Acerca de mim

A minha foto
Avanca, Aveiro, Portugal

domingo, 11 de dezembro de 2011

Espetadas de Tamboril, Gambas e Pão /// bónus = Risoto de Cogumelos


Tamboril, peixe complicado, com aroma bastante forte, normalmente é conhecido pelo famoso "Arroz de Tamboril", tipo arroz de marisco...mas claro, é necessário improvisar e porque não em espetadas? Alecrim foi a erva escolhida para inibir o sabor forte do tamboril. Já algum tempo li uma receita parecida, mas dei-lhe umas voltas e transformei estas espetadas em algo divinal. Acompanhei com Risoto de cogumelos, todos adoramos a mistura, acompanhem-me nesta viajem fantástica. Para as espetadas, 4 adultos duas crianças.
1 kg de cubos de tamboril congelados.
11 ramos de alecrim limpos ficam só com folhas em umas das pontas, no outro lado façam um bico.
12 gambas 20/30, descascadas, cortem em 3 cada gamba
cubos de miolo pão fresco, do tamanho dos cubos de tamboril.
11 fatias de bacon finas
4 dentes de alho
folhas de alecrim
raspa de um limão
raspa de uma laranja
sal
azeite
1 malagueta

Em primeiro lugar , preparem as espetadas, primeiro 1 cubo de tamboril, depois 1 pedaço de camarão, 1 pedaço de pão...e assim sucessivamente, depois coloquem o bacon em espiral a envolver toda a espetada. Reservem. Entretanto num almofariz esmaguem os alhos o alecrim, sal, raspa de laranja e limão, malagueta sal e azeite, depois de tudo misturado reservem. Coloquem agora as espetadas em um tabuleiro para ir ao forno, entretanto disponham o preparado do almofariz sobre as espetadas e forno a 190º, mais ao menos por 25 min.

Risoto:
1/2 kg de arroz
1,5 lt de caldo de marisco ( façam com as cabeças das gambas)
1 copo de vinho branco
2 colheres de manteiga
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 pacote de queijo, usei 3 queijos
1 pacote de cogumelos frescos.
azeite qb
sal

Bem, em primeiro lugar coloquem uma panela ao lume, 2 colheres de azeite e 1 noz de manteiga, adicionem a cebola e os alhos e deixem cozer até a cebola ficar translucida. Enquanto esperam, laminem os cogumelos, e fritem-nos numa frigideira com um fio de azeite e sal.
Quando a cebola estiver translucida adicionem o arroz, misturem e deixem cozer 2 minutos, sempre a mexer, adicionem o vinho e deixem evaporar, depois comecem a adicionar o caldo, colher a colher e sempre a mexer, quando o arroz estiver a ficar mole, adicionem o resto da manteiga, o queijo e os cogumelos... Divinal...!!!

Mais umas dicas, as côdeas do pão, adicionem azeite oregãos e levem ao forno!!! genial e muito saboroso.

Xi e Bom Apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário