Tamboril, peixe complicado, com aroma bastante forte, normalmente é conhecido pelo famoso "Arroz de Tamboril", tipo arroz de marisco...mas claro, é necessário improvisar e porque não em espetadas? Alecrim foi a erva escolhida para inibir o sabor forte do tamboril. Já algum tempo li uma receita parecida, mas dei-lhe umas voltas e transformei estas espetadas em algo divinal. Acompanhei com Risoto de cogumelos, todos adoramos a mistura, acompanhem-me nesta viajem fantástica. Para as espetadas, 4 adultos duas crianças.
1 kg de cubos de tamboril congelados.
11 ramos de alecrim limpos ficam só com folhas em umas das pontas, no outro lado façam um bico.
12 gambas 20/30, descascadas, cortem em 3 cada gamba1 kg de cubos de tamboril congelados.
11 ramos de alecrim limpos ficam só com folhas em umas das pontas, no outro lado façam um bico.
cubos de miolo pão fresco, do tamanho dos cubos de tamboril.
11 fatias de bacon finas
4 dentes de alho
folhas de alecrim
raspa de um limão
raspa de uma laranja
sal
azeite
1 malagueta
Em primeiro lugar , preparem as espetadas, primeiro 1 cubo de tamboril, depois 1 pedaço de camarão, 1 pedaço de pão...e assim sucessivamente, depois coloquem o bacon em espiral a envolver toda a espetada. Reservem. Entretanto num almofariz esmaguem os alhos o alecrim, sal, raspa de laranja e limão, malagueta sal e azeite, depois de tudo misturado reservem. Coloquem agora as espetadas em um tabuleiro para ir ao forno, entretanto disponham o preparado do almofariz sobre as espetadas e forno a 190º, mais ao menos por 25 min.
Risoto:
1/2 kg de arroz
1,5 lt de caldo de marisco ( façam com as cabeças das gambas)
1 copo de vinho branco
2 colheres de manteiga
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pacote de queijo, usei 3 queijos
1 pacote de cogumelos frescos.
azeite qb
sal
Bem, em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume, 2 colheres de azeite e 1 noz de manteiga, adicionem a cebola e os alhos e deixem cozer até a cebola ficar translucida. Enquanto esperam, laminem os cogumelos, e fritem-nos numa frigideira com um fio de azeite e sal.
Quando a cebola estiver translucida adicionem o arroz, misturem e deixem cozer 2 minutos, sempre a mexer, adicionem o vinho e deixem evaporar, depois comecem a adicionar o caldo, colher a colher e sempre a mexer, quando o arroz estiver a ficar mole, adicionem o resto da manteiga, o queijo e os cogumelos... Divinal...!!!
Mais umas dicas, as côdeas do pão, adicionem azeite oregãos e levem ao forno!!! genial e muito saboroso.
Xi e Bom Apetite
Sem comentários:
Enviar um comentário