Acerca de mim

A minha foto
Avanca, Aveiro, Portugal

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Boeuf Bourguignon a Receita Original

Pesquisei, pesquisei...dias a pesquisar na net e não consegui encontrar a receita traduzida em Português, ou melhor encontrei mas tinham sempre algo de pessoal de quem a escrevia. Não estou a criticar, longe disso, eu sou apologista da improvisação e conjugação de paladares e criação de receitas novas, mas tinha a "obsessão", não... apenas curiosidade de provar o prato original que consagrou a Famosa "Julia Child". Não tive alternativa a não ser, seguir o vídeo da própria Julia em 195…, passo a passo tentando igualar todas as etapas... e digo-vos com toda a minha sinceridade, valeu a pena! É indiscriminável o paladar a textura da carne! Experimentem... mas aviso já que é preciso ser persistente e ter muita força para alcançar o prato na plenitude.

Ingredientes:

1kg de carne de vitela (especial para assar) peçam no talho

10 cebolas pequenas

2 a 3 xícaras (chá) de vinho tinto, de preferência frutado (quanto melhor o vinho, melhor o molho)

10 cogumelos brancos

1 dente de alho

1 ramo de tomilho

1 folha de louro

1 colher e 1/2 de massa de tomate

1 xicara de carne de carne

azeite qb

3 colheres de farinha

Sal

A primeira etapa é cortar a carne em cubos de 10 cm. Depois de a cortar é necessário seca-la em papel de cozinha (se a secarmos ela ficará mais douradinha quando a fritarmos ). Depois de seca, colocamos uma frigideira ao lume com uma colher de sopa de azeite, é tempo de dourar a carne por todos os lados, 4, 5 minutos (é só ganhar cor), depois de fria colocar numa panela que possa ir ao forno, reserve. Na frigideira que fritamos a carne juntamos o vinho e com uma espátula envolvemos os bocadinhos de carne que sobraram com o vinho, adicionamos o vinho à carne. Adicionamos o caldo de carne, alho, louro, a massa de tomate e o tomilho! Tapamos e deixamos ferver, depois de ferver colocamos a panela fechada no forno, 3 horas…sim 3horas a 160º, usem um cronómetro se necessário.

Esqueçamos a carne e vamos agora preparar as cebolas. Pelamos as cebolas e colocamo-las dentro de uma panela, regamos com água até ficarem meias submersas, adicionamos uma colher de sopa de manteiga e levamos a lume branco durante 25 minutos (reservamos).

Carne no forno, cebolas feitas…hum, pois os cogumelos!

Depois de lavar os cogumelos cortamos em 4, ou seja não é para laminar, mas sim esquadrejar! Colocamos uma frigideira ao lume e adicionamos uma colher de sopa de manteiga e salteamos os cogumelos nessa manteiga até ficarem dourados, 5, 6 minutos.

Três horas volvidas, finalmente retiramos o estufado do forno! Retiramos a tampa da panela e somos “bombardeados” com um aroma apaixonante. Tempo agora de separar a carne do molho, passando 0 milho pelo coador chinês.

Reservamos a carne de novo na panela. Entretanto levamos o molho coado a lume brando, enquanto que ferva, colocamos 3 colheres de farinha com 1 colher de manteiga e mexemos tudo até ficar uma pasta, adicionamos ao molho e dissolvemos a farinha no molho. Depois do molho engrossar, adicionar de novo À carne, junte as cebolas e os cogumelos, mexa bem e sirva com batatas ou arroz branco! Eu fiz batatas assadas no forno com Alecrim e Salva… 5 estrelas, o João e a Cláudia que o digam.

Bom Apetite João silva 05.10.2011

1 comentário:

  1. Aqui em casa fizemos a receita Boeuf Bourguignon em tres ocasiões, sempre um sucesso !! Obrigada por compartilhar com generosidade suas experiencias.

    ResponderEliminar