Acerca de mim

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Grelhada do Mar com Funcho


Funcho, sem dúvida uma das minhas ervas aromáticas preferidas, além do aroma o paladar é simplesmente arrepiante e único. Uso o funcho com o peixe à 3 , 4 anos. Vi um vídeo do Jamie Oliver a fazer Cavalas grelhadas com Funcho, desde esse dia tenho testado e inovado várias receitas com peixe sempre com ligação ao funcho...casamento perfeito. Confesso que também tive sorte, porque as minhas meninas adoram o peixe com este sabor. Ora vamos lá.
Neste caso comprei uma posta de atum fresco e uma posta de salmão, dá para 2 adultos e uma criança. Depois adicionem sal, pimenta "se o intenderem", sumo de 1 limão e um fio de azeite, com as mãos espalhem o azeite pela superfície do peixe.Entretanto piquem um ramo de funcho e 2 dentes de alho, misturem o funcho com o alho. Tempo agora de envolverem o peixe com este preparado. Coloquem uma frigideira ao lume, um fio de azeite virgem extra no fundo e deixem cozinhar até o peixe ficar cozido. Não deixem muito tempo senão o peixe fica desidratado e perde a textura, no final adicionem, uns camarões previamente descascados, deixem fritar no molho do peixe... Genial e Saudável!!!
Amanhã é um dia especial, primeiro dia de Dezembro, tempo de começarmos a preparar receita de Natal!!! A minha época preferida...
Xi e até amanhã

João Silva

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Surpresa Vegetariana


Cá estou novamente, para hoje,mais uma receita! Simples e Muito saborosa. Esta é vegetariana. O dia foi cinzento, mas quando chego a casa tudo se transforma, junto da ternura das minhas meninas!!! Para hoje "Surpresa Vegetariana".
Comecem então por fazer a massa, 1 ovo, 2 chávenas de farinha, 1/2 copo de leite, uma pitada de sal e uma noz de manteiga, amassem tudo muito bem e deixem descansar. Entretanto, coloquem uma frigideira ao lume e adicionem, 1 dente de alho laminado, uma cebola em cortada em meias luas, 1 tomate picado, broculos qg, 1/2 corgete cortada em cubos pequenos, alho francês, adicionem sal, 1 colher de massa de tomate, e oregãos qb, 2 colheres de sopa se azeite, deixem cozinhar 5 min. Entretanto coloquem 2 salsichas de tofu, sem azeite numa frigideira e deixem dourar.
Entretanto cortem as salsichas em rodelas e misturem com o preparado de legumes, tempo de adicionarem queijo mozarela, qb, reservem. Estendam metade da massa numa travessa e coloquem os legumes e sobre este preparado, cubram com a metade de massa restante e fechem bem !!! pincelem a massa com ovo e coloquem no forno a 200º. Quando estiver douradinho, é tempo de servir!!! Acompanhem com Uma saladinha de Alface.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pargo ao Vapor com coentros


Ora viva, malta! com saudades das minhas crónicas diárias? estou certo que sim...tenho a certeza que existe alguém, que estará desejo de saber novidades em relação ao que vou cozinhando Diariamente!!! eu sinto que lá no fundo este cantinho começa a ser não só meu mas sim de todos vocês.
Hoje, foi um dia bom, apenas pecou por ter sido sempre a correr! tive dentista depois do trabalho e isso atrasou-me imenso! cheguei ás 19h.35m e tive de "voar", para cozinhar e estar no Pavilhão para dar treino antes das 20h.30m. Tive tempo de preparar os Pargos, que acompanhei com massa de espinafres com bróculos e manjericão, salada de alface e rucula com sumo de tangerina e Lima. e pimentos de padrão. Amigos esta ementa em 25 min. Tentem comprar sempre peixe de alto mar, as douradas, robalos e outros peixes de cativeiro, não têm o mesmo paladar, além de terem sido criados em cativeiro e comeram muita farinha de engorda, portanto fujam dos peixes de cativeiro. Ora bem, comprei 2 pargos fresquinhos, para mim, Mónica e Rosinha.... chega para 3 à vontadinha. Em primeiro lugar, salguem o peixe e reservem. Coloquem no fundo de uma frigideira 3 colheres de sopa de azeite, coloquem o peixe, sobre o peixe adicionem alho francês a gosto, 2 cebolas em rodelas, 1 tomate bem picado, 1/2 pimento, 2 dentes de alho laminados, finalmente adicionem coentros a gosto e 1 chávena de chá de vinho branco, AGORA, liguem o lume, tapem a frigideira e deixem cozer tudo a frio, sem fritar, fica mais saudável e saboroso... brilhante e muito saboroso.

domingo, 27 de novembro de 2011

O coelho do Lindolfo " Valeu a pena"


Sem dúvida uma das receitas de coelho mais bem conseguidas até hoje!
Tenho o privilégio de conhecer o Mestre, foi talvez um dos momentos mais emocionantes da minha vida...imaginem...euzinho...sim eu... perto de um dos homens mais imponetes e cultos, a nível gastronómico Nacional. Pessoa Simples, de uma simpatia e coração do tamanho do mundo. Fico Feliz por ter fechado a edição de 5 semanas com 5 chefes Portugueses, com o Mestre!!! Agradeço, tudo o que tem feito pela gastronomia Portuguesa!Vejam só esta maravilha de Coelho!
Sigam-me nesta receita fabulosa.
Comprei um coelho de 1.5 kg, para mim, Mónica, Rosinha e meus Sogros (António e Marina). O coelho desapareceu!!!:)
Peguem uma travessa de ir ao forno e coloquem lá o coelho, depois cortem em rodelas 2 cebolas grandes e disponham sobre o coelho, sumo de limão, 3, 4 cravinhos da Índia, azeite, sal, 1 copo de vinho branco e finalmente coloquem em cima do coelho tiras de bacon... Forno a 200º, no final retirem o bacon e lasquem queijo sobre o lombo do coelho, acompanhei com arroz de couve Galega, "receita já disponível no blog". Muito Saboroso e Simples. Amigos, obrigado por me terem acompanhado nesta Viajem de 5 semanas. Entramos agora numa nova estação, chamada Natal, Adoro...como tal, viveremos esta época intensamente!!!
Até Amanhã!!++Xi

João Silva

Coelho Assado!!!

Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii..... já está a ficar tostadinho!!!
Amigos, um espectáculo!!!!!!!!!!!!!!!!

João Silva

O Coelho assado do Mestre Lindolfo Ribeiro

Bom dia... a excitação é enorme, termina hoje a nossa edição de 5 semanas 5 chefes Portugueses!!! Pois hoje vestirei a o "Avental" de mestre Lindolfo, um dos nomes mais importantes da nossa Gastronomia!!! A responsabilidade é enorme, mas.........com a vossa ajuda, conseguirei!!!
"Coelho Assado", Retirado do Livro "100 curiosidades, Etnogastronómicas" Rotary CLUB DE OZ.

Xi...

João Silva

sábado, 26 de novembro de 2011

Adivinhem que erva aromática é esta?

A) Estragão
B) Funcho
C) Poejo

Sugestão para hoje "Brie com doce e frutos secos"


Convidem os amigos para almoçar e para entrada, simples...simples... " Brie com doces variados".
Comprem um pedaço de queijo brie e fatiem-no, coloquem sobre um prato. Depois adicionem aleatoriamente uma ameixa seca picada, um damasco picado, nozes e avelãs picadas grosseiramente. Juntamente sirvam com doce, nós preferimos de abóbora, mel e laranja e figo e groselha.
Brilhante...
Acompanhem com um bom vinho, pão ou Tostas e com muitas gargalhadas e amizade!!!
MALTA AMANHÃ... Mestre LINDOLFO RIBEIRO... Esperem para ver...

Xi
João silva

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Finalmente o Manjar do Pato Assado com Mel e Laranja


Olé ... Olé... Ui!!! Divino, todos adoramos a receita, foi muito bem conseguida. O ingrediente principal foi o convívio, adorei estar com o Nandinho e com a Susana, boa companhia!!! O patinho ficou crocante e muito saboroso, vejamos.
Comprei um pato de 2kg. Em primeiro lugar coloquem numa travessa 2 cebolas cortadas em 4 e 2 cenouras cortadas em 4, adicionem sal um fio de azeite e uma laranja cortada em duas metades. Entretanto coloquem sobre o pato azeite, salguem o bicho e disponham sobre toda a superfície do pato 5 especiarias, ou então um preparado que o Continente vende Margão, Marroquina -Tajine... Usem as mãozinhas... depois coloquem o Pato em cima e zás, forno com ele a 200º durante 1,5h. Depois de 50 minutos de forno pincelem o pato com um preparado de mel e Laranja. Regue de 20 em 20 minutos!!! Acompanhei com Batata doce com alecrim e alho!!! Valeu a pena!!!
Aguardo comentários...

Xi para todos...
João Silva

O pato já está no forno

Pessoal, está a ficar dourado e crocante, a mistura de ervas com laranja e mel, invadiram completamente a minha cozinha!!!!
QUEEEEEEEEEEEEEEEEEE AROMA............

Pato Assado no Forno (Um cheirinho a Natal)

Boas, Malta, para hoje à Noite, farei o melhor pato do mundo!!!
Temos Visitas, Nandinho e Susana...
Não percam os detalhes a apartir das 18.30min.
Xi

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sargos ao Vapor "Os Finalmentes"


O Restinho do sabor a verão!!! ou seja a última fornada de Sargos que pesquei em Setembro! Diga-se.. "Já tenho saudades"... da pesca, o chua das ondas, o silencio da Noite, e claro a adrenalina de pescar uns peixes. Ao longo do tempo, tenho vindo a criar imensas receitas de Sargos, como já toparam, é porque pesquei "Carradas", deles!!! é claro que podem substituir por outro peixe, robalo, Pargo...enfim o que mais gostarem. Para hoje lombos de sargo ao vapor, isto porque, como a foto mostra tapam o peixe no momento da cozedura para este cozer com o aroma do alecrim e limão... o cheiro que fica na cozinha é uma coisa indiscriminável... só mesmo testando, criei uma montagem para vocês perceberem as diversas etapas da receita.
Em primeiro lugar, retirem os lombos dos sargo, na peixaria peçam para o fazer, as espinhas e o resto do peixe podem fazer um caldo de peixe... Depois deixem em marinada 30 min só com limão. Tempo de colocar uma "chapa", ao lume com um fio de azeite, quando estiver bem quente coloquem os lombos com a pele virada para baixo!!! entretando coloquem meio limão no centro da chapa e um ramo de alecrim, tapem a chapa ou frigideira com uma tigela ou um testo, e deixem cozer durante 5 minutos, tempo de destapar e colocar umas pedras de flor de sal sobre os lombos! Sirvam com batata cozida, e uns broculos!!! 5 estrelas...Amanhã terei visitas!!!! cozinhar com o Nandinho!!!

Sargos ao vapor 2


Já está a feito!!!! Só estou à espera da Mónica que está no Banho!!!
Para abrir o apetite...topem lá!

Lombos de Sargo ao Vapor

Uma verdadeira delicia, engendrei, uma nova forma de colocar estes peixinhos a saberem a garopa:)

Vou começar agora...até já

João Silva

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Coxinhas de Frango com Sementes de Mostarda e Tomilho


Antes de começar, gostaria de agradecer a todos aqueles que têm visitado o nosso cantinho "é um verdadeiro privilégio" e fundamentalmente a todos aqueles que têm enviado mensagens de conforto e força (muito obrigado ). Promessa é promessa, um ano = todos os dias uma receita! Para já! desde o dia 18 de Setembro, estou a aguentar, e confesso, ás vezes estou muito cansado, mas depois lembro-me do meu compromisso e zás ... ponho-me logo a inventar! Hoje depois do trabalho, cheguei a casa e preparei o jantar antes de ir para 2h de yoga, sai de lá, todo Zen!! e além do mais, com os músculos todos "acordados". Sou um felizardo pelo facto de pertencer a um grupo tão especial como é o meu grupo de yoga, saboreio cada minuto...muito bom, aconselho vivamente !!! Bem, vamos ao que interessa e hoje, temos coxas de frango com sementes de mostarda e Tomilho.Esta é receita para 4 adultos e uma criança.
Em primeiro lugar vamos necessitar de 1kg de coxas de frango, reservem. À parte coloquem num pilão 1 colher de sopa de sementes de mostarda (encontram à venda em qualquer parte) de preferência da dourada, e reduzam a pó, depois adicionem 3 dentes de alho, sal "qb", 1 colher de sopa de pimentão doce, raspa de meio limão, raspa de uma laranje, sumo de uma laranja, sumo de meio limão pequeno, adicionem para terminar uma malagueta, um ramo de tomilho limão "ou outro", e 5 colheres de azeite, misturem tudo muito bem até ficar uma papa, esfreguem as coxinhas de frango com este preparado e coloquem no forno a 190º, durante 40 min, até a carne se separar dos ossos. Acreditem qe é fabuloso, servimos com grelos da época e um arroz branco. Adorei e a Rosita também!
Xi

João Silva

Meus Ricos 66... "Parabéns António"



Hoje, é dia de Anos, um dia especial para uma pessoa especial! Hoje façamos silencio e cantemos todos a uma só voz os Parabéns a uma das pessoas mais espectaculares que conheci até hoje! Cordial, simples, empreendedor e Excelente Pai.
Pois é hoje, não cozinhei, é verdade ! mas testemunhei um dos momentos mais espectaculares do Ano! Os 66 anos dos Sr, António, daqui a 30 fazemos uma festa igual!
Mas como é dificil para mim, não deixar por dia uma receita, deixo uma que tinha na manga!!! e excelente diga-se! "PATANISCAS DE POLVO":
Pois sim senhor! em primeiro lugar piquem muito bem 350 gr de polvo cozido (ver receita já lançada no blog). Depois coloquem-no numa tigela, adicionem 1 ovo batido, 1 cebola bem picada e um dente de alho finamente picado, piquem também 1 colher de sopa de pimento vermelho em conserva. Falta 1 colher de açafrão, raspa de noz moscada qb, um raminho de salsa, sal e farinha até engrossar o molho. está pronto, fritar em óleo bem quente e agora é só comer! Bom apetite

João Silva

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Especial Crianças (Pasteis de Ervilha e Abobora)



Prestem bem atenção todos os Pais que têm "artistas" que não metem uma verdura à boca. Quantos e quantos são aqueles que passam verdadeiros martírios a tentar que os filhos comam verduras. Digam lá a verdade!!! Em relação a esta situação eu sou muito directo " se maome não vai à montanha, a montanha vai a maome", se não vejamos. Se apresentam umas couves ou verduras cozidas é claro que os miudos fazem cara feita e tentam arranjar milhentos de argumentos para evitar comer, agora se contornarmos a coisa e alterarmos a forma de preparar as verduras, garanto que têm resultados, bastante positivos, tentem seguir-me!Como sempre ou quase!!!! receita para três.
Coloquem uma panela ao lume com água, adicionem sal. Entretanto descasquem uma abobora pequena , duas cenouras médias e iremos precisar de 300gr de ervilhas, as cenouras e a abóbora tentem picar em pedaços pequenos. Quando a água estiver a ferver, coloquem a cozer, as cenouras a abobora e as ervilhas, deixem ferver por 10 minutos. Entretanto numa tigela batam 1 ovo completo e uma clara, batam bem (Reservem). Entretanto coloquem uma frigideira ao lume com uma colher de sopa de azeite e adicionem 100gr (aprox) de alho frances cortado em laminas. depois dos legumes escorridos e o alho francês confeccionado é tempo de amassar tudo junto , os legumes, e os ovos, depois de se transformar numa pasta liquida, adicionem uma colher de chá de açafrão e uma colher de chá de cominhos, finalmente adicionem farinha filtrada, à medida que vão mexendo, quando a massa ficar pastosa é tempo de Parar. Bem, depois têm duas soluções, ou fritam envolvidas em pão ralado fresco, ou colocam na chapa como eu faço, a diferença é que não ficam tão gulosas! Garanto que os miúdos vão adorar, pois parecem hambúrgueres, e a textura e o sabor são muito agradáveis! Genial...
Um Xi

João Silva

domingo, 20 de novembro de 2011

Finalmente Chefe Cordeiro em Minha Casa


Ora, não esteve, em minha casa em carne e osso, mas esteve presente na receita "Arroz de tamboril com Ameijoas e Gambas", saboroso e de simples execução! vi duas ou três vezes o vídeo, para tentar retratar ao pormenor a elaboração da receita. Gostei Particularmente por ser uma receita pouco calórica e muito saudável. A minha Rosita "enfardou", como ninguém. Vejamos-Para 4 Pessoas. Vamos precisar de 500 gr de tamboril, 350 gr de ameijoas, 10 camarões grandes e 5 camarões mais pequenos.
Em primeiro lugar piquem em cubos pequeninos 2 tomates (tirem a pele e as sementes, 1 pimento vermelho, uma cebola picada e 2 dentes de alho laminados, reservem. Entretanto para o caldo façam o seguinte, coloquem ao lume uma panela com 2 litros de água, sal, um ramo de salsa e 1 folha de louro, adicionem as cabeças de Camarão e as espinhas do tamboril, deixem cozer até ferver, depois de ferver deixem 3 minutos, desliguem o lume e coem o caldo, reservem. Entretanto coloquem uma panela ao lume com 4 colheres de sopa de azeite, depois de quente adicionem a cebola e o pimento, depois de 2 minutos adicionem o tomate, envolvam tudo com os alhos e depois de tudo suado adicionem um copo de vinho branco ,depois de evaporado o vinho adicionem 4 chávenas de caldo e deixem cozer por 15 minutos. Entretanto fritem as gambas, o tamboril e algumas ameijoas. Quando o arroz começar ganhar goma, adicionem o peixe e o marisco, e finalmente um ramo de coentros picados... misturar tudo e aguardar três antes de comer 3 minutos. ainda tenho o aroma na minha boca! Este é daqueles pratos, que dá gosto elaborar.
Façam vocês mesmos, é genial...
Xi e até amanhã...

João Silva

Malta é a minha receita de Guacamole...Experimentem



Pista:
É uma entrada tipica de um País que fala Espanhol!!!
Quem sabe, quem?
Pronto, pronto... tenham calma, fui mauzinho...mas digam lá pelo menos parece um paté!!! eheh ! O que aqui vêem é uma Guacamole, hiper saborosa. Então para esta entrada necessitam do seguinte.
2 abacates maduros esmagado, meio pimento vermelho bem picadinho , 1 tomate sem pele e sem sementes bem picado, 1 molho de cebolo picado (encontram no mercado à venda na área dos lavradores, normalmente têm à venda para plantar), 1 colher de azeite, 100gr de queijo Chévre (ou outro da vossa preferência), sumo de uma lima, 1 ramo de coentros picados, 3 tâmaras picadinhas, 1 colher de ketchup. Misturar tudo muito bem e já está! Acompanhem com Nachos, ou folhas de endividas. Esta é a minha receita, ficou muito bem!.

Bom apetite

João Silva

Para hoje Noite "chefe cordeiro"

Como prometido, continuaremos a saga de 5 semanas, 5 chefes Portugueses, hoje interpretarei o Chefe Cordeiro. "Arroz de Tamboril com gambas e ameijoas"... não percam logo ao Jantar...
Até já

João Silva

sábado, 19 de novembro de 2011

A Moamba da Mami "o Dia"




Ora, cá está um dia muito bem passado, são dias como este que nos faz agradecer todos os minutos da nossa vida! Boa companhia, um belo repasto e um bom vinho! Tendo como ingrediente principal,o convívio e uma medida de muita alegria e bem estar. O meu dia começou cheio de Stress, esteve complicado encontrar um "raio" de uma galinha, estive quase para desistir, mas, a persistência fez com que acabasse de encontrar a bendita da galinha no Intermarché... "aleluia".
Bem, dizer que estava óptima é um pouco suspeito, pois eu adoro este prato e por norma corre sempre muito bem. Ora vejamos, ingredientes para cozinhar uma moamba para 7 pessoas.
Vamos precisar de uma galinha "velha" de preferência, 150gr de quiabos, 1 beringela, folhas de batata doce, uma cebola picada, 2 tomates maduros picados, 2 dentes de alho picado, óleo de palma (três colheres de sopa), fuba "farinha" típica de África, compram em qualquer superfície comercial, 1 copo pequeno de vinho branco e uma folha de louro.
Ora tentem seguir-me. Em primeiro coloquem no fundo de uma panela de pressão 4 colheres de sopa de azeite, depois adicionem a cebola e deixem estalar até ficar translucida, depois adicionem a galinha cortada em bocados, os alhos os tomates cortados a folha de louro e o vinho e sal qb. Deixem cozer por 5 min, mexendo sempre, depois adicionem água até tapar a galinha e coloquem a tampa da panela de pressão, cozer por 15 min, depois de ferver. Desliguem o fogão e deixem repousar, abram a panela e liguem novamente o lume, tempo agora de adicionar a beringela cortada em cubos, os quiabos cortados em 2, as folhas de batata doce e o óleo de palma. Deixem cozinhar até a beringela começar a desfazer-se, se o molho não engrossar adicionem 2 colheres de sopa de farinha fuba... Amigos super delicioso. Para acompanhamento comemos a famosa "Funge", consiste em misturar água salgada a ferver com a farinha e mexer muito bem até ficar tipo pasta elástica. Esta receita dedico inteirinha à Belita minha mãe com quem tive o privilégio de aprender e aos meus tão honrados convidados Filomena e Rebelo...Um xi para vocês...

João Silva

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O meu Polvo


Sempre gostei de Polvo, tenho uma "costela transmontana" da parte da minha mãe (julgo ser essa a razão), no Natal o polvo cozido é um convidado assíduo na noite de consoada... Bem sei que é caro, não de vez em quando temos de nos estragar com uma loucura...e a minha loucura foi ontem , um polvo de 1kg. Para nós três é demais, mas amanhã já estou a ver umas pataniscas de polvo a rolar para entrada da Moamba, aqui nada se estraga tudo se transforma...
Os nossos antigos cozinham o polvo com uma pane-lona de água, sal e uma cebola, como se não bastasse derretem o polvo de "porrada", para o tornar tenro... Nada disso...esse conceito está ultrapassado, se não vejamos.
Coloquem uma panela alta ao lume, reguem de azeite até cobrir o fundo, depois piquem 3 dentes de alho e deixem "estalar" no azeite, não o deixem tostar, só aromatizar o azeite, depois adicionem raspa de laranja e limão (não abusem), adicionem um ramo de salsa e 3 ou 4 folhas de hortelã... coloquem o polvo dentro da panela, um pouco de sal e tapem com o testo. Lume brando durante 20 min, vão testando com um garfo até verificarem que está cozido. Vejam a foto! A textura do Polvo está intacta, não perdeu a pele nem , nada...Genial!!!

Xi

João Silva

Polvo fácil, e Muiiiiiiiiiiiito Saboroso!!!

Malta, para logo à noite teremos, uma receita de Polvo que abrirá horizontes à vossa imaginação!!

Xi

João Silva

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Arroz de Couve - Galega


Ora digam lá! sabem o que é?? A couve galega é uma couve de muita resistência e muito comum nas hortas dos lavradores e nas casas dos nossos Pais! São uma fonte rica de antioxidantes, Vitamina C, e Calcio. Em Casa tenho plantadas no meu quintal, durante o verão tenho o cuidado de as regar e no Inverno elas cuidam-se sozinhas...,tornam-se verdinhas e suculentas. Cá em casa confeccionamos de várias maneiras, com arroz, como explicarei, cortada em Juliana e salteada no wok com molho de soja, meus amigos de morrer! e no famoso caldo verde,claro está!
Eu Costuma confecciona-las com arroz carolino... delicioso. Vejamos a receita para nós 3.
Em primeiro lugar, coloquem ao lume uma panela com água e sal, quando levantar fervura coloquem as couves inteiras a cozer. Entretanto coloquem um tacho ao lume com 1 colher de sopa de azeite, e adicionem uma cebola bem picadinha, quando começar a ficar translucida adicionem 1 dente de alho finamente picado, passados 1 minuto misturem o arroz, neste caso para 2 adultos e uma criança, uma chávena de chá, depois envolvam com a cebola e adicionem 2 chávenas de água de cozer as couves, adicionem sal e deixem o arroz cozer. Entretanto retirem as couves da água e cortem grosseiramente em bocados. Finalmente adicionem ao arroz e deixem terminar de cozer. O arroz fica Hiper - saboroso, sirvam com peixe ou carne, Genial.

Xi para todos.

João Silva

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ora o Belo do "POLLO CON GUISANTES"


Ehehehehe! Hoje apeteceu-me baptizar esta receita, tão simples e saborosa em Espanhol!para os menos entendidos quer, dizer "Frango com Ervilhas", uma das receitas mais apreciadas cá em casa ,além de fácil execução é bastante saudável porque é cozinhado tudo a frio! Passo a descrever.
Para nós 3 cá em casa... 2 coxas de frango de preferência do campo.
Reguem o fundo de uma panela com 2 colheres de azeite "virgem extra" de preferência, depois coloquem o frango lá para dentro, piquem uma cebola e 2 dentes de alho e envolvam com o frango. Tempo agora de adicionar 2 tomates picados, 2 fatias pequenas de pimento, 1 ramo de salsa, uma folha de louro, 1 mão cheia de ervilhas e...hum deixa cá ver??? pois, a cenoura cortada em rodelas, uma, duas as que que entenderem. Antes de ligarem o lume brando, envolvam todos os ingredientes e reguem com um cálice de vinho do porto "é o meu segredo"... e lume brando , durante 45 min, quando o frango estiver a separar-se dos ossos, tempo de parar e servir...neste caso fiz acompanhar com arroz de brócolos... Mais uma para a conta ...genial!!!

Bom apetite...

João Silva

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sandes de Pargo Parte 2





Amigos, do melhor que já fiz até hoje! Estou extremamente feliz pelo feito! a verdade é que são todos vocês que me inspiram e me motivam a continuar em busca da perfeição! O número das visualizações, os comentários e as mensagens de apoio fazem despontar em mim um infinito de combinações e novas receitas... Portanto... obrigado a todos!!!!Ei ... parece um melodrama dos anos 60! Pronto...vamos ao que interessa. Como sempre. ou quase sempre as cobaias foram os meus torroezinhos... Mónica e Rosita! então para nós comprei 2 pargos e pedi ás senhora da peixaria para os escalar! "vejam a imagem para perceber". Depois salgueios por dentro e por fora. Entretanto cortei uma cebola em rodelas finas, meio pimento em fatias e 2 dentes de alho. Frigideira ao lume e catrapumba, tudo lá para dentro com um fio de azeite. Ora enquanto a cebola estala, coloquem sobre uma das metades do peixe cebolinho picado. Quando a cebola , estiver translucida é tempo de parar o lume e colocar este preparado sobre a metade onde colocamos o cebolinho. ok, sobreponham agora a metade do peixe sobre a cebola. entretanto numa picadora piquem 1 fatia de pão, pode ser do dia anterior e coloquem junto um ramo de coentros, piquem tudo e quando estiver bem picadinho, adicionem 2 colheres de azeite , mexam bem e disponham sobre o peixe!!!! Deus meus, incrível o aroma! Forno com isto a 180º, a ventilar até o pão ficar douradinho... Amigos... do melhor! Servi com plátano assado e batata doce, e uma saladinha de rucula! Genial...

Bom apetite

João Silva

Sandes de Pargo ao Forno

Este homem está tolo? pensam vocês! Nãaaaaaa.... esperem pela receita logo à Noite!!! Fabuloso!

Até Já!

João Silva

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Esta Miúda é fantástica... "Cozinhar com crianças"



Cá está! "Filho de peixe sabe nadar", a primeira receita da Rosinha, claro com o meu apoio, mas com muita dedicação e vontade, fez quase tudo sozinha... que riqueza!
É uma forma de valorizarmos os nossos filhos, deixando que façam connosco algumas coisas de adultos, sempre que estou a cozinhar a minha filha pede-me para me ajudar, claro está, dizia-lhe sempre "anda vai para a sala, brincar"., até que hoje decidi testa-la, e zás... 5 estrelas de bifes. Vamos lá... fizemos 2 bifes de peru, para 2 adultos e uma criança.
Em primeiro lugar, coloquem os bifes numa tigela, regem com sumo de uma lima, adicionem 2 dentes picados e deixem marinar durante 15 min, (minimo), depois disponham-nos sobre a tábua de cozinha e salpiquem com um preparado de ervas aromáticas da Magrão... é prático, mas se quiserem substituam por alecrim ou tomilho. depois coloquem uma frigideira ao lume e reguem-na com um fio de azeite, adicionem os bifes e deixem cozinhar até ficarem dourados... a Rosita, quis adicionar uma salsicha de tofu... acompanhei com massa e legumes cozidos... simples e formidável... espero que vos motive a cozinhar com os vossos filhos... até amanhã...

João Silva

Pessoal Para Hoje Uma surpresa... Bife à Rosa Lia... a minha filhota

Pois é, vou demonstrar como é fácil cozinhar com crianças... afinal de contas "é de pequenino que se torce o pepino"

Não Percam mais a diante...

João

domingo, 13 de novembro de 2011

Salada de Domingo


Ora viva meus amigos, que Domingo chuvoso este! Tempo nubelado, frio, e sombrio! Tempo ideal para criar um prato colorido e refrescante a recordar os momentos de Verão! Mas estamos no Outono? perguntam vocês. Ok, vamos utilizar os frutos de Inverno. Cá vai.
Descasquem uma romã e reservem. Descasquem uma duas laranjas e cortem-nas em rodelas, reservem. Vamos precisar de 150 gr de camarão, previamente cozido, sumo de 1 lima, e vinagre balsâmico caramelizado (compram em qualquer sitio). Em primeiro lugar coloquem as rodelas sobre um prato, depois disponham a romã em cima da laranja e depois os camarões cortados grosseiramente, finalmente adicionem o sumo de lima sobre este preparado e o molho balsâmico qb, Podem enfeitar com alguns camarões inteiros e um raminho de salsa ou hortelã.

XI

João Silva

sábado, 12 de novembro de 2011

Sá Pessoa Magnifico "Peitos de Frango com Farinheira"




Amigos, a saga continua, terceiro capitulo em busca da perfeição. Desta feita vesti a pele de Henrique Sá Pessoa. O resultado só podia ser um, pois o Chefe é fantástico e a Receita é simples e muito saborosa, Sucesso, ora vejam..
2 peitos de Frango com a pele, peçam no talho, pois não é comum ver à venda com a pele. Necessitamos também de uma farinheira.
Peguem nos peitos, façam um furo no sentido longitudinal, sem estragar o peito e encham as concavidades com farinheira, depois salguem "levemente" porque a farinheira já é bem Forte.
levem uma frigideira ao lume, reguem com um fio de azeite e depois de bem quente, coloquem o peito com a pele virada para baixo, deixem cozinhar 5 minutos, virem os peitos e tapem a frigideira para o vapor cozer o peito. Sirvam com arroz de brócolos, ou de feijão. As folhas verdes que vêm com os peitos, são salva frita, aroma divinal.
Bom Apetite ...

Até amanhã ...

João Silva

A bela da Patanisca de Bacalhau


Amigos, das melhores entre as melhores...as pataniscas estavam fabulosas, crocantes e geniais!
Vejamos, para nós três fizemos os seguinte.
200gr de bacalhau lascado, utilizem sobras se tiverem. Depois coloquem o bacalhau numa tigela, adicionem 1 cebola picada, 3 ovos, 1/2 chávena de leite, 50gr de farinha, um raminho de salsa picada, uma colher de chá de açafrão, noz moscada qb e pimenta se quiserem, envolvam muito bem e depois têm duas soluções! Ou fritam em óleo bem quente, ou "versão light", colocam sobre um tabuleiro de ir ao forno uma folha de papel vegetal, colocam o preparado em pequenos montes em cima e podem polvilhar com sementes de sésamo ou papoila, forno 200º até elas ficarem douradas, eu prefiro esta versão.... Sirvam com arroz de bróculos ou de tomate... genial... Bom apetite...

João Silva

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Maça Engaiolada



Olé...então com saudades? Hoje o jantar vai ser com clientes! Por vezes tenho estas surpresas, tenho de estar preparado para estas situações, por isso deixo um desafio para hoje à noite!
Maça engaiolada...pois!
Comprem em qualquer estabelecimento comercial 1 pacote de massa folhada, depois dividem-no em 4 quadrados e reservem. Coloquem uma panela ao lume com água , folhas de hortelã e por cada maça, neste caso 4, uma colher de açúcar, a água tem de ficar a meio das maças. Tempo de deixar cozinhar por 5 minutos, verifiquem se a maça está cozida ...Atenção não deixem a maça desfazer. Depois retirem-nas da água e coloquem cada uma sobre a massa folhada, envolvam-nas na massa e levem ao forno, previamente aquecido a 220º. Quando a massa estiver dourada, retirem para fora e polvilhem com açúcar em pó e canela. Sirvam com uma bola de gelado de baunilha... ou com pedaços de chocolate...usem a vossa imaginação...simplesmente fantástico...

Bom Apetite

João Silva

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Rolinhos de bife de peru com Mozarela e Ameixa seca




Ufa... que correria de dia, sempre a 100... Mas quando chega à noite, tudo desaparece e se transforma em bem estar no conforto familiar e no meio das minhas panelas :-).
Não sei explicar mas é algo que vem cá de dentro e me leva a imaginar e combinar os diversos alimentos que se deparam perante os meus olhos.
Hoje bifes de peru recheados com Mozarela e ameixa seca.
Em primeiro lugar disponham os bifes sobre a tábua de cozinha, salguem-nos e reservem. Sobre cada bibe coloquem uma colher de sopa de mozarela e 2 ameixas sem caroço, enrolem bem os bifes e fechem-nos com um raminho de alecrim... "quem não tiver avise que tenho cá em casa muito e arranjo". é tempo de arranjar uma travessa para ir ao lume, sobre esta reguem com azeite, depois disponham os bifes; tempo agora de colocarem cogumelos frescos cortados em 4 qb, em volta dos bifes, adicionem uma mão cheia de tomate cherry e uma cebola picada. tempo agora de salpicarem este preparado com uma mão cheia de cebolinho; se não tiverem substituam por salsa ou salva. finalmente adicionem um calice de vinho do porto e sobre os bifes uma colher de chá de manteiga, forno a 190º durante 30 minutos... 5 estrelas.
Para acompanhar proponho puré de batata caseiro regado por um tinto... neste caso bebi meio queijo, Douro 2008, encontram no El corte inglês.
Espero que tenha sido útil. Abraço e até amanhã.

João Silva

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Carapaus com Ervas aromáticas


Ora cá está um peixe que ainda não é criado em cativeiro!!! são dos poucos do Atlântico Norte que ainda existem com alguma abundância na Costa Norte. E preço qualidade ainda compensa.
Existem milhentas formas de os elaborar, no verão é normal fazer grelhados, existem pessoas que só os comem no verão, porque não sabem como os preparar durante o Outono e Inverno. Hoje fiz 2 chicharros, é assim chamam aos carapaus adultos.
Em primeiro lugar peguem numa travessa de ir ao forno, depois salguem os carapaus e reservem. Numa tábua de cozinha, piquem uma colher de alecrim fresco, 1 colher de salsa fresca, 1 quadrado de gengibre e 2 dentes de alhos. Quando estiver tudo picado e misturado, envolvam os carapaus com este preparado, reguem com azeite e vinagre e levem ao lume a 190º, durante aprox 15min.
Fácil e de enorme valor alimentar...não deixem de experimentar.

Bom apetite...

João Silva


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Massada de Peixe à "Don Juan"


Cá em casa é habito, alternar o peixe com a Carne, temos sempre o cuidado de programar a nossa ementa diária. Também, é habito de todos gostarmos do mesmo...ou seja o que for apresentado na mesa é sempre para comer, seja cozido, grelhado ou assado, "peixe ou carne".
Pois bem, hoje perguntei à Rosita o que lhe apetecia comer, pois ela nem pestanejou...Peixinho com massinhas, fui ao congelador e descobri duas postas de pescada. Serve, disse para comigo! e pus-me a divagar por entre os tachos.
Ponham uma panela ao lume com água, sal , um ramo de alecrim e o peixe. Deixem cozer por 5 minutos. Entretanto piquem uma cebola e 2 dentes de alho e coloquem numa frigideira com um fio de azeite, deixem cozinhar em lume brando. Depois de cinco minutos a cozinhar o peixe, retirem da água e reservem a água da cozedura, retirando só o alecrim. é tempo de retirar as espinhas e peles do peixe e adicionar à frigideira coma cebola e o alho, adicionem também 3 chávenas da água da cozedura do peixe, deixem cozinhar por 20 minutos em lume brando. Entretanto , preparem a pasta, água ao lume, sal e um fio de azeite, quando a água estiver a ferver , coloquem a massa qb (dependendo do numero de pessoas), deixem cozer por 5 minutos, provem a massa antes de retirar da água, convém ficar "al dente". Depois misturem a massa com o peixe e deixem cozer por mais 3 minutos. Adicionem no fim 2 colheres de salsa e queijo parmesão se assim o entender. Simples, prático e muito económico.

Bom apetite...

João Silva

domingo, 6 de novembro de 2011

Almoço com a "Balú e o Baguera"


Que rico almocinho, surpresa das surpresas uma Guacamole, não a sabem o que é? Ora esta receita é originária do México, que é uma especie de paté e consiste na mistura de abacate com azeite, chilis, queijo forte, cebolinho, um dente de alho, sumo de lima e pronto sirvam com tostinhas.... super saboroso. Comemos também uma Empadas de Galinha fantastica, muito bem conseguidas, finalmente prato principal, uma bela massada de peixe (lá iremos mais à frente com a receite). A tarde foi muito bem passada com o ingrediente principal a dar nas vistas, a amizade e o carinho familiar. Obrigado Malu & Helder.
Bom para fechar o dia de hoje, deixo-vos uma receita de frango com mostarda e azeitonas que é muito fácil de confeccionar e muito em conta.
Vejamos para 4 pessoas:
Em primeiro lugar vão precisar de 4 coxas de frango, coloquem uma frigideira ao lume e comecem por colocar os pedaços de frango com a pele virada para a frigideira, mas coloquem a carne só quando a frigideira estiver bem quente. Entretanto à parte preparem o molho... 8 colheres de sopa de mostarda, 3 colheres de azeitonas em bocados, 1 dente de alho picado, cebolinho picado e um ramo de salsa, misturem tudo muito bem e reservem. Quando o frango estiver douradinho dos dois lados e coloque-no numa travessa de ir ao forno, e salpiquem com flor de sal, e finalmente coloquem o molho em cima do frango e meio limão . Forno a 190º 20 minutos.... Sirvam com as batatas com alecrim, ou arroz de Jasmim, descubram as receitas no blog,,,
Bom Apetite
João Silva

sábado, 5 de novembro de 2011

Silva foi bom, Hernani Ermida Fantastico






Olé Malta, pronto "passei o teste", a minha mãe gostou da receita! gostando ela da receita, aconselho vivamente que a façam, primeiro é verdadeiramente saborosa e depois porque é de custo baixo. Servi o prato com Arroz de jasmim, hum... o cheirinho é fascinante mas o paladar é de "morrer".
Ora vejam, para 4 pessoas. Comprem um frango médio e peçam para cortar em bocados médios, reservem.
Numa panela coloquem 2 colheres de azeite, depois coloquem o frango na panela e dourem dos dois lados, depois piquem uma cebola e 1 dente de alho, adicionem ao frango. quando a cebola estiver translucida adicionem uma lata de tomate pelado e deixem cozinhar por 5 minutos, lume médio, depois adicionem sal qb e um cálice de vinho do porto jeitoso, depois deixem cozer o frango, finalmente adicionem 300gr de castanhas peladas e cozam por 10 min.
Para o Arroz: coloquem numa panela 1 chávena de arroz, entretanto numa chávena igual enchem-na de água a ferver e adicionem uma flor de Jasmim, "encontram num ervanário", depois adicionem a chávena de água que contém o Jasmim e mais outra de água normal, rectifiquem com sal e um fio de azeite... hum já sinto o cheirinho do jasmim!

Não deixem de fazer esta receita...5 estrelas.... Obrigado Hernani Ermida.

Bem Haja...


João Silva

Malta já tenho as coisas!

Ok... já tenho os ingredientes , todos... o quê, querem a receita? sim...mas aguardem até logo! Já agora um segredo!
Vou fazer para acompanhar arroz de Jasmim!!!!
Xi

João Silva

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Amanhã mais um Chefe será lembrado "Hernani Ermida"


Malta amanhã não percam, nova proposta, segunda de cinco semanas...
Frango com Castanhas!!

Arroz de açafrão com legumes "Especial Vegetarianos"


Hum.... ontem foi um manjar vegetariano, super saboroso, a Rosita adorou!
Coloquem uma panela ao lume com 2 colheres de azeite, piquem uma cebola e 1 dente de alho, coloquem na panela, quando a cebola estiver transparente adicionem 1 tira de pimento, uma mão cheia de ervilhas, 10 cogumelos frescos cortados em cubos, alho francês e um tomate ralado, adicionei também 1 salsicha de tofu cortada em rodelas. Deixem cozer 5 minutos, depois coloquem sal qb, 1 chávena de arroz e 2 chávenas de água, por fim adicionem uma colher de café e uma colher de chá de salsa picada, verdadeiramente económico e muito saudável!
Bom apetite...

João Silva

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O Paté dos amigos


Brrrrrrr... está frio! que tempestade esta! Este tempo apetece, uma rica lareira, e um bom convívio em família ou com amigos. Porque não? liguem a alguém que já não falam à muito tempo, ou mesmo um familiar, sabe tão bem! Ou então ofereçam a vocês mesmos um repasto à maneira.
Preparem algo fácil para "bicar", por exemplo um patezinho!!! com umas tostinhas cai sempre bem!!!
Numa tigela coloquem 1 dente de alho e meia cebola, triturem com varinha mágica ou numa liquidificadora, depois adicionem um ramo de salsa fresca, uma lata de atum, uma tira de pimento, 1 colher de mostarda, 3 colheres de maionese e 2 de ketchup, pimenta a vosso gosto, não adicionem sal porque os molhos já têm... depois de tudo triturado, provem e rectifiquem com molhos a vosso gosto. Depois do paté pronto triturem 2 ou três tostas e misturem com o paté, dá consistência ao molho.
Espero que gostem e experimentem!
Bom Apetite.

João Silva

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A minha Caldeirada de "Peixe"


Ora viva!
Hoje apresento-vos a minha receita de caldeirada de peixe, existem várias formas de a fazer, eu adoro esta! Vejamos.
Para 4 adultos.
Descasquem 4 batatas grandes, e cortem-nas em rodelas de 3 cm, é importante não ficarem nem grossas nem finas, pois elas têm de cozinhar ao mesmo tempo que o peixe, e em média o peixe necessita de 8 a 12 minutos de cozedura. Depois de cortadas reservem dentro de água, senão oxidam. Cortem 2 cebolas grandes em rodelas, 2 dentes de alhos e fatiem um pimento grande, finalmente cortem em rodelas de 2 cm , 3 tomates grandes. Depois precisam de 1 kg de peixe (deixo ao vosso gosto, eu usei Sargos que pesquei), falta um ramos de salsa.
Pronto, agora a preparação, coloquem uma panela no fogão e reguem com azeite, depois coloquem uma camada de cebola, pimento e tomate e um pouco de salsa e 1 folha de louro, depois coloquem uma camada de batatas e em cima uma camada de peixe, depois repitam o procedimento até acabar, de preferência com a camada de peixe, depois regem com azeite abundantemente e coloquem em cima uma colher de manteiga, coloquem sal qb e um copo de vinho branco. Acendam o lume e tapem a panela, normalmente quando a água dos alimentos chega a cima está pronto. Para verificar melhor sirvam-se de um garfo para ver se as batatas estão cozidas. Pão será necessário, porque o molho fica divinal.
Bom apetite

João Silva

terça-feira, 1 de novembro de 2011

A minha "Bruschette" Portuguesa


Bem... Comida Italiana, digamos, que é a base da minha cozinha, adoro a variedade de sabores que misturam, o agre e doce é a base da cozinha.
Para hoje apresento-vos uma das minhas entradas favoritas, Bruschettes , ou seja bocados de pão torrados com qualquer coisa em cima, em Espanha chamariam de Pintxos, ou Tapas, mas neste caso vamos chamar............. pedaços de pão torrados com tomate e mangericão.
Comprem uma sêmea de pão saloio ou um que gostem, depois cortem em pedaços ao vosso gosto e torrem-no (versão light), versão normal, coloquem uma frigideira ao lume com uma colher de manteiga e um dente de alho e fritem os pedaços de pão nesta mesma manteiga (reservem).
Coloquem uma frigideira ao lume com uma colher de azeite, laminem uma cebola grande em rodelas e um dente de alho, coloquem na frigideira, quando a cebola estiver translucida, piquem 2 tomates em pedaços ao vosso gosto e envolvam com a cebola, sal qb e folhas de manjericão, se não tiverem pode ser manjericão seco. Atenção não deixem o tomate desfazer-se depois de 5 min, apaguem o lume e coloquem este preparado em cima das tostas... para finalizar coloquem umas lascas de queijo parmesão em cima.... Fácil e extremamente económico.

Bom apetite malta...

João silva