibre em pó
10 sementes de coentros
1 pitada de pimentão doce
1 malagueta
1 pitada de canela
flor de sal

Em primeiro lugar, coloquem todas as verdura na base de uma travessa para ir ao forno, depois reguem as verduras com um bom fio de azeite, o balsâmico e salpiquem com flor de sal (reservem). Entretanto coloquem todas as especiarias descritas no "tempero Linguados" num pilão e triturem tudo, juntamente com 2 colheres de azeite. Envolvam este preparado nos linguados, disponham-nos em cima das verduras e levem-nos ao forno, durante 30 min a 180º...Uma delicia...


Um Xi...


João Silva

domingo, 4 de novembro de 2012

Bacalhau Vizcaya "a minha receita"





Viajo muito para  Espanha, por isso existem pratos que nunca se esquecem, bem pelo contrário...temos é de repetir, e de tentar fazer em casa. Esta é uma receita oriunda de terras Vascas. Mais propriamente do Pais Vasco. Além de deliciosa...é super simples.

Ingredientes:

Bacalhau
3 dentes de  alho
azeite virgem extra
1 ramo de coentros


Coloquem uma frigideira ao lume com o azeite. Quando estiver bem quente, juntem os alhos e deixem tostar, retirem e reservem. Depois do azeite aromatizado, juntem as postas de bacalhau com a pele para baixo, retirem a frigideira do lume e abanem e rodem a frigideira sem parar com o bacalhau lá dentro, até surgir uma goma. Coloquem novamente o bacalhau em lume brando e juntem os coentros... hum...delicioso...

JS

Um Xi

sábado, 3 de novembro de 2012

Tempo para me encontrar (Lombo de Salmão em Rúcula Selvagem)

Boa Noite Amigos.

As saudades eram imensas... tempo demais foi aquele que passei sem escrever para o meu blog.
A verdade, é que tive mudanças enormes na minha vida profissional, e isso teve retorno com a ausência de tempo e paciência, para colocar as pastagens diárias.
Depois de 15 anos na mesma Empresa, parto para um desafio novo!!! levo comigo o carinho, amizade e companheirismo dos meus queridos colegas que me acompanharem ao longo deste tempo maravilhoso.
Bom, o importante é com estas histórias, nunca deixei de cozinhar. E para testemunhar isso, nada melhor que vos apresentar esta receita de salmão que tanto adoramos cá em casa.



Ingredientes:

1 lombo de salmão (tamanho da vossa preferência)
2 limas
4 dentes de alho
alecrim, segurelha, salsa, noz moscada (tudo picado)
flor de sal
Rucula qb
vinagre de amora

Em primeiro lugar reguem o salmão com o sumo da lima, e deixem a marinar mínimo  30 mim  Depois, apliquem o sal e as ervas aromáticas no lombo de salmão. De seguida coloquem um fio de azeite numa chapa bem quente, e deixem estalar, finalmente retirem os alhos e grelhem na chapa bem quente o lombo...começando pelo lado da pele. (...).
Entretanto preparem uma salada refrescante de rúcula, com azeite e vinagre de sidra com amora (feito por mim)...


Verdadeiramente delicioso..

Xi

João Silva