Acerca de mim

A minha foto
Avanca, Aveiro, Portugal

sábado, 19 de novembro de 2011

A Moamba da Mami "o Dia"




Ora, cá está um dia muito bem passado, são dias como este que nos faz agradecer todos os minutos da nossa vida! Boa companhia, um belo repasto e um bom vinho! Tendo como ingrediente principal,o convívio e uma medida de muita alegria e bem estar. O meu dia começou cheio de Stress, esteve complicado encontrar um "raio" de uma galinha, estive quase para desistir, mas, a persistência fez com que acabasse de encontrar a bendita da galinha no Intermarché... "aleluia".
Bem, dizer que estava óptima é um pouco suspeito, pois eu adoro este prato e por norma corre sempre muito bem. Ora vejamos, ingredientes para cozinhar uma moamba para 7 pessoas.
Vamos precisar de uma galinha "velha" de preferência, 150gr de quiabos, 1 beringela, folhas de batata doce, uma cebola picada, 2 tomates maduros picados, 2 dentes de alho picado, óleo de palma (três colheres de sopa), fuba "farinha" típica de África, compram em qualquer superfície comercial, 1 copo pequeno de vinho branco e uma folha de louro.
Ora tentem seguir-me. Em primeiro coloquem no fundo de uma panela de pressão 4 colheres de sopa de azeite, depois adicionem a cebola e deixem estalar até ficar translucida, depois adicionem a galinha cortada em bocados, os alhos os tomates cortados a folha de louro e o vinho e sal qb. Deixem cozer por 5 min, mexendo sempre, depois adicionem água até tapar a galinha e coloquem a tampa da panela de pressão, cozer por 15 min, depois de ferver. Desliguem o fogão e deixem repousar, abram a panela e liguem novamente o lume, tempo agora de adicionar a beringela cortada em cubos, os quiabos cortados em 2, as folhas de batata doce e o óleo de palma. Deixem cozinhar até a beringela começar a desfazer-se, se o molho não engrossar adicionem 2 colheres de sopa de farinha fuba... Amigos super delicioso. Para acompanhamento comemos a famosa "Funge", consiste em misturar água salgada a ferver com a farinha e mexer muito bem até ficar tipo pasta elástica. Esta receita dedico inteirinha à Belita minha mãe com quem tive o privilégio de aprender e aos meus tão honrados convidados Filomena e Rebelo...Um xi para vocês...

João Silva

1 comentário:

  1. Cá tou eu... agora que estou, revivo o dia... a companhia, as gargalhadas, os sabores, as conversas, os... as... e tudo me leva às "moambadas" em Angola. É bem verdade... não são os locais que fazem a festa, mas as pessoas... SIMPLESMENTE FANTÁSTICA A MOAMBADA DA "MAMI"!!!
    Tens razão João "são dias como este que nos faz agradecer todos os minutos da nossa vida"... OBRIGADAAAAAAAAA

    ResponderEliminar